Inicio > Seguros > Seguros de Acidentes Pessoais

Melhores Seguros de Acidentes Pessoais 2021

Proteção financeira em caso de acidente

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

O universo dos seguros é bastante diversificado, uma vez que existem opções de apólices e coberturas para vários tipos de ocasiões. Seguros de acidentes pessoais, multirrisco, responsabilidade civil ou de vida são apenas alguns exemplos.

A necessidade de proteção e a insegurança do desconhecido são algumas das razões que denotam a importância dos seguros.

Por isso, além dos seguros obrigatórios, é importante considerar também a contratação de outros seguros que são facultativos. Entre esses seguros, podemos dizer que os seguros de acidentes pessoais merecem destaque.

No NValores fizemos uma pesquisa sobre a oferta deste produto e reunimos as melhores propostas de forma a facilitar a sua vida.

Mas antes, vamos explicar mais detalhadamente o que é e como funciona este tipo de seguro.

O que é um seguro de acidentes pessoais?

Os seguros de acidentes pessoais são produtos que visam garantir a proteção do titular da apólice. Ou seja, a pessoa segura, bem como os seus beneficiários, diante de consequências de um acidente no âmbito pessoal ou profissional.

A empresa seguradora será responsável pelo pagamento de uma indemnização, de acordo com os riscos contratados pelo segurado.

A principal finalidade deste produto é atenuar as consequências financeiras decorrentes de acidentes ou imprevistos a que todos estamos sujeitos.

Que tipos de seguros de acidentes pessoais existem?

É possível encontrar, basicamente, duas modalidades deste seguro:

a) Seguro de Acidentes Pessoais Individual – Normalmente o Tomador do Seguro (aquele que celebra o contrato com a Seguradora) e a Pessoa Segura (aquele cuja integridade física se segura) são a mesma pessoa.

b) Seguro de Acidentes Pessoais Grupo – O tomador é diferente da Pessoa Segura. O contrato é celebrado por uma entidade coletiva, empresa ou associação, que reúne pessoas com interesses comuns, que serão os Segurados.

Quais as coberturas dos seguros de acidentes pessoais?

Ao contratar um seguro de acidente pessoal, o segurado estará coberto contra riscos inerentes à ocorrência de lesão corporal, incapacidade permanente ou morte resultantes de acidentes.

Entende-se por acidente, no contexto dos seguros, eventos de causa súbita, externa e imprevisível, que ocorre no âmbito pessoal ou profissional da vida do segurado.

As principais modalidades de coberturas dos seguros de acidentes pessoais são:

  • Morte
  • Incapacidade permanente
  • Hospitalização
  • Incapacidade temporária por internamento hospitalar
  • Despesas de tratamento por lesões corporais
  • Despesas de funeral
  • Assistência

As particularidades de cada cobertura

De seguida, explicamos de forma mais detalhada quais são as garantias de cada uma das coberturas do seguro.

a) Morte

É a consequência mais grave que decorre de um acidente pessoal. Nestes casos, os beneficiários poderão receber o valor do capital seguro constante na apólice num prazo até dois anos após o acidente.

Se não houver beneficiários na apólice, a indemnização é atribuída aos herdeiros legais, seguindo a ordem de preferência que consta no Código Civil:

  1. Cônjuge e descendentes
  2. Cônjuge e ascendentes
  3. Irmãos e os seus descendentes
  4. Outros colaterais até ao quarto grau
  5. Estado

b) Incapacidade permanente

Um acidente que resulte em incapacidade permanente garante à pessoa segura o pagamento de uma indemnização. Contudo, é importante que a incapacidade seja clinicamente comprovada dentro do prazo de dois anos após o evento.

O valor correspondente à indeminização é calculado tendo por base o grau de incapacidade e o capital seguro.

Por exemplo, para um capital seguro de 60.000 euros, em que o acidente resulte num grau de incapacidade de 40%, a indemnização será de 24.000 euros (40% de 60.000 euros). Estes dados estão de acordo com a tabela nacional de incapacidade.

c) Incapacidade temporária por internamento hospitalar

Garante o pagamento de um subsídio diário por incapacidade absoluta ou parcial à pessoa segura, durante o período em que esta estiver hospitalizada. Esse pagamento é feito até ao máximo de 360 dias de internamento.

d) Despesas de tratamento

As despesas de tratamento das lesões sofridas em consequência do acidente também são abrangidas pela cobertura do seguro.

Essas despesas podem consistir, por exemplo, no internamento ou deslocações regulares ao médico, desde que sejam relacionadas com o acidente que a pessoa segura sofreu.

e) Despesas de funeral

No caso de morte da pessoa segura devido ao acidente, as despesas com o funeral também são suportadas pela seguradora. Estes gastos costumam ser devolvidos na forma de reembolso.

Estão incluídas as formalidades a efetuar no local de falecimento da pessoa segura, bem como o transporte até ao local do enterro.

f) Assistência

A assistência reúne um conjunto de coberturas, prestações e serviços às pessoas seguras. São válidas em todo o mundo e adaptam-se às diferentes necessidades ao longo da vida.

Entre as assistências, podemos citar, por exemplo, o transporte das crianças até à escola se os pais estiverem doentes ou o envio de medicamentos para o estrangeiro.

Inclusive, quando se trata de pessoas a partir dos 65 anos, as coberturas podem garantir a ajuda em tarefas de higiene e bem-estar pessoal.

Existem exclusões?

Sim, existem algumas situações nas quais a seguradora não se responsabiliza:

  1. Crimes, atos e omissões fraudulentas dos Beneficiários, Tomador do Seguro e Pessoa Segura
  2. Suicídio
  3. Apostas e desafios
  4. Atos notoriamente perigosos e que não estão associados ao âmbito profissional do Segurado
  5. Cirurgias plásticas ou estéticas que não resultem de um acidente coberto pelo Seguro
  6. Despesas de estadia e tratamento em termas, casas de saúde e casas de repouso
  7. Alterações no organismo provocadas pelo alcoolismo e consumo de drogas não prescritas pelos médicos
  8. Problemas com causa natural, como por exemplo Enfarte do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Por que contratar um seguro de acidentes pessoais?

Todos estamos sujeitos a acidentes, mesmo as pessoas que têm um estilo de vida mais calmo e tranquilo. Desta forma, os seguros de acidentes pessoais podem ser vistos como um investimento para toda a família.

Imagine, por exemplo, que a pessoa com maior rendimento da família sofre um acidente que provoca a sua morte ou o deixa incapaz de trabalhar. Certamente a vida financeira de todos será drasticamente afetada.

Ao contratar um seguro de acidentes pessoais, a pessoa segura protege as suas finanças pessoais e as da sua família das consequências financeiras. Como por exemplo gastos com tratamentos e perda de rendimentos do trabalho.

As coberturas são completas e abrangentes, incluindo eventos que podem ocorrem tanto no âmbito pessoal, quanto profissional da vida do segurado.

Assim, caso a pessoa segura sofra um acidente a trabalhar, fica duplamente protegida:

  • Pelo seguro de acidentes de trabalho contratado pela empresa, que é obrigatório
  • Pelo seguro de acidentes pessoais subscrito por si, que é facultativo.

Comparação de seguros de acidentes pessoais

De seguida, listamos uma comparação com as principais entidades que comercializam os seguros de acidentes pessoais. Ao longo desta seção esperamos que possa perceber qual é o melhor seguro para garantir a sua proteção e a da sua família.

Seguros de Acidentes Pessoais – Mapfre

Individual

É um seguro de proteção individual, com proteção em qualquer parte do mundo, durante 24 horas. Está disponível no âmbito profissional e pessoal.

Abrange a prática amadora de desportos e a utilização de transportes públicos e privados. Inclui um pacote de coberturas base e opcionais para uma proteção essencial.

Familiar

Ideal para uma proteção global de toda a família, protegendo-a na prática de atividades lúdicas, sociais e desportivas amadoras. Dispõe de dois pacotes de coberturas para uma proteção à medida de cada família.

Factor 50

Seguro que protege as pessoas com idades entre os 50 e os 79 anos, podendo permanecer até aos 85 anos. Inclui serviço de Assistência dentro e fora de Portugal e garante uma proteção contra os acidentes e lesões mais comuns.

Comentários: 

A Mapfre apresenta uma oferta diversificada de seguros de Acidentes Pessoais. Incluem um vasto leque de coberturas para satisfazer as necessidades mais comuns e diversas coberturas opcionais para uma proteção personalizada.

Vantagens

Processo de compra simples e rápido

Proteção na prática de atividades lúdicas, sociais e desportivas amadoras

Proteção em qualquer parte do mundo, durante 24 horas

Seguro Acidentes Pessoais – Lusitânia

O seguro de acidentes pessoais Lusitânia consiste numa solução ajustada a cada idade e desenhada à medida das necessidades pessoais e profissionais de cada segurado.

Principais características

Permite escolher a combinação de coberturas que melhor se adequa a cada caso

Cobertura de Fratura de Ossos que garante um capital de até 5.000 €

Assistência a Pessoas com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana

Allianz Acidentes Pessoais

O seguro Allianz Acidentes Pessoais oferece proteção a todo o momento. Protege também quem pratica desporto no dia-a-dia, em caso de lesão ou acidente, através de um conjunto de assistências que o apoiarão nos diferentes momentos.

Principais características

Inclui despesas de tratamento e hospitalização em caso de lesão ou acidente para atletas e desportistas

Diferentes coberturas opcionais que se ajustam às diferentes necessidades

Plano Alargado com a Assistência em Viagem 24 horas

Santander – Seguro Proteção Acidentes

Além das típicas coberturas em casos de morte ou invalidez, ainda inclui serviços de assistência médica ao domicílio.

A sua contratação está disponível para pessoas com idades entre os 18 e 69 anos, sendo a permanência no seguro limitada aos 70 anos.

Principais características

Pagamento do dobro do capital seguro em acidentes de circulação

Apoio de profissionais de saúde ao domicílio

Os filhos do segurado também podem utilizar a linha de aconselhamento médico e solicitar consultas em casa

APRIL – Seguro Acidentes

O Seguro de Acidentes Pessoais APRIL assegura 24 horas de proteção por dia em caso de acidente.

A proteção estende-se a viajantes em Portugal ou no estrangeiro, a trabalho ou a fazer desporto.

Principais características

Subsídio de hospitalização por acidente pago após as primeiras 24h de internamento

Sem a necessidade de realização de exames médicos para a formalização do seguro

Proteção em caso de acidente com veículos motorizados de cilindrada menor que 250cc

Zurich – Acidentes Pessoais

Já o seguro de acidentes pessoais Zurich oferece proteção no local de trabalho, em deslocação ou em momentos de lazer.

Existem cinco opções com capitais diferenciados e possibilidade de construir a proteção à medida de cada necessidade.

Principais características

Subsídio de convalescença após o período de internamento hospitalar e subsistindo uma situação de incapacidade

Subsídio adicional se durante o período de hospitalização tiver necessidade de ser submetido a tratamento de cuidados intensivos

Subsídio fratura

Continente – Seguro Acidentes Pessoais

Este seguro abrange quase todos os segmentos etários, cobrindo acidentes profissionais e extraprofissionais, 24h por dia em todo o mundo.

Principais características

Sem franquias ou períodos de carência

Três opções de capital

Complementa seguros de Acidentes de Trabalho, Automóvel, Vida e Viagem

Liberty – Acidentes Pessoais

A Liberty também oferece um Seguro de Acidentes Pessoais que, em caso de acidente, garante o pagamento de um capital ou das despesas que dele decorrerem.

Principais características

Coberturas complementares com capitais à escolha do cliente

Prevenção de riscos profissionais ou riscos extraprofissionais de férias e lazer

Possibilidade de duplicar, triplicar ou quadruplicar os capitais das garantias base e da cobertura de Despesas de Tratamento e Repatriamento, em caso de acidente em viagem

Perguntas frequentes

Se ainda restaram algumas dúvidas sobre os seguros de acidentes pessoais, consulte as nossas FAQ e esclareça outras informações sobre o produto.

1 – Os seguros de acidentes pessoais são obrigatórios?

Este produto é facultativo. Contudo, em algumas situações pode ser obrigatório, como, por exemplo, para voluntários e doadores de sangue.

2 – O Seguro de Acidentes Pessoais é dedutível no IRS?

Os Prémios pagos anualmente por um Seguro de Acidentes Pessoais não são dedutíveis no IRS, com exceção para:

  • Cidadãos com deficiência
  • Trabalhadores com profissões de desgaste rápido, nomeadamente desportistas profissionais e pescadores

3 – Há um limite de idade para a subscrição ao seguro de acidentes pessoais?

Não há uma norma específica que limite a idade de subscrição ao produto. Contudo, a maior parte das seguradoras restringe a contratação para aqueles que têm, em média, 65 a 70 anos de idade.

4 – Pessoas que já têm uma deficiência física podem ser abrangidas por um Seguro de Acidentes Pessoais?

É possível, desde que a Seguradora seja informada previamente para assim delimitar a sua responsabilidade.

5 – Um seguro de acidentes pessoais é igual a um seguro de vida?

Não. O Seguro de Acidentes Pessoais abrange apenas os riscos resultantes de um acidente, enquanto no seguro de vida também há a cobertura de riscos resultantes de doenças.

6 – Qual é o período de duração do contrato?

Geralmente o contrato dos seguros de acidentes pessoais têm duração de um ano, sendo possível a sua renovação por esse período de tempo. Os efeitos das coberturas acabam às 24 horas do último dia do seu prazo.

Esperamos que esta análise dos seguros de acidentes pessoais o ajude a encontrar a proteção mais adequada para si e para a sua família!

Simulação

Simulação Personalizada Grátis