Reembolso IRS 2022: quanto tempo demora a entrar na conta?

A entrega das declarações de IRS 2022 já começou. De acordo com o calendário deste ano, entre 1 de abril e 30 de junho todos os contribuintes portugueses, que não estejam isentos da entrega da declaração, devem entregar a mesma através do Portal das Finanças.

Muitos já submeteram as suas declarações e, de acordo com dados da Autoridade Tributária, em pouco mais de uma semana do início do prazo de entrega, já se ultrapassou a marca de 1,5 milhões de declarações.

Inclusive, alguns portugueses já estão a receber os reembolsos, que estão a ser processados mais rapidamente em comparação com os anos anteriores.

Esta é uma preocupação de boa parte dos contribuintes, tendo em conta o atraso nos últimos anos, devido à pandemia. Ao que tudo indica, este ano o processo está mais célere.

A previsão de reembolso é de 12 dias para quem entrega pelo IRS Automático e de 19 dias para quem entrega o IRS manualmente. O prazo limite para receber este reembolso é até ao final de julho.

Depois de entregar o Modelo 3 do IRS, passado poucos dias irá ter a confirmação oficial se terá de pagar ou receber algum reembolso.

Mas, fique a conhecer de seguida tudo o que precisa saber este tema.

Prazo do reembolso do IRS em 2022 – Até 31 de julho

É importante ter em mente que existem 2 datas distintas no que concerne o reembolso do IRS. Existe a data de reembolso ao contribuinte, e a data de pagamento ao Estado.

Veja também: Como preencher o IRS

De forma a que perceba tudo, explicamos-lhe de seguida.

Se tiver algum imposto a receber relativamente à declaração de IRS entregue, o mesmo deverá ser liquidado por parte das Finanças até dia 31 de julho.

Como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças?

2020 foi um ano atípico, que acabou por gerar alguns atrasos no reembolso do IRS.

Contudo, nesta altura, e passados quase 2 anos do início da pandemia, os processamentos do IRS devem ser normais em 2022.

Devido à pandemia do Covid, em 2020, a Autoridade Tributária teve que fazer reajustes no calendário relativo ao IRS, nomeadamente no que concerne os reembolsos.

Mas saiba que é possível consultar o estado do reembolso IRS 2022, e explicamos como de seguida.

Consulta do reembolso IRS 2022 – Saiba como o fazer passo a passo

Em 2019 os reembolsos começaram a ser processados menos de 10 dias após o início da entrega das declarações. Já em 2020 os contribuintes depararam-se com atrasos de 30 dias ou mais.

Em 2021 os processos correram dentro da normalidade, o que se espera seja mantido também neste ano.

Mas, de qualquer maneira, saiba que a consulta do reembolso do IRS para este ano só é possível ser feita após a entrega da declaração junto à AT.

A seguir explicaremos-lhe passo a passo de como realizar essa consulta.

Veja também: Truques para aumentar o reembolso do IRS 2022

Consultar o estado do reembolso do IRS – Método 1

1º Passo: Aceda ao Portal das Finanças e clique na área do IRS

2º Passo: Insira o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a sua senha de acesso ao Portal das Finanças

3º Passo: Na página pessoal do IRS, no menu lateral, no lado esquerdo do ecrã, clique em “Consultar Declaração

4º Passo: Na página “Consultar Declaração”, escolha o ano a que se referem os rendimentos a declarar, neste caso 2021. Em seguida, clique em “Pesquisar

5º Passo: Verifique a situação da declaração. Esta passa por diversos estágios desde a entrega até o pagamento.

A sua declaração de IRS irá passar por diversos estágios até que seja realizado o pagamento do reembolso.

  • Declaração Certa – Se a sua declaração não tiver nenhum erro após validação central.
  • Liquidação processada – Neste ponto estão a ser realizadas as contas do seu reembolso. No caso de não haver divergências ou dívidas a declaração irá passar para o estágio seguinte.
  • Reembolso emitido – O pagamento do seu IRS já foi realizado e é uma questão de dias até ter o dinheiro na sua posse.
  • Pagamento confirmado – Ou seja, já tem o dinheiro na sua posse. Significa que o pagamento já deu entrada na sua conta bancária.

Quando aparecer a informação “reembolso emitido”, o valor irá estar disponível entre 2 a 3 dias úteis depois. Claro que isso é válido para quem solicitou o reembolso do IRS através de transferência bancária.

Consultar reembolso do IRS emitido – Método 2

Outra forma de consultar o reembolso de IRS emitido:

1º Passo: Link de acesso diretoInformação Financeira > Movimentos Financeiros

2º Passo: Insira o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a sua senha de acesso ao Portal das Finanças

3º Passo: Selecione o tipo de imposto (IRS), o ano (2020), o Tipo de Documento (Reembolsos) e clique em filtrar.

Ao aceder o Portal das Finanças, esteja atento à classificação do estado da sua declaração. Deste modo irá conseguir ter uma noção de quando é que este reembolso será realizado.

A data limite para o pagamento por parte da Autoridade Tributária é dia 31 de julho. Nesta data é quando a AT prevê fazer o pagamento integral aos contribuintes, e deve enviar ainda a respetiva nota de liquidação do IRS.

Além do prazo do reembolso, é importante que os contribuintes também estejam atentos a outras datas do calendário IRS 2022.

Isso porque muitos deverão fazer o pagamento do IRS ao Fisco. E, quem se encontrar nesta situação, deverá realizar o pagamento do IRS devido até ao dia 31 de agosto. Caso este prazo não seja cumprido, o contribuinte estará sujeito à penalização por multa.

Mais do que nunca, o momento do pagamento do reembolso de IRS é aguardado com alguma inquietação pelos contribuintes.

O que é compreensível, já que muitas famílias aguardam a devolução do imposto retido em excesso no ano anterior para ajudar a pagar despesas extras ou reforçar a poupança.

Se ainda não recebeu o seu reembolso, siga o passo a passo sobre como consultar o estado do processo, e mantenha-se atento ao calendário de pagamento.

Tenha em mente que o reembolso do IRS pode ser realizado de 3 formas:

  1. Transferência Bancária
  2. Cheque
  3. Vale Postal

Tenha ainda em consideração que quanto mais cedo proceder à entrega da declaração de IRS, mais cedo irá receber. No entanto, não aconselhamos a que proceda à entrega da declaração logo nos primeiros dias, uma vez que o software poderá apresentar alguns erros (não seria a primeira vez).

Outro ponto a considerar é que quem faz a entrega da declaração automática de IRS irá tendencialmente receber o reembolso mais cedo.

De qualquer forma, se quiser ser um dos primeiros contribuintes a receber o reembolso do IRS em 2022, nada melhor que entregar a declaração o mais cedo possível.

Se tiver alguma dúvida relativamente ao IRS, saiba que pode contactar o 217 206 707 (Centro de Atendimento Telefónico).

Existe ainda uma questão a considerar.

Se tiver dívidas fiscais (IRS ou Segurança Social) não irá receber nenhum valor de reembolso. Isso porque o mesmo irá ser canalizado para o respetivo pagamento. Considere que esta situação ocorre até que a totalidade da dívida seja liquidada.

Pagamento do IRS – Até 31 de agosto

Se tiver de liquidar algum imposto relativamente ao IRS de 2022, saiba que tem até dia 31 de agosto para o fazer. Considere que este prazo é válido apenas para quem procedeu à entrega do IRS dentro dos prazos estipulados por lei (até 30 de junho).

No caso de a declaração ser entregue fora da data limite, o prazo para pagamento do IRS é até 30 de dezembro.

É também importante ter em conta que poderá solicitar que o IRS seja pago a prestações. Mas, as Finanças apenas autorizam se se verificar que não tem como proceder ao pagamento da dívida de uma só vez.

Considere que o número de prestações nunca poderá ser superior a 36.

Covid-19: A importância dos reembolsos

Se por norma as famílias ficam felizes quando recebem o reembolso do IRS (já que podem alocar este dinheiro a férias por exemplo), este ano não irá ser exceção para as famílias que tiverem efetivamente de receber o mesmo.

Isso porque, atualmente milhares de pessoas viram o seu posto de trabalho extinto, ou uma redução no valor que auferem mensalmente. Assim, o reembolso do IRS pode ser o necessário para uma folga orçamental familiar.

É importante frisar que, em maio de 2021, ou seja, um mês após o início da entrega das declarações, a Autoridade Tributária já tinha processado 1.015 milhões de euros em reembolsos.

Deste modo, reforçamos a importância de proceder à entrega da sua declaração com a maior brevidade possível.

É importante frisar que os contribuintes que procederam à entrega da declaração de IRS automática são favorecidos no que concerne a atribuição do reembolso.

Além disso, estima-se que o prazo de reembolso varie entre 15 e 25 dias após a entrega da respetiva declaração.

Assim, neste momento deve analisar e simular a sua declaração de IRS em 2022. Só assim irá perceber se tem algum valor a receber (e nesse caso poderá alocar esse valor a determinada necessidade) ou se pelo contrário irá ter de liquidar algum valor (e dessa forma poderá começar a juntar dinheiro com a maior brevidade possível).

Como vê, estes são os prazos de reembolso do IRS em 2022. Comparativamente aos anos transatos, os mesmos mantêm-se iguais.

Veja também: Como preencher o IRS

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt