Todas as diferenças entre Visa e Mastercard

É praticamente garantido que carrega na sua carteira pelo menos um cartão com o logótipo da Visa ou Mastercard.

Mas será que conhece as diferenças entra a Visa e Mastercard?

Apesar de a maioria das pessoas não notar qualquer diferença na sua utilização quotidiana, a verdade é que existem benefícios inerentes a cada uma destas redes de pagamento.

Neste artigo vamos mostrar-lhe as principais diferenças entre utilizar um cartão Visa ou Mastercard, para que possa tomar uma decisão mais informada na hora de escolher o seu cartão de crédito ou débito.

1 – Perceba qual é o papel da Mastercard e da Visa

Comecemos pelo mais importante: deve começar por perceber que nenhuma destas empresas emite os cartões. Regra geral, os cartões são emitidos por instituições de crédito ou por bancos.

Qual é o efeito prático desta realidade?

Isto significa que são os bancos ou instituições bancárias quem define todas as condições associadas aos cartões, como:

  • Taxas de juro
  • Comissões associadas
  • Termos e Condições
  • Vantagens

Por outro lado, a Visa e a Mastercard envolvem-se num duelo para tentarem serem escolhidas pelo maior número de instituições financeiras. E é devido a essa competição que oferecem alguns benefícios aos portadores desses cartões.

2 – Pontos comuns entre Visa e Mastercard

O principal ponto comum entre as duas empresas é o nível de aceitação. Os cartões Visa e Mastercard são amplamente aceites, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Por isso, ao escolher um cartão de uma destas empresas, não terá que se preocupar com esta questão.

Outra caraterística que ambas as redes partilham é a proteção ao consumidor, que abrange fraudes e roubo de identidade, algo fundamental numa era em que as compras online assumem um grande relevo para uma elevada percentagem da população.

Em ambas as redes de pagamento também é possível ter acesso a seguros de viagem ou seguros de proteção de compras. Opções que tornam a utilização dos cartões ainda mais segura.

3 – Principais diferenças entre as 2 redes de pagamento

Como já referimos, as diferenças mais relevantes entre Visa e Mastercard são as vantagens conferidas aos portadores dos cartões. Visto que alguns cartões de crédito permitem que os clientes escolham qual a rede de pagamento a que preferem ter o seu cartão associado, é importante que conheça estas diferenças em maior detalhe.

Os cartões Visa destacam-se pelas vantagens associadas ao seguro de aluguer de veículos, as quais são mais vantajosas do que as existentes na rede Mastercard. Contudo, é importante frisar que estas vantagens não estão disponíveis em todos os países.

Por seu turno, a Mastercard tem como principal vantagem os programas de devolução de dinheiro, que estão associados a alguns cartões. Este é um benefício que não existe na rede Visa.

4 – Conclusão

Apesar de existirem diferenças relativamente aos benefícios oferecidos por cada uma das redes de pagamento, estas não são, regra geral, suficientemente relevantes para alterar a sua decisão relativamente ao cartão de crédito ou débito a escolher.

Aspetos como a anuidade, modalidade de pagamento ou taxa de juro são fatores bastante mais preponderantes na hora de escolher o cartão certo. Contudo, quando as instituições de crédito oferecem a possibilidade de escolher qual a rede de pagamento a que o seu cartão irá ficar associado, aí sim vale a pena realizar este trabalho de comparação e decidir qual será a opção mais vantajosa.

Veja também: Diferenças entre American Express, VISA e MasterCard

Esperamos ter contribuído para esclarecer as suas dúvidas relativamente às diferenças entre Visa e Mastercard!

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt

  1. João Magalhães on 08 Jun 2016:

    Tou desempregado, será que tenho direito a um cartão desses

    Reply to João Magalhães