Sugestões para o Carnaval 2016 em Portugal

Com o Carnaval à porta (este ano calha a dia 09/02 – terça feira), muitas pessoas já estão a pensar nas máscaras que vão usar e para onde é que vão fazer a festa nesse dia (e muito provavelmente nos anteriores também). Embora o Carnaval não seja uma tradição completamente portuguesa, já se enraizou nos nossos hábitos.

Assim sendo, vamos dar-lhe algumas sugestões para o Carnaval de 2016 que incluem dicas para poupar no carnaval, as melhores lojas para comprar máscaras de carnaval e sítios (de norte a sul do País), onde a festa se faz e milhares de foliões se encontram.

1. Dicas para poupar no carnaval de 2016

Embora o carnaval seja uma das festas que os portugueses mais gostam, devido à conjuntura atual nem sempre é possível fazer a festa de maneira económica. A pensar em todos os que se encontram nesta situação criamos uma lista com algumas dicas para poupar neste carnaval, que incluem:

  • Máscara de carnaval;
  • Festejos em casa;
  • Festas perto de casa;
  • Divida o carro;
  • Leve comida;
  • Fique em pensões ou hostels.

Pode saber mais sobre estas dicas no artigo 6 Dicas para poupar no Carnaval de 2016.

2. As melhores lojas para comprar máscaras

Um dos pilares do Carnaval são as máscaras. Existem para todos os gostos e com todos os feitos (desde máscaras venezianas, cómicas, de halloween…). Muitas pessoas não dispensam comprar uma nova todos os anos (até porque as crianças não gostam de usar a mesma 2 anos seguidos – não tem graça segundo eles).

De forma a ajuda-lo na escolha da fantasia perfeita fizemos uma seleção das melhores lojas para comprar máscaras de carnaval, cujos preços são bastante em conta e que têm em vigor inúmeras promoções. Aproveite, sabemos que vai encontrar a fantasia ideal.

3. Onde ir no Carnaval

O carnaval é uma festividade que é feita de norte a sul do País, e existem festas de carnaval para todos os gostos.

3.1. Norte

  • Carnaval de Ovar – O carnaval de Ovar é talvez um dos mais conhecidos de Portugal. Todos os anos milhares de pessoas saem à rua para festejar e as festas começam muito antes do dia. Este ano, as festividades já têm início marcado para dia 16 de janeiro e só vão terminar a dia 09 de fevereiro.

O cortejo tem mais de um quilómetro e é marcado pelas cores berrantes, pela música e pela animação.

  • Carnaval de Estarreja – Em Estarreja o Carnaval é também cheio de cores e animação e para quem está pelo norte do País é uma ótima alternativa, pois o divertimento está garantido. Os cortejos vão ser realizados nos dias 7 e 9 de fevereiro, no entanto a festa já começa no dia 31 de janeiro com o carnaval infantil.

Todas as pessoas são bem vindas, independentemente de estarem ou não mascaradas.

3.2. Centro

  • Carnaval de Torres – Este é o carnaval mais português de Portugal, e é sem dúvida o que conhecido e adorado por todos os foliões, que rumam do norte e sul do País para Torres Vedras nestes dias. Em 2016 a festa vai ser entre dia 5 e 10 de fevereiro. Existem corsos que são de acesso gratuito a todas as pessoas, no entanto alguns dos locais de passagem necessitam de pagamento de uma entrada no recinto.

Se não quer perder nada deste carnaval  onde a diversão (e as matrafonas!) é garantida pode adquire por 10€ (até dia 16 de janeiro) o Kit “Carnaval de Torres 2016” constituído por um livre-trânsito aos corsos, um crachá, 1 dossier com a imagem “a figura mais figurão” e um gift que ainda não foi mencionado.

  • Carnaval de Sesimbra – Neste carnaval a festa é feita através de desfiles (no dia de carnaval) e de bailes (dentro e fora das associações) onde a animação é garantida, assim como as cores berrantes, a música brasileira e as sátiras sociais ao diversos problemas que afetam a nossa economia.

Aproveite para se divertir-se com a sua família e amigos neste carnaval tradicional e muito animado.

3.3. Sul

  • Carnaval de Sines – O carnaval de Sines faz este ano 90 “carnavais” e a cidade vai estar em festa entre dia 5 e 9 de fevereiro. Com desfiles para todas as idades (há desfile infantil e sénior), e a diversão é garantida. Se está perto de Sines, vai encontrar algumas matrafonas também, e aproveite para soltar umas boas gargalhas ao ver os cortejos recheados de sátiras sociais.
  • Carnaval de Loulé – O carnaval mais quente de Portugal é o de Loulé, que adotou já há muitos anos os ritmos “calientés” do samba brasileiro. Durante 3 dias, o Algarve enche-se de cor e de foliões que vão festejar o Entrudo (como é carinhosamente chamado nesta zona do País). Aqui além de poder eleger o rei e rainha do carnaval, pode disfrutar de uma tradição centenária que é o “Enterro do Rei Momo” realizada na quarta feira de cinzas.

Se está por estas bandas, aproveite e divirta-se.

Estas são as nossas sugestões para o carnaval de 2016, todas elas muito animadas e divertidas. Mascarado ou não, vá e aproveite para dar “um pézinho de dança” e divertir-se com a família ou amigos.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt