Revolut Júnior chega a Portugal para crianças a partir dos 7 anos

Quantas vezes olhou para taxas de juro, depósitos a prazo ou mesmo formas de poupar dinheiro e desejou ter tido mais apoio nesse sentido quando era jovem?

A verdade é que a literacia financeira dos portugueses precisa de ser melhorada. No entanto, pode haver uma solução próxima para que consigamos dar aos nossos filhos uma melhor compreensão sobre o dinheiro.

Conhece a Revolut? Trata-se de uma aplicação onde pode gerir toda a sua vida financeira. Desde despesas diárias passando pela negociação de ações, tudo poderá ser feito aqui.

Mas porque é que lhe estamos a falar da Revolut? Porque foi desenvolvido a Revolut Junior. Ou seja, uma app que vai ajudar os pais a melhorarem a literacia financeira das crianças a partir dos 7 anos.

Revolut Júnior para melhorar a literacia financeira

A Revolut lançou hoje, dia 13 de Maio de 2020, a Revolut Júnior em Portugal, para utilizadores Premium e Metal. Esta app surge depois do sucesso do lançamento no dia 18 de março (mesmo no meio da pandemia do Covid 19) no Reino Unido para utilizadores Premium e Metal.

revolut júnior

Mas o que é afinal a Revolut Júnior? Trata-se então de uma app que tem como principal objetivo ajudar os jovens entre os 7 e os 17 anos a compreender melhor a relação com o dinheiro.

A app foi desenvolvida de forma a promover a literacia financeira através de ferramentas e conselhos específicos para crianças e jovens entre estas faixas etárias.

É importante frisar que as contas são sempre geridas pelos pais ou tutores a partir das suas próprias apps Revolut.

Resumidamente esta promoção de bons hábitos financeiros e de consumo, associados a parâmetros elevados de segurança (já que o acesso é realizado através da conta Revolut de um adulto) vai ajudar a criar adultos mais responsáveis financeiramente.

A Revolut Júnior oferece aos mais jovens diversas ferramentas e experiências que os vão ajudar a longo prazo a serem financeiramente independentes.

É ainda importante frisar que esta app tem 3 componentes principais:

  1. Uma nova app Revolut Júnior desenhada para que as crianças e jovens possam verificar os saldos das suas contas, fazer transações e receber alertas
  2. Uma secção dentro da app existente que permite a gestão de gastos dos mais novos por parte dos pais
  3. Um cartão Revolut Júnior com design exclusivo

Como usar a Revolut Júnior em família

Deste modo, os pais conseguem mais facilmente gerir por exemplo a mesada ou a semanada dos mais novos de forma mais segura e através de uma plataforma de gestão financeira utilizada por toda a família.

Assim, pode a qualquer altura transferir dinheiro para a conta dos seus filhos ficando o mesmo disponível automaticamente.

Outro ponto interessante é que pode criar um alerta sobre os gastos do menor. Assim, vai ser muito mais simples perceber onde é que o seu filho gasta o dinheiro da sua mesada.

A par disso, tem também ao seu dispor abrangentes definições de segurança que lhe garantem a possibilidade de contratar ações como levantamento ou pagamentos online.

Numa primeira instância estas são as opções possíveis na app Revolut Junior. Contudo, estima-se que em pouco tempo novas funcionalidades vão ser desenvolvidas, transformando-a num dos maiores projetos de literacia financeira para jovens em todo o mundo.

Alguns dos pontos que vão ser desenvolvidos são:

  • Definição de tarefas financeiras
  • Definição de objetivos financeiros
  • Relatórios de gastos
  • Implementação de tetos máximos de despesas
  • Guia para as crianças desenvolverem as suas competências financeiras

Frisamos que todas estas opções vão servir essencialmente para promover não só a literacia financeira, como também o diálogo em família.

“Ajudar as crianças a desenvolver e aumentar as aptidões financeiras é o que nos move. As conversas sobre dinheiro tipicamente começam em casa e acreditamos que estas competências são ganhas progressivamente, através de experiências pessoais e com a ajuda dos pais ou dos tutores.” Aurelien Guichard, Product Owner da Revolut Junior.

Deste modo a fintech com mais de 10 milhões de clientes na Europa está um passo mais à frente no apoio da gestão financeira familiar.

Embora ainda não haja data para a app sair oficialmente em Portugal, esperamos que isso aconteça com a maior brevidade possível.

Veja também: Compare contas e cartões Revolut em Portugal

Autor:

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt