Simulador do orçamento familiar

Saber quais são as suas despesas familiares comparativamente com os rendimentos obtidos é extremamente importante para que se consiga fazer uma boa gestão financeira do orçamento familiar.

Para ajudar a reunir toda a informação necessária e a tirar conclusões sobre o seu orçamento familiar, o NValores desenvolveu uma plataforma completa de um simulador do orçamento familiar.

Tem à sua disposição um simulador online que reúne todas a informação necessário sobre os seus rendimentos e despesas mensais. Desta forma, pode estabelecer qual é a sua taxa de esforço, taxa de poupança e a forma como os seus rendimentos vs despesas estão distribuídas.

É importante que insira realmente os valores exatos das suas despesas mensais, caso contrário o simulador irá apresentar resultados errados para o seu caso específico.

Aproveite para usar o simulador do orçamento familiar e quem sabe não vai encontrar resultados surpreendentes.

Simulador Online

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Além deste simulador online, também desenvolvemos um ficheiro Excel onde pode fazer um registo mensal de todas os rendimentos e despesas mensais, assim consegue controlar, de uma forma mais efetiva, todas as despesas que ocorreram num determinado mês ou ano.

A grande vantagem do ficheiro Excel é a visualização de todos os meses de despesas, sendo assim possível perceber que, por exemplo, num determinado mês as despesas foram superiores ao habitual devido ao pagamento do seguro automóvel ou que noutro mês houve uma taxa de esforço menor devido ao reembolso de IRS.

Este tipo de visualização das despesas mensais numa grelha mensal permite fazer uma melhor gestão do orçamento familiar nos anos seguintes, pois já se sabe que no mês x irá surgir uma despesa extraordinária (seguro automóvel) e que no mês y poderá haver um rendimento extra (reembolso de IVA).

No entanto, é necessário fazer um registo contínuo de todos os valores durante o ano para que se possa começar a fazer a tal gestão do orçamento familiar mais precisa, e por essa razão esta não poderá ser uma solução imediata.

O simulador online permite colmatar essa “falha”, oferecendo uma visualização imediata dos resultados, tendo em conta os valores médios inseridos.

Este simulador do orçamento familiar é muito simples de usar e de interpretar, pois apresenta os resultados em forma de gráficos que facilitam a visualização da realidade financeira da família e com esses resultados é possível estabelecer objetivos de poupança, nomeadamente:

  • Diminuir os gastos em telemóvel, vestuário ou cabeleireiro; e
  • Aumentar o valor de poupança mensal

Após a análise dos resultados do simulador de orçamento familiar podem ser definidos muitos outros objetivos, este foi apenas um exemplo muito simples.

Faça a análise dos resultados que o simulador de orçamento familiar apresentou e comece a usar o nosso ficheiro de Excel para registar as suas despesas. Verá que em pouco tempo já vai notar uma diminuição do valor global das suas despesas.

Ganhar consciência de todas as despesas é o primeiro passo para as conseguir reduzir.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt