Técnicas para poupar gasóleo

Técnicas para poupar gasóleo

By | 2019-03-11T16:10:11+00:00 20/11/2014|Categories: Aprenda a Poupar|Tags: |

O preço do combustível tem obrigado os portugueses a procurarem novas formas de poupar gasóleo. Nos últimos anos, o combustível tem subido a um ritmo galopando, de tal forma que encher o depósito pode ser hoje um verdadeiro martírio.

O que poucas pessoas sabem é que existem técnicas para poupar gasóleo. Colocar em prática alguns pequenos truques permite alcançar uma poupança real. E como todos sabemos, nos dias que correm, saber como poupar é fundamental.

Se é mais um dos portugueses que sofre com os preços dos combustíveis, tente aplicar as técnicas para poupar gasóleo que apresentamos em seguida.

Técnicas para Poupar Gasóleo

Para atenuar o impacto do preço do combustível no seu bolso, pode tentar colocar em prática algumas técnicas que permitem alcançar uma boa poupança na hora de abastecer o carro:

  • 1. Compare preços. Mesmo na mesma localidade é fácil encontrar diferenças de preço e por isso nada como compara preços para conseguir poupar no gasóleo. Felizmente, hoje existem sites que permitem realizar esta comparação de forma rápida e mesmo sem sair de casa.
  • 2. Quanto mais cedo melhor. Não há nada como a opinião dos especialistas para aprender como poupar gasóleo. E o que dizem os especialistas relativamente à melhor altura do dia para abastecer? Eles aconselham a abastecer sempre de manhã, quanto mais cedo melhor. Acontece que quando a temperatura do solo está mais baixa, o combustível está mais denso, o que significa que consegue comprar mais por menos.
  • 3. Encher sempre o tanque quando abastecer. São diversas as razões que fazem com que compense mais encher o depósito. Para começar, terá que se deslocar menos vezes ao posto de combustível, o que representa uma poupança de dinheiro e de tempo. Depois há também que notar que ter mais combustível no interior do tanque significa ter menos ar e menos evaporação.
  • 4. Conduzir mais devagar. É claro que se pretende poupar gasóleo não pode andar sempre com o pé no acelerador. Quando conduza a velocidades elevadas o consumo dispara. Adicionalmente, ao conduzir depressa está a correr mais riscos de ter um acidente. Adotar uma condução menos agressiva e mais tranquila vai fazer maravilhas pelos seus níveis de stress, pelo planeta e pela sua carteira.
  • 5. Dosear a utilização do ar-condicionado. Não vale a pena ser extremista no que diz respeito ao ar-condicionado. Em pleno verão e principalmente em viagens longas, é claro que pode e deve utilizar o ar-condicionado, mas tente não abusar. E sempre que ligar o ar-condicionado deve garantir que os vidros estão bem fechados.
  • 6. Manter o carro em boas condições mecânicas. Não tente estender a poupança às idas à oficina. O seu carro precisa de manutenção periódica para manter a segurança, para funcionar como esperado e também para gastar menos combustível. Um carro em boas condições mecânicas ajuda a poupar gasóleo.
  • 7. Para evitar a evaporação de combustível tente estacionar sempre à sombra. Deixar o carro dias inteiros ao sol vai originar perdas substanciais de combustível devido à operação.
  • 8. Estudar os percursos. Principalmente quando faz viagens longas deve tentar poupar gasóleo através de um estudo dos percursos mais económicos. Percursos sem muito trânsito, em que pode manter uma velocidade constante são quase sempre a melhor escolha.
  • 9. Optar por um carro mais económico. Se já sabe como poupar gasóleo e se tenta aplicar todas as técnicas possíveis e imaginárias para melhorar os consumos, mas não consegue obter resultados, possivelmente tem um carro demasiado “guloso”. Se for esse o caso, a única solução é mesmo trocar de carro.
  • 10. Desligar o carro. Sempre que parar em semáforos demorados, ou quando estiver à espera de alguém, opte por desligar o carro. Os carros mais modernos já têm o sistema Start/Stop que facilita esta gestão.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-03-11T16:10:11+00:00 20/11/2014|Categories: Aprenda a Poupar|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment