Reembolso de IRS em 20 dias é impossível

Estamos em Abril, e já correu pelo menos metade do tempo da entrega da declaração de IRS, muitos contribuintes sabem já se vão ter de pagar IRS ou se pelo contrário vão receber.

Se quem tem de pagar IRS já sabe que o prazo é até 31 de Agosto de 2016, quem tem a receber o reembolso de IRS não sabe ao certo quando é que o mesmo será devolvido.

De acordo com o próprio portal das finanças, o reembolso de IRS será realizado até ao final de julho, no entanto inicialmente a mesma fonte indicava um prazo médio de pagamento de 20 dias (tal como aconteceu em anos anteriores).

Veja também: Prazo de reembolso do IRS em 2017

Afinal quando é realizado o reembolso do IRS em 2016?

Bem na teoria não lhe podemos dar um prazo certo, com exceção de irá receber o mesmo até ao final de julho (ou seja até dia 31 de julho de 2016), mas claramente que poderemos garantir que o reembolso do IRS em 20 dias após a data de entrega é impossível.

Veja também: Erros na declaração de IRS – O que fazer?

Como todos os atrasos e com os problemas que têm vindo a ser verificados ao longo das últimas semanas, este ano, claramente que vão haver atrasos (embora as finanças indiquem que não vão existir atrasos e todos os pagamentos vão ser realizados no tempo médio estimado) no reembolso do IRS.

Assim sendo, o nosso melhor conselho, passa por não esperar pelo valor que tem a receber para poder pagar alguma dívida ou valor que se encontre em atraso, pois não existe uma data exata para o recebimento.

Veja tambémComo pagar o IRS em 2017 passo a passo

Organize a sua vida como se não tivesse nada a receber, e desta forma quando o dinheiro for disponibilizado na sua conta aproveite para realizar alguma coisa que queira com amigos ou em família.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

  1. Isabel cunha on 02 Mai 2017:

    Boa tarde eu ja meti o meu irs no dia 02 de Abril e ja estamos a 02 de Maio e sem a receber nada de reembolso do dinheiro para a minha conta.
    Os que sao da segunda fase sao pagos mais tarde ou sao todos pagos ao mesmo tempo.
    Espero uma resposta?

    Reply to Isabel cunha

  2. fatiama on 21 Jun 2016:

    entreguei o IRS no dia 6 de Abril 2016 liquidação em processamento desde 9 de maio ate agora nada e normal? ‘não tenho divergências nem alertas aparece tudo normal

    Reply to fatiama

  3. Filipe Pires on 25 Mai 2016:

    Depois de ler todos as mensagens anteriores só posso dizer que a minha situação não passa a mais do mesmo… Entreguei a 18 de abril, 11 de maio mensagem a dizer liquidação em processamento e hoje 25 de maio nada. Esta tudo a processar até a minha carteira processa e estica para os lados a espera de melhores trocos!

    Reply to Filipe Pires

  4. Aida Lima on 20 Mai 2016:

    Entreguei a declaração do IRS, via Internet, dia 4 de Abril, recebi mail a 23 de de Abril de que a mesma estava certa; já há algumas semanas que se encontra em processamento(o que quer isto dizer); tanto tempo para processar o pagamento; qual será o próximo passo.

    Reply to Aida Lima

  5. Maria Ofélia Matos Gonçalves Despaigne on 16 Mai 2016:

    Gostava de saber quando recebo o reembolso do irs de 2015?

    Reply to Maria Ofélia Matos Gonçalves Despaigne

  6. Ana Ramos on 13 Mai 2016:

    Entreguei a 18 de abril. A 6 de maio dizia “liquidada” e hoje, sexta feira 13, nada…

    Reply to Ana Ramos

  7. REIS on 12 Mai 2016:

    coloquei o IRS a 9/04/2016 deu como válida a 14/04/1016 agora a 10/05/2016 diz deu reembolso certo e diz mais AGUARDAR APROVAÇÃO DE REEMBOLSO mas estão há espera do K para pagar quando era para tirar era sempre no dia certo nunca se esqueciam mas agora para reembolsarem NADA.

    Reply to REIS

    • Bruno Silva on 12 Mai 2016:

      Boa tarde,

      Alguém me pode ajudar? Entreguei a declaração dia 6/4 encontra-se no estado “Declaração Certa” desde o dia 12/4, hoje são 12/5 e ainda está nesse estado e não tenho qualquer movimento financeiro, normal? Alguém na mesma situação? Conheço pessoas da qual tratei no mesmo dia a entrega do IRS e já receberam o reembolso.

      Reply to Bruno Silva

  8. Ana Brito on 10 Mai 2016:

    Eu tive de fazer na 2 fase, fiz no dia 1/5 por volta das 8 da manha e até hoje, dia 10/5, ainda aguarda validação!!!

    Reply to Ana Brito

  9. manuela on 05 Mai 2016:

    Eu tenho já a situação reembolso efetuado aguarda confirmação do NIB , entreguei dia 1/4/2016

    Reply to manuela

  10. carina on 05 Mai 2016:

    Coloquei no dia 1 de abril e esteve ate ao dia de ontem como declaraçao certa hoje diz reembolso emitido e quando abro os detalhes aparece em comfirmaçao e autorizaçao
    Nao passam de uns aldraboes

    Reply to carina

  11. Francisco Guedes on 04 Mai 2016:

    Olá a todos. Declaração considerada correta a 14/04 e até hoje nem sequer esta liquidada no site. Nem mexeu o estado da mesma…….esperemos claro, mas os vossos casos também estão desta forma?

    Reply to Francisco Guedes

  12. joão Coelho on 03 Mai 2016:

    Hoje dia 3 de Maio, ainda não á sinal do reembolso do dito cujo, saliento que fiz a entrega no 1º dia de Abril, um recado para o governo não façam promessas das quais sabem que não podem cumprir.
    João

    Reply to joão Coelho

  13. Elisabete on 28 Abr 2016:

    Alguem ja recebeu reembolso? Desde o dia 22 que tenho como liquidado la no site . Mas ate hoje nada …

    Reply to Elisabete

  14. Maria Alberta Soares Pinto on 28 Abr 2016:

    enviei no dia 4 de abril e a declaração ficou como certa no dia 9 de abril. já à alguma previsão do reembolso?

    Reply to Maria Alberta Soares Pinto

  15. MARIA on 27 Abr 2016:

    Mais uma vez se conclui ” QUE PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS” ….ISTO É SÓ BASOFIA DAS FINANÇAS. COMO PODIAM FAZER REEMBOLSOS SEM TER ACABADO O LIMITE DE ENTREGA? FAÇAM-ME O FAVOR…ESTAMOS LIXADOS E CONTINUAMOS, COMO SEMPRE…….MAIS DO MESMO

    Reply to MARIA

  16. Natario on 26 Abr 2016:

    desde 2 abril como declaração certa . Hoje 26 de Abril ainda não mudou nada. Alguem ja tem na declaração algo diferente.

    Reply to Natario

  17. Joana on 21 Abr 2016:

    desde 9 de abril como declaração certa. Hoje 21 de abril de 2016 e nada de alterações. Alguém já recebeu reembolso?

    Reply to Joana

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes