Simulador IRS 2021 a entregar em 2022

A entrega da declaração anual de IRS começou no dia 1 de abril (contudo a validação das faturas referentes ao ano 2021 deve ter sido realizada até dia 25 de fevereiro) para todos os contribuintes.

E tal como aconteceu este ano, assume-se que irá haver apenas uma data de entrega para todos os contribuintes.

Tenha em mente que a declaração de IRS tem de ser entregue anualmente pela grande maioria dos contribuintes, e a sua entrega é feita de forma cada vez mais simples (através do acesso à internet e da obtenção de uma declaração preenchida).

Uma vez que todas as faturas que são válidas apenas se encontram no e-fatura, deve ser muito mais simples para si realizar o cálculo do IRS 2022 referente aos rendimentos de 2021.

Contudo, se ainda não confia a 100% nesta plataforma, o melhor é conferir tudo manualmente, utilizando para isso um simulador de IRS que lhe facilita e muito todo o processo.

Devido à sua componente prática, os simuladores de IRS 2022 são ferramentas indispensáveis para a grande maioria dos contribuintes.

Existem diversos por onde pode optar e deixamos-lhe duas alternativas (contudo, lembre-se que o melhor simulador é sempre o das finanças, mas esse apenas fica disponível perto da data de entrega da declaração.

Veja também: IRS automático em 2022: quem tem direito?

Alguns simuladores de IRS 2022 que poderá utilizar

Anualmente são várias as entidades que formulam e disponibilizam gratuitamente um simulador de IRS para que possa realizar as suas simulações.

Indicamos-lhe dois dos melhores simuladores de seguida.

1 – Simulador de IRS da PWC

Anualmente a PWC desenvolve um simulador de IRS que leva em conta todas as alterações do Orçamento de Estado relativamente ao IRS.

O mesmo é bastante simples e intuitivo de utilizar.

2 – Simulador de IRS 2022 da APFN

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) disponibiliza em seu site o simulador de IRS relativo aos rendimentos auferidos em 2021.

Qualquer um dos simuladores é bastante simples de utilizar. No caso da ferramenta da PWC, pode descarregar a versão em excel e aceder no computador, sem haver necessidade de acesso à internet, e preencher os campos solicitados.

Se preferir utilizar o simulador da APFN basta aceder ao site e ir preenchendo os campos solicitados, para no final submeter a simulação.

No entanto, antes de proceder à realização de qualquer tipo de simulação, pode ser útil para si tirar alguns minutos para ler toda a informação útil que o NValores já publicou sobre o IRS 2022, podendo desta forma esclarecer algumas das dúvidas que possa ainda ter sobre este tema.

Veja também: Escalões do IRS em 2022

Utilize um destes simuladores

O simulador da PWC funciona através de um excel que é descarregado uma única vez e permite a realização de diversas simulações distintas (permitindo-lhe fazer uma comparação entre as mesmas).

Já a simulação através do simulador da APFN é feita diretamente no website. Contudo este também é muito prático de utilizar, bastando preencher os campos solicitados.

Além disso, tal como dissemos os mesmos são simples e intuitivos, o que permite que qualquer pessoa, mesmo com poucos conhecimentos informáticos, consiga obter os resultados.

Embora muitos portugueses não gostam de recorrer a simuladores, a verdade é que os mesmos vão permitir-lhe uma gestão mais completa das suas finanças.

Conseguir saber com alguma antecedência qual o valor que terá de liquidar de IRS ou se pelo contrário irá receber algum montante, pode ser imprescindível para várias famílias.

Mas acima de tudo, é muito importante que tenha em conta que nenhuma simulação tem qualquer valor vinculativo, servindo apenas para ter uma ideia daquilo que pode contar relativamente ao seu IRS desde ano.

Veja também: Prazos de entrega do IRS em 2022

Dicas para preencher corretamente a declaração de IRS em 2022

Quando utiliza um bom simulador de IRS 2022, além de ter uma previsão de como será a sua declaração de IRS nesse ano, tem também a possibilidade de detetar alguns erros de preenchimento.

De forma a evitá-los, apresentamos-lhe de seguida algumas dicas que o vão ajudar a preencher corretamente a declaração de IRS de 2022.

  • Declare todos os rendimentos que recebeu em 2021 (sejam atos isolados, remuneração de trabalho dependente ou independente, rendas da casa…);
  • Se apenas auferiu rendimentos por conta de outrem ou relativos a pensões, preencha apenas o anexo A;
  • Caso tenha auferido algum rendimento enquanto trabalhador independente preencha o anexo B*;
  • No caso de ter rendimentos prediais (de uma casa arrendada) preencha também o anexo F;
  • Se auferiu rendimentos de capitais o anexo E deve ser também preenchido;
  • As mais-valias e incrementos patrimoniais devem ser incluídas no Anexo G e as mais-valias não tributadas devem ser declaradas no Anexo G1.

* Este campo foi inserido apenas no ano passado, sendo destinado à “indicação de subsídios destinados à exploração”.

Se levar estas pequenas dicas em consideração, vai ver que se torna muito mais simples utilizar o simulador de IRS 2022 e claro, proceder ao preenchimento da sua declaração de IRS.

Veja também:

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt