Simulador de IMI para 2016

O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é uma taxa que é paga anualmente pelos contribuintes e que reverte a favor da Câmara Municipal da zona em que o imóvel se encontra localizado. Para que possa ter algumas poupanças nos impostos a pagar deverá fazer a simulação do seu IMI na página Pague Menos IMI da DECO (no entanto as alterações apenas vão entrar em vigor em 2017).

A utilização desde simulador é muito simples e o preenchimento bastante rápido.

Como preencher o simulador de IMI para 2016

Para que possa fazer a simulação e poupar já no próximo ano (este ano já não vai a tempo de alterar os valores do IMI já que vai estar a pagar o imposto referente a 2015), entre no simulador e preencha os dados necessários, não se preocupe que nós vamos ajudá-lo nessa tarefa.

Comece por inserir o seu nome, endereço de e-mail e número de contacto telefónico nos campos apropriados.

Para receber informação sobre a data certa para começar a poupar, coloque o “visto” no respetivo campo.

No quadro seguinte tem apenas que inserir duas informações: o valor patrimonial da habitação e o município em que o imóvel fica localizado (estas informações encontram-se na sua caderneta predial).

Segue-se outro quadro em que deve colocar a idade do imóvel (em anos) e a data da última avaliação. Deve também informar se as caraterísticas do imóvel mudaram desde a última avaliação.

Finalmente, no último passo deve colocar as seguintes informações: área do imóvel em metros quadrados, coeficiente de localização, coeficiente de qualidade e conforto, coeficiente de vetustez e coeficiente de afetação.

Agora que tudo está preenchido basta clicar em “Simule quanto pode poupar”.

Porque é importante fazer a simulação?

E importante realizar a simulação, pois esta permite-lhe saber se está a pagar o valor certo pelo IMI do seu imóvel, ou se é um dos milhares de portugueses que está a pagar este imposto em excesso. Uma vez que a economia  nacional ainda está em recuperação em muitos lares o orçamento não abunda, logo se puder poupar será sempre um dinheiro extra com que fica.

Adicionalmente ao preencher o simulador está também a subscrever um serviço de alertas que vai informá-lo relativamente ao momento certo para reclamar junto do Serviço de Finanças.

Aproveite esta excelente iniciativa da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), para garantir que não continua a pagar imposto em excesso.

Veja também:

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt

  1. Paulo on 22 Jan 2015:

    Em resposta à Isabel: Apartamento no valor de 27 mil € ? até a casa do meu cão tem um valor patrimonial superior.

  2. isabel on 11 Jan 2015:

    qual e o valor do imi para um apartamento no vaLOR de27.790,00 na figueira da foz

  3. Guilhermino Teles on 03 Nov 2014:

    Só posso estar contra tal abuso ,por isso aqui deicho o meu protesto contra o IMI exsecivo que estamos a pagar.