Prazo de reembolso do IRS em 2017

Prazo de reembolso do IRS em 2017

By | 2017-06-09T01:50:36+01:00 08/02/2017|Categories: Impostos|Tags: |

Entre 01 de abril e 31 de maio são entregues todas as declarações de rendimentos do Modelo 3 do IRS, e por norma ao final de alguns dias, os contribuintes ficam logo informados se vão ter de pagar o IRS ou se pelo contrário têm algum valor a receber.

As datas para reembolso do IRS não foram alteradas apesar das diversas alterações que estão a ser realizadas em 2017.

Fique a conhecer de seguida as datas que deve estar atento para o reembolso do mesmo.

1. Datas do reembolso do IRS em 2017

1.1. Até 31 de Julho

No caso de verificar que tem algum imposto a receber relativamente à declaração de IRS entregue, a data limite para a liquidação do mesmo por parte da Autoridade Tributária é dia 31 de julho.

Veja tambémReembolso de IRS em 20 dias é impossível

É importante salientar que se durante o processo quiser ir vendo no Portal das Finanças como é que o pedido se encontra, deve introduzir o seu NIF e a respetiva password, depois só precisa se verificar o mesmo da seguinte maneira:

Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros

Assim que surgir a informação de “Reembolso Emitido” demora entre 2 a 3 dias úteis até que o dinheiro fique disponível (isto no caso de ter optado por receber através de transferência bancária que é efetivamente a maneira mais célere para receber o reembolso).

O reembolso do IRS pode ser feito de 3 maneiras distintas:

  • Transferência Bancária – Necessita colocar o seu NIB na declaração de IRS;
  • Cheque;
  • Vale Postal.

É importante salientar que quanto mais cedo fizer a entrega da declaração anual de IRS, mais cedo irá receber o seu reembolso.

Por norma, o mesmo é liquidado entre 20 a 30 dias após a entrega (no entanto, salientamos novamente que pode receber o mesmo até dia 31 de julho, mesmo que faça a entrega da declaração no 1º dia do prazo).

Assim sendo, se quer ser das primeiras pessoas a receber o reembolso do IRS de 2017, nada melhor que proceder à entrega da sua declaração de IRS assim que for possível.

Se tiver questões adicionais relativamente ao prazo de reembolso do IRS, deverá entrar em contato com o suporte telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira – já agora, deixamos o número: 707 206 707.

Frisamos ainda que quem tem dívidas fiscais não irá receber o reembolso do IRS, uma vez que o mesmo será canalizado para o pagamento da mesma. Esta situação mantém-se até que a totalidade da dívida seja integralmente regularizada.

1.2. Até 31 de Agosto

Quem tem de liquidar o imposto de IRS em 2017, tem até dia 31 de agosto para o fazer (isto obviamente se tiver entregue a declaração nos prazos estipulados por lei).

Se por algum motivo tiver entregue a declaração de IRS fora do prazo (ou seja, até 31 de maio), este pagamento pode ser realizado até dia 30 de dezembro.

Embora tenham existido diversas alterações com a reforma do IRS que está a ser implementada este ano (prazo único para entrega do IRS para todos os contribuintes e preenchimento automático da mesma para trabalhadores dependente e pensionistas) este ano, no que respeita o reembolso do mesmo, as datas foram mantidas, o que é bastante bom para os contribuintes.

Veja também:

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-06-09T01:50:36+01:00 08/02/2017|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt