Simulador de IMI para 2016

Simulador de IMI para 2016

By | 2017-08-31T16:41:24+01:00 12/01/2016|Categories: Impostos|Tags: |

O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é uma taxa que é paga anualmente pelos contribuintes e que reverte a favor da Câmara Municipal da zona em que o imóvel se encontra localizado. Para que possa ter algumas poupanças nos impostos a pagar deverá fazer a simulação do seu IMI na página Pague Menos IMI da DECO (no entanto as alterações apenas vão entrar em vigor em 2017).

A utilização desde simulador é muito simples e o preenchimento bastante rápido.

Como preencher o simulador de IMI para 2016

Para que possa fazer a simulação e poupar já no próximo ano (este ano já não vai a tempo de alterar os valores do IMI já que vai estar a pagar o imposto referente a 2015), entre no simulador e preencha os dados necessários, não se preocupe que nós vamos ajudá-lo nessa tarefa.

Comece por inserir o seu nome, endereço de e-mail e número de contacto telefónico nos campos apropriados.

Para receber informação sobre a data certa para começar a poupar, coloque o “visto” no respetivo campo.

No quadro seguinte tem apenas que inserir duas informações: o valor patrimonial da habitação e o município em que o imóvel fica localizado (estas informações encontram-se na sua caderneta predial).

Segue-se outro quadro em que deve colocar a idade do imóvel (em anos) e a data da última avaliação. Deve também informar se as caraterísticas do imóvel mudaram desde a última avaliação.

Finalmente, no último passo deve colocar as seguintes informações: área do imóvel em metros quadrados, coeficiente de localização, coeficiente de qualidade e conforto, coeficiente de vetustez e coeficiente de afetação.

Agora que tudo está preenchido basta clicar em “Simule quanto pode poupar”.

Porque é importante fazer a simulação?

E importante realizar a simulação, pois esta permite-lhe saber se está a pagar o valor certo pelo IMI do seu imóvel, ou se é um dos milhares de portugueses que está a pagar este imposto em excesso. Uma vez que a economia  nacional ainda está em recuperação em muitos lares o orçamento não abunda, logo se puder poupar será sempre um dinheiro extra com que fica.

Adicionalmente ao preencher o simulador está também a subscrever um serviço de alertas que vai informá-lo relativamente ao momento certo para reclamar junto do Serviço de Finanças.

Aproveite esta excelente iniciativa da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), para garantir que não continua a pagar imposto em excesso.

Veja também:

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-08-31T16:41:24+01:00 12/01/2016|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt