Sou multado por mentir no IRS

Sou multado por mentir no IRS?

By | 2017-05-19T01:32:51+01:00 09/04/2015|Categories: Impostos|Tags: |

“Sou multado por mentir no IRS?” Esta é uma questão que pode surgir, especialmente agora que se aproxima o prazo de entrega do IRS 2015. Respondendo de forma direta: as multas no IRS abrangem situações de erros e de atrasos e por isso, se cometeu um erro de forma deliberada ou não, poderá ser multado.

Para evitar coimas no IRS, é fundamental que preencha a sua declaração com toda a atenção e que após o seu preenchimento volte a verificar tudo. Não hesite em utilizar um simulador de IRS para ter uma melhor noção daquilo com que pode contar.

Valor das Multas no IRS Devido a Atraso

Em situações de atraso na entrega da sua declaração, as coimas no IRS são se seguintes:

  • Se o atraso não exceder o prazo em 30 dias: terá que pagar uma multa de 25 euros (de acordo com a Autoridade Tributária);
  • Se o atraso exceder os 30 dias: caso o seu atraso ultrapasse os 30 dias, a infração será superior a 37,5 euros. Se atraso apenas for retificado após aviso da Autoridade Tributária, então a multa será no mínimo de 150 euros.

Se a situação for lesiva para o Estado, as coimas podem chegar até 93,75 euros e se o Estado tiver que realizar uma notificação, a multa será, pelo menos de 375 euros.

  • Se o atraso exceder os 60 dias: o contribuinte fica sujeito à instauração de um processo e nesta situação, as multas no IRS podem chegar até 2500 euros.

Como Retificar Erros E Evitar Coimas No IRS

Caso se tenha enganado, pode evitar multas no IRS se proceder à entrega voluntária de uma declaração de substituição. Desde que a correcção não implique o pagamento de imposto e se os erros realizados não constituírem fraude fiscal, não terá que pagar multas.

Para entregar uma declaração de substituição, basta aceder à sua área de contribuinte no Portal das Finanças e selecionar a opção “Entrega de Declarações do Modelo 3 – Corrigir”.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:51+01:00 09/04/2015|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment