Transferências bancárias imediatas em Portugal? Já é possível - NValores
Crédito pessoal online

Transferências bancárias imediatas em Portugal? Já é possível

By | 2018-10-09T03:41:19+00:00 08/10/2018|Categories: Banca|Tags: |
Transferências imediatas

Quantas vezes realizou uma transferência bancária e a mesma demorou imensos dias a ficar disponível?

Pior ainda, quantas vezes teve de esperar que uma transferência urgente desse entrada na sua conta bancária?

Atualmente já existe em Portugal um serviço que permite que sejam realizadas transferências bancárias imediatas entre diferentes bancos.

O melhor de tudo?

Bastam 10 segundos para ter o dinheiro disponível na conta. E não precisa fazer nenhuma alteração ao que está habituado a fazer.

pedir crédito pessoal

Contudo, embora esta opção já se encontre disponível no nosso país, ainda está dependente da aprovação dos bancos.

Como funcionam as transferências bancárias imediatas de dinheiro?

O Banco de Portugal já divulgou que as transferências bancárias imediatas já são possíveis em Portugal.

Contudo, para que consiga realmente fazê-lo, é preciso que os bancos sejam aderentes deste sistema. O mesmo é totalmente seguro e está regulado pelo Banco de Portugal e pela SIBS.

Podem ser transferidos no máximo 15.000€ de cada vez, sendo que o tempo máximo de depósito na conta são de 10 segundos.

Assim, em vez de ter de esperar um dia (ou mais no caso de apanhar um fim de semana) o dinheiro irá ficar disponível de forma imediata.

É importante frisar que atualmente este serviço não vai estar disponível nas caixas multibanco, sendo apenas possível através do pagamento em home banking.

A par dessa questão, a realização da mesma é bastante simples, bastando para isso seguir com o procedimento normal de transferência bancária.

Quando colocar o IBAN da conta do destinatário, irá perceber se o banco destinatário é ou não aderente deste novo sistema de transferências bancárias imediatas.

Embora a adesão seja voluntária e à data de criação deste artigo nem todos os bancos tenham realizado a adesão, a verdade é que um comunicado do Banco de Portugal indica que espera “um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado”.

Embora o sistema esteja agora em fase de teste em Portugal, espera-se que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas.

Assim sendo, o Banco Central europeu (BCE) está neste momento a trabalhar no desenvolvimento de um sistema semelhante, mas a nível europeu.

A adesão dos bancos e o sistema MBWay

Embora as transferências bancárias imediatas diretamente pelo home banking sejam uma excelente opção, a verdade é que são já milhares os portugueses que o fazem!

Como? Através da aplicação MBWay que se encontra disponível tanto para Android como iOS.

Esta app conta com mais de 800 mil aderentes que conseguem facilmente fazer transferências bancárias apenas com recurso ao número de telefone do destinatário. Entre janeiro e agosto de 2018 foram transferidos mais de 3,5 milhões de euros através da app.

Claro está que é necessária uma ativação prévia da aplicação através do multibanco. E, além de tudo, esta aplicação apenas funciona com cartões da rede multibanco.

Agora já sabe como funcionam as transferências bancárias imediatas. No caso de o seu banco não ter disponível essa opção, pode sempre utilizar o MBway.

Temos a certeza que irá ficar bastante satisfeito com a app já que é bastante intuitiva de utilizar.

Precisa de dinheiro urgente?

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-10-09T03:41:19+00:00 08/10/2018|Categories: Banca|Tags: |

About the Author:

Ricardo Rodrigues é CEO e Fundador do NValores desde 2013. Plataforma para pedir crédito online. Nomeadamente crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt