Prolongamento do prazo de entrega do irs

Prolongamento do prazo de entrega do IRS

By | 2016-05-11T10:34:30+01:00 29/04/2016|Categories: Impostos|Tags: |

Estamos a aproximar-nos do final de Abril, mês em que milhares de contribuintes portugueses têm de preencher e entregar a sua declaração de IRS. Em Abril todos os que auferem rendimentos iguais ou superiores a 8500€ referentes a trabalho dependente ou pensões têm de o fazer.

No entanto, 2016 foi um ano de mudança, com as reforma do IRS muitos contribuintes estão a ter dificuldade nesta tarefa que deveria ser simples. As repartições das finanças, de norte a sul do país estão “atulhadas” de gente e muitos podem não conseguir mesmo realizar a entrega da declaração dentro do prazo.

Tendo em conta esta situação, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos pede o prolongamento do prazo de entrega do IRS.

Veja também: Prazo de entrega do IRS em 2016

O porquê do prolongamento do prazo da entrega do IRS?

Bem com o aproximar do fim de Abril, as finanças têm todos os dias centenas de pessoas a solicitar o serviço de senha na hora (ou seja, a password de acesso ao portal das finanças para que quem não tenha senha possa aceder e entregar a sua declaração online).

Este caos que se tem vivido nas repartições de finanças, deve-se essencialmente a um engano do sistema informático da Autoridade Tributária.

A solução passa, de acordo com Paulo Ralha (Presidente do Sindicato do Trabalhadores dos Impostos), pelo prolongamento do prazo da entrega do IRS, pois apenas desta forma será possível que todos os contribuintes consigam proceder à correta entrega das suas declarações.

Conjuntamente com o problema da entrega de IRS, houve também um grave problema com o IMI (em que pessoas que deviam estar isentas rececionaram valores para pagamento e pessoas que deveriam pagar não receberam nenhuma nota de liquidação). A junção destes 2 problemas foi o que originou este caos nas Finanças.

Embora ainda não se saiba se vai ou não haver prolongamento do prazo da entrega do IRS, vamos aguardar que as finanças dêem uma resposta concreta sobre este tema. Qualquer alteração que se verifique, iremos atualizar este artigo.

Caso tenha dúvidas relativamente à entrega da declaração de IRS, pode aceder aqui e fazer download do nosso e-book gratuito.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2016-05-11T10:34:30+01:00 29/04/2016|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. Isabel Soa 31/05/2016 at 18:18 - Reply

    como nao sei preencher exactamente, falta-me saber algumas coisas, posso entregar uma declaracao agora para evitar a multa e depois corrigir?
    obrigada

Leave A Comment