Produção de produtos agrícolas biológicos

O setor alimentar continua a proporcionar espaço para o surgimento de inúmeros negócios rentáveis, o que não é de estranhar já que a alimentação é uma das necessidades mais básicas do ser humano.

Hoje, mais do que nunca as pessoas preocupam-se verdadeiramente com aquilo que comem e por isso, atividades como a produção de produtos agrícolas biológicos representam uma ótima oportunidade.

O conceito de agricultura biológica está presente há décadas, mas o preço mais elevado serviu como entrave ao seu sucesso.

Adicionalmente, também é importante referir que a preocupação relativamente à qualidade dos alimentos tem crescido de forma exponencial nos últimos anos.

O Que É A Agricultura Biológica

A agricultura biológica é uma forma de produção que tem como objetivo produzir alimentos e fibras têxteis saudáveis e de qualidade superior. Em simultâneo, a agricultura biológica preocupa-se em promover práticas sustentáveis e que provoquem um impacto positivo no ecossistema agrícola.

Utilizando métodos preventivos e culturais, como a rotação de culturas, adubos de origem verde, compostagem e instalação de sebes vivas, este tipo de agricultura fomenta uma melhor fertilidade do solo e contribui para a biodiversidade.

Na agricultura biológica não são usados adubos químicos de síntese, organismos geneticamente modificados, nem pesticidas, o que protege a saúde dos consumidores e proporciona um sabor mais agradável e natural.

Razões Para Investir na Agricultura Biológica

Existem diversas razões que justificam o investimento na produção de produtos agrícolas biológicos, como vamos enumerar em seguida:

  • São alimentos cuja qualidade superior é amplamente reconhecida;
  • São alimentos saudáveis, já que na sua produção não são utilizados químicos nocivos para a saúde humana;
  • O sabor é mais agradável e natural;
  • As pessoas estão dispostas a pagar mais para terem acesso a alimentos de qualidade superior;
  • Atualmente existem diversos apoios e programas de incentivo vocacionados para quem pretende investir na agricultura.

Se tem o sonho de ter um negócio relacionado com a agricultura e se valoriza aspetos como a qualidade, sustentabilidade e ecologia, então a agricultura biológica pode ser uma excelente opção.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

  1. paulo marcolino on 08 Mai 2016:

    tenho 3 hectares de boa terra e uma casa de campo com 3 quartos e 2 salas com alpendroadas agua e luz como concorrer a ajudas para implantar um turismo rural e agricultura biologica tenho 47 e um curso de jovens empregados agriculas tirado em 1992 mas 1 unidade de trabalho sao precisos 7 hectares

    Reply to paulo marcolino

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes