Quais os tipos de cartões de crédito disponíveis no mercado?

Quais os tipos de cartões de crédito disponíveis no mercado?

By | 2017-05-19T01:32:37+01:00 29/03/2016|Categories: Cartões de Crédito|

Existem atualmente no mercado diversos tipo de cartões de crédito, no entanto ainda existem muitas pessoas que não sabem ao certo o que é um cartão de crédito, e quais são as tipologias de cartões existentes.

Neste artigo, o NValores vai explicar-lhe que tipos de cartões de crédito existem e como funciona cada um deles.

Veja também: Cartões de Crédito que temos disponíveis em Portugal

Como funciona um cartão de crédito?

Um cartão de crédito permite-lhe efetuar pagamentos (ou levantamento de dinheiro – cash advance) sem que esse valor seja retirado da sua conta de depósito à ordem, mas sim de uma conta autónoma.

O valor que foi retirado (crédito) é depois reembolsado numa data previamente acordada (ou datas, se o pagamento for acordado em diversas prestações). Se na data acordada não tiver o montante disponível para pagamento, fica obrigado ao pagamento dos juros referentes ao atraso.

Cada tipo de cartão de crédito tem associado um limite máximo de utilização – plafond – que é acordado entre si e a entidade de acordo com diversos parâmetros. Sempre que o plafond é disponibilizado, pode voltar a utiliza-lo até ao limite do mesmo.

Tipos de cartões de crédito em Portugal

As instituições bancárias emitem diariamente centenas de cartões de crédito, no entanto sabe quantas tipologias de cartões de crédito existem em Portugal? Na verdade a maioria das pessoas não sabe, mas existem apenas duas tipologias de cartões de crédito:

  1. Cartões de crédito de utilização universal
  2. Cartões de crédito privativos

Vamos de seguida explicar-lhe como funciona cada um destes tipos de cartões de crédito em Portugal.

Cartões de crédito de utilização universal

Estes são a maior parte dos cartões de crédito que são emitidos pelas entidades emissoras (pode ver aqui todas as entidades emissoras de cartões de crédito em Portugal), e que lhe permitem efetuar compras em quase todas as lojas físicas e online.

Este tipo de cartões de crédito está também sujeito ao pagamento de juros que são sempre definidos pelas entidades emissora até á TAEG máxima que pode ser aplicada para o tipo de serviço.

Na sua grande maioria, estes cartões dão também acesso à utilização do cash advance em qualquer multibanco ou balção da instituição de crédito, no entanto a sua utilização implica o pagamento de um valor fixo por utilização mais uma percentagem do valor levantado e muitas vezes também são cobrados juros pela utilização do cartão (estes valores devem estar presentes no preçário das instituições, sendo que o deve consultar antes de utilizar para não ter nenhuma surpresa).

Estão também sempre associados plafons, prazos de pagamento, limites de utilização, e na grande maioria dos casos vantagens (como seguros, taxas mais baixas, acesso a promoções ou descontos em entidades parceiras…). No entanto as mesmas vão variar de acordo com os tipos de cartões de crédito.

Cartões de crédito privativos

Existem cartões de crédito que apenas permitem efetuar compras em determinadas lojas, sendo por isso designados de cartões de crédito privativos. Este tipo de cartão é por norma comercializado junto da própria loja e na grande maioria por uma entidade bancária parceira (embora ele tenha sempre de ser emitido por uma instituição de crédito que está sempre identificada no mesmo).

Estes cartões podem ser emitidos, pois as grandes lojas têm parcerias com as entidades, que lhes permite dar ao cliente a possibilidade de pagar faseadamente determinados tipos de produtos.

Estes tipos de cartões de crédito têm como principal objetivo fidelizar os clientes através de diversas vantagens que são concedidas através da utilização dos mesmos (ganho de pontos, pagamento em x prestações sem juros, descontos…).

Assim sendo, estes são os 2 tipos de cartões de crédito em Portugal. Esperamos que tenha ficado um pouco mais esclarecido sobre os mesmos, no entanto qualquer questão não hesite em deixar o seu comentário em baixo.

Se pretender mais esclarecimentos sobre cartões de crédito ou se precisar solicitar um novo cartão preencha o nosso simulador e aguarde o nosso contacto.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:37+01:00 29/03/2016|Categories: Cartões de Crédito|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. sara vasconcelos 26/07/2016 at 12:42 - Reply

    Bom dia. Estou desempregada e recebo RSI, no entanto tenho fonte de rendimentos não declarada ainda para ver se corre bem. Preciso de um cartão de credito para poder investir na minha actividade pois tenho condições de pagar as prestações. Para alem disso, tenho o meu nome no Banco de Portugal por ter sido fiadora e o beneficiário do credito não o ter pago. Posso ter um cartão de credito? qual a instituição que me aconselham?Abrir conta num banco e poder ter acesso ao cartao de credito ou abrir conta no Banco Ctt e aderir a um cartão tipo Barclay’s?

    Agradeço uma breve resposta.

    Cumprimentos

    Sara Vasconcelos

Leave A Comment