Saldos de verão em 2020: Veja como poupar nas suas compras

Se existe algo que os portugueses gostam tanto como as férias, são os saldos de verão!

Isto porque, estes saldos permitem-nos comprar coisas que necessitamos (ou não) a preços muito mais em conta.

Embora nesta altura as promoções sejam mais apelativas e tentadoras (porque a grande maioria dos portugueses já recebeu o subsídio de férias), a verdade é que existem saldos e promoções em mais alturas do ano.

Na verdade, existem épocas específicas de promoções para alguns produtos ou serviços – como é o caso das viagens.

Mas, independentemente dessa questão, hoje iremos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre a época de saldos de verão.

Datas dos saldos em 2020

A verdade é que nos dias que correm, as marcas têm liberdade para fazer promoções sempre que desejarem (desde 2015 que isso ocorre devido à alteração da lei).

Mas, oficialmente, existem apenas duas épocas de saldos tradicionais por ano: após o natal e no verão!

Assim, porque estamos em época de saldos, é importante saber quando começam os saldos de verão para aproveitar ao máximo e comprar o que necessita pelo mínimo valor possível.

Então, embora a época de saldos começasse a 15 de julho e terminasse a 15 de setembro (após o regresso às aulas) este ano os saldos começaram mais cedo.

Tal como dissemos anteriormente o novo Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (DL n.º 10/2015, de 16 de Janeiro) sofreu modificações em 2015.

Assim, as empresas podem começar as datas dos saldos em 2020 quando quiserem.

E, a prova disso mesmo são os saldos em 2019 da Zara. Na verdade, todo o grupo Inditex (do qual fazem parte marcas como: Osho, Stradivarius, Bershka, Massimo Dutti…) que começaram os saldos a dia 21 de junho.

E, os descontos em algumas peças chegam a ser superiores a 70%.

E não é só na Zara que os saldos permitem uma poupança enorme.

Lojas como a Rádio Popular, Worten, Fnac, Box estão com descontos frequentes! Embora não tenham propriamente a época de saldos em vigor, diariamente existem campanhas que permitem poupar imenso na compra de tecnologia.

Exemplo 1 no fim de semana de 29 e 30 de junho, todas estas lojas tinham campanhas que permitiam ao consumidor poupar o preço do IVA em todos os produtos (ou numa gama específica de acordo com a marca. Um smartphone topo de gama da Samsung estava com um desconto direto de aproximadamente 200€).

Como poupar verdadeiramente nos saldos em 2020

A verdade é que as épocas de saldos (sejam de verão ou de inverno) permitem uma poupança considerável.

No entanto, até para conseguir poupar e aproveitar ao máximo as datas dos saldos de 2020 é preciso algum planeamento.

Assim sendo, e de modo a que consiga aproveitar ao máximo todos os descontos que as lojas têm para si, veja as nossas dicas de seguida.

  1. Se quer aproveitar a época de saldos 2020 para comprar o material para o regresso às aulas, faça um inventário do que tem e daquilo que irá necessitar
  2. Opte por comprar já roupa que o seu filho possa precisar para o regresso às aulas
  3. Faça um lista do que precisa (seja roupa ou tecnologia) e veja quais as lojas que têm esse produto à venda mais barato
  4. Faça uma pesquisa online a todas as lojas (no caso de comprar produtos tecnológicos) e veja as campanhas em vigor
  5. Sempre que possível compre online
  6. Se for passear a um centro comercial, leve dinheiro na mão para não ultrapassar o valor estipulado para compras por impulso
  7. Se ainda vai marcar as férias de verão, procure locais com menos pessoas (tendem a ser bastante mais baratos)
  8. Sempre que possível (sabemos que não é simples) não compre por impulso
  9. Se fizer compras a crédito, verifique a opção de pagamento sem juros

A verdade é que saber quando começam os saldos de verão em 2020 é uma forma de poupar bastante dinheiro.

Mas, apenas se souber exatamente o que é que precisa de comprar. Pois caso contrário, é apenas mais uma forma de gastar dinheiro!

De qualquer forma, esperamos que aproveite ao máximo estas datas de saldos de verão em 2019.

Autor:

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt