Top Cursos com mais saída em Portugal

Top Cursos com mais saída em Portugal

By | 2018-02-21T03:59:23+00:00 21/02/2018|Categories: Emprego|

Hoje em dia, ter um curso superior, não é nem de perto nem de longe uma garantia de conseguir um emprego (principalmente um que seja bem remunerado).

Mais do que nunca, e tendo em conta as especificidades dos dias que correm, é essencial escolher um curso de forma criteriosa (e que se enquadre obviamente nos seus objetivos de vida) olhando com atenção para mercado de trabalho e para a empregabilidade.

Além disso, ter antecipadamente uma noção de quais os cursos com mais saída em Portugal e com maior empregabilidade, é uma forma de garantir que quando acabar o ensino secundário a média é suficiente para esse curso (embora as mesmas sejam alteradas com imensa frequência).

Tenha em mente que alguns dos cursos com mais saída em Portugal são bastante óbvios, uma vez que se mantêm neste top desde sempre. Contudo, de ano para ano, entram nesta lista cursos que até há alguns anos eram impensáveis e acabam por se revelar uma grande surpresa.

Se está prestes a ter de tomar esta decisão que pode mudar completamente o seu futuro, ou se por outro lado está apenas a “analisar o mercado”, deve prestar atenção à lista que lhe apresentamos de seguida.

Lembre-se que um futuro profissional estável, bem remunerado e que você goste, passa em grande parte pela escolha do curso certo.

1 – Áreas com mais saída profissional

Antes de lhe dizermos quais são os cursos com maior saída profissional em Portugal, vamos primeiro determinar as áreas que oferecem as melhores perspetivas de empregabilidade. As áreas que lhe indicamos de seguida abrangem a grande maioria dos trabalhos mais bem remunerados da atualidade.

  • Saúde – A área da saúde está desde sempre enquadrada nos cursos com mais saída em Portugal (principalmente porque existem ainda inúmeras falhas para colmatar nesse sentido). Cursos como medicina, enfermagem e farmácia são garantia (quase a 100%) de trabalho.
  • Informática – Cada vez mais a tecnologia tem-se desenvolvido e quase todos os dias existem novas ferramentas tecnológicas no mercado. Assim sendo, áreas como programação e informática absorvem quase a 100% os licenciados nesta área.
  • Gestão – Os cursos de gestão continuam em altas, principalmente quando falamos de gestão empresarial ou bancária. Quem consegue tirar a sua licenciatura em Gestão numa das universidades de maior prestígio nesta área verá ainda mais portas se abrirem. A Universidade Católica, a Universidade Novae a Porto Business School fazem parte do ranking do Financial Times das melhores escolas de gestão.
  • Marketing – A área do marketing é uma das grandes surpresas nas áreas com mais saída profissional em Portugal (e pelo mundo fora). A vertente mais apreciada é a digital, muito em par com a evolução tecnologia e a novas formas de negócio online (contudo a grande maioria das faculdades apenas começaram a investir nesses cursos há bem pouco tempo).

2 – Top 16 dos cursos com maiores perspetivas de emprego

É importante frisar que a lista de cursos que lhe vamos indicar de seguida, tem por base o número de desempregados inscritos no fundo de desemprego em janeiro de 2017 e têm por base as licenciaturas terminadas entre 2011/2012 e 2014/2015.

Os mesmos são os seguintes:

1 – Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

2 – Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

3 – Medicina – Instituto Abel Salazar – Universidade do Porto

4 – Medicina – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

5 – Medicina – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (U. Porto)

6 – Medicina – Universidade da Beira Interior

7 – Medicina – Universidade do Minho

8 – Enfermagem – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Pol. Castelo Branco)

9 – Matemática – Faculdade de Ciências (U. Lisboa)

10 – Enfermagem – Escola Superior de Saúde (Pol. Setúbal)

11 – Estudos comparatistas – Faculdade de Letras (U. Lisboa)

12 – Química – Faculdade de Ciências (U. Lisboa)

13 – Engenhara informática – Esc Sup Tecnologia e Gestão Oliveira do Hospital (Pol. Coimbra)

14 – Engenharia de materiais – Instituto Superior Técnico (Alameda)

15 – Física – Faculdade de Ciências e Tecnologia (U. Coimbra)

16 – Educação musical – Escola Superior de Educação (Politécnico Porto)

Esta lista vem confirmar que não só a faculdade de Lisboa é uma ótima opção para quem procura cursos com boas saídas profissionais, como também a área de medicina é uma aposta especialmente segura (embora obviamente nem todos consigam média para entrar e estômago para serem médicos).

3 – Áreas com maior risco de desemprego

Tal como existem áreas cujos cursos têm uma ótima saída profissional, a verdade é que também existem aqueles cujo desemprego, é quase certo.

Assim sendo, os cursos com menor saída em Portugal atualmente são:

  • Psicologia;
  • Humanidades;
  • Economia;

Para finalizar, convém apenas referir que se todos os estudantes optarem pelos mesmos cursos nos próximos anos, as áreas que apresentam agora maior empregabilidade vão acabar por saturar, invertendo os resultados que lhe apresentámos hoje.

Veja também: Como encontrar emprego na internet?

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-02-21T03:59:23+00:00 21/02/2018|Categories: Emprego|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é consultor financeiro independente e presta serviços de consultoria financeira em crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt