Como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social

Sempre que é necessário fazer um pagamento mensal à Segurança Social, é importante garantir que não ocorre qualquer tipo de atraso.
Um simples esquecimento de alguns dias é o suficiente para acumular juros que vão fazer com que o valor em dívida aumente.

Se optar por fazer os pagamentos da segurança social através de transferência bancária , fique a saber que todo o processo de cobrança e pagamento é feito automaticamente. Assim sendo, tudo o que tem de fazer é assegurar-se que tem saldo suficiente na conta bancária para que o valor a pagar à segurança social possa ser cobrado.

Para poder usar esta forma de pagamento mais segura e simples, basta saber como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social.

Em seguida, vamos explicar tudo o que tem de saber sobre este assunto.

A adesão ao pagamento por transferência bancária pode ser feita através de uma das seguintes formas:

  • Através de uma adesão online no site da Segurança Social
  • Através do preenchimento de um impresso que é enviado por CTT para a Segurança Social
  • Através do preenchimento de um impresso que é entregue diretamente na delegação da Segurança Social da sua região.

Como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social Online?

Fazer o pedido de pagamento da Segurança Social por transferência bancária online é a forma mais simples e rápida.

Para poder fazer este pedido online é necessário ter o registo no site da Segurança Social. Caso ainda não esteja registado, pode pedir o seu acesso através do site Segurança Social Direta ou optar por preencher o impresso e fazer o seu envio via CTT, ou entregar na Segurança Social da sua zona.

Depois de entrar na Segurança Social Direta deve seguir os passos seguintes:

  • Selecionar Menu “Dados Identificação”
  • Opção “Alterar Número de Identificação Bancária (NIB)”
  • Introduzir o seu NIB nesse campo

Com estes três passos, os seus pagamentos à Segurança Social passam a ser feitos por transferência bancária.

Como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social através de envio de impresso por CTT?

Quem não tem acesso à Segurança Social Direta, ou quem tem acesso mas prefere a opção do preenchimento do impresso em papel, pode optar por esta alternativa.

O impresso que deve ser enviado por CTT para a segurança social está disponível no site da segurança social e pode ser impresso a partir de qualquer computador.

Depois basta preencher todos os dados pedidos e fazer o respetivo envio, juntamente com uma fotocópia do comprovativo bancário de NIB, da primeira página da caderneta ou de um cheque em branco.

Como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social através de um balcão da Segurança Social

Claro que também se pode fazer a adesão ao pagamento por transferência bancária através de um balcão da segurança social.

Ao chegar ao balcão da Segurança Social da sua região pode pedir o impresso necessário para fazer este pedido ou pode optar levá-lo de casa já preenchido.

Também deve fazer-se acompanhar de um comprovativo de NIB emitido pelo banco, uma cópia da primeira página da caderneta ou de um cheque em branco.

Depois basta fazer a entrega da documentação referida ao funcionário da Segurança Social, para que o processo fique concluído.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt