TOP cursos com mais saída em Portugal

Hoje em dia, ter um curso superior, não é nem de perto nem de longe uma garantia de conseguir um emprego. Principalmente um que seja bem remunerado.

Mais do que nunca, e tendo em conta as especificidades dos dias que correm, é essencial escolher um curso de forma criteriosa. Além disso que se enquadre obviamente nos seus objetivos de vida. E, para o fazer deve olhar com atenção para mercado de trabalho e para a empregabilidade antes de fazer uma escolha.

Como é óbvio o mercado de trabalho muda com frequência. Mas, ter antecipadamente uma noção de quais os cursos com mais saída em Portugal em 2020 e com maior empregabilidade, é uma forma de garantir que quando acabar o ensino secundário a média é suficiente para esse curso (embora as mesmas sejam alteradas com imensa frequência).

Tenha em mente que alguns dos cursos com mais saída em Portugal são bastante óbvios, uma vez que se mantêm neste top desde sempre. Contudo, de ano para ano, entram nesta lista cursos que até há alguns anos eram impensáveis e acabam por se revelar uma grande surpresa.

Se está prestes a ter de tomar esta decisão que pode mudar completamente o seu futuro, ou se por outro lado está apenas a “analisar o mercado”, deve prestar atenção à lista que lhe apresentamos de seguida.

Lembre-se que um futuro profissional estável, bem remunerado e que goste, passa em grande parte pela escolha do curso certo.

Áreas com mais saída profissional

Antes de lhe dizermos quais são os cursos com maior saída profissional em Portugal, vamos primeiro determinar as áreas que oferecem as melhores perspetivas de empregabilidade.

As áreas que lhe indicamos de seguida abrangem a grande maioria dos trabalhos mais bem remunerados da atualidade.

1 – Saúde

A área da saúde está desde sempre enquadrada nos cursos com mais saída em Portugal. Isso ocorre principalmente porque existem ainda inúmeras falhas para colmatar nesse sentido.

Cursos como medicina, enfermagem e farmácia são garantia (quase a 100%) de trabalho.

2 – Informática

Cada vez mais a tecnologia tem-se desenvolvido e quase todos os dias existem novas ferramentas tecnológicas no mercado.

Assim sendo, áreas como programação e informática absorvem quase a 100% os licenciados nesta área.

É importante frisar que esta é uma área em que os autodidatas podem também conseguir um trabalho com uma excelente remuneração.

3 – Economia

Economia, que uma vez figurou entre os cursos que apresentavam uma das maiores taxas de desemprego, voltou a aparecer entre os cursos com mais saída profissional em 2020.

Com 194 diplomados na Universidade Católica Portuguesa, o curso de Economia regista uma baixa taxa de desemprego, correspondente a 0,2%.

4 – Bioquímica

A área de Bioquímica é uma das grandes surpresas nas áreas com mais saída profissional em Portugal.

Em 2020, o curso está entre um dos que têm mais saída profissional. Registando uma taxa de desemprego de 0,2% na Universidade de Lisboa e 242 diplomados.

Top 16 dos cursos com maiores perspectivas de emprego

É importante frisar que a lista de cursos que lhe vamos indicar de seguida, tem por base os diplomados entre os anos letivos de 2014/15 e 2017/18 que se encontravam desempregados em junho 2019 ou em dezembro de 2019, considerando-se a percentagem média de desemprego registado nestes dois meses de referência.

cursos com saída

Os mesmos são os seguintes:

  1. Ciências Biomédicas Laboratoriais – Instituto Politécnico de Lisboa
  2. Enfermagem – Instituto Politécnico de Santarém
  3. Enfermagem – Universidade de Aveiro
  4. Enfermagem – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  5. Enfermagem – Instituto Politécnico de Castelo Branco
  6. Engenharia Informática – ISCTE ‐ Instituto Universitário de Lisboa
  7. Engenharia Informática (regime pós‐laboral) – ISCTE ‐ Instituto Universitário de Lisboa
  8. Economia – Universidade Católica Portuguesa
  9. Enfermagem – Universidade Católica Portuguesa
  10. Bioquímica – Universidade de Lisboa
  11. Engenharia Electrotécnica e de Computadores – Universidade de Lisboa
  12. Medicina – Universidade do Porto
  13. Biologia Celular e Molecular – Universidade Nova de Lisboa
  14. Enfermagem – Instituto Politécnico de Leiria
  15. Fisiologia Clínica – Instituto Politécnico de Lisboa

Esta lista vem confirmar que a área da saúde é uma aposta especialmente segura, merecendo destaque as Ciências Biomédicas Laboratoriais, Enfermagem e Medicina. Fora da área da saúde, é a Engenharia Informática que mais brilha.

Veja também: Crédito Formação para investir nos estudos

Áreas com maior risco de desemprego

Tal como existem áreas cujos cursos têm uma ótima saída profissional, a verdade é que também existem aqueles cujo desemprego, é quase certo.

Assim sendo, os cursos com menor saída em Portugal atualmente são:

  1. Energia e Ambiente
  2. Gestão de Recursos Humanos
  3. Serviço Social

Para finalizar, convém apenas referir que se todos os estudantes optarem pelos mesmos cursos nos próximos anos, as áreas que apresentam agora maior empregabilidade vão acabar por saturar, invertendo os resultados que lhe apresentámos hoje.

Veja também: Como encontrar emprego na internet?

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt