Advertisement

Planos de Proteção Financeira Gratuitos

Sempre que uma entidade credora emite um cartão de crédito, dá a possibilidade ao cliente de aderir a um plano de proteção financeira, que o protege nem caso de alguma situação inesperada acontecer.

Temos recebido algumas questões sobre este tema, e resolvemos por isso criar este artigo que explica o que é um plano de proteção financeira, para que serve e como funciona.

O que é um plano de proteção financeira?

O plano de proteção financeira é um seguro que pode estar associado ao seu cartão (não é obrigado a aderir) que protege as suas capacidades financeiras, ou seja, garante que o valor que você tem em dívida é ao n caso de uma situação inesperada acontecer. Este tipo de plano é pago por débito direto no saldo do cartão. O valor da mensalidade do plano de proteção varia de entidade para entidade (não existe um valor fixo para todas).

Este tipo de plano por norma (pode variar também de acordo com a entidade emissora) engloba o pagamento da dívida nas seguintes situações:

  1. Morte;
  2. Invalidez absoluta e definitiva;
  3. Incapacidade temporária e absoluta para o trabalho (por doença ou acidente);
  4. Hospitalização (para trabalhadores por conta própria);
  5. Desemprego involuntário (para trabalhadores por conta de outrem)

No entanto para obter informações mais detalhadas deve consultar as Condições Gerais e Especiais da entidade emissora do cartão de crédito / plano de proteção financeiro.

Quais são as condições de adesão?

Para aderir a um destes planos existem algumas condições que têm de ser cumpridas, nomeadamente:

  1. Ter idade igual ou superior a 18 anos (a idade máximo por norma são 70 anos, no entanto pode variar);
  2. Ser titular do cartão de crédito;
  3. Estar de boa saúde (uma vez que é um plano de proteção financeira o mesmo não será concedido se o titular não garantir que está de boa saúde e que não sofre de nenhuma doença patológica – física ou psíquica – à data de adesão);
  4. Não ter estado em situação de incapacidade total ou parcial para o trabalho mais do que 15 dias nos últimos 2 anos;
  5. Ter estado a trabalhar nos últimos 12 meses;
  6. Não estar em situação de pré-reforma ou reformado.

Por norma as condições de acesso não variam muito destas que lhe apresentámos, no entanto pode haver algumas condicionantes específicas para determinados planos de proteção financeira.

Se ficou interessado neste tipo de plano de proteção financeira, informamos-lhe também que a Unibanco tem atualmente em vigor uma campanha em que oferece: Anuidade Gratuita + Oferta Cartão TR3S sem Anuidade + Oferta 3 Meses Plano Proteção Financeira para todos aqueles que façam a adesão a um cartão de crédito da rede.

Pode saber mais informações aqui.

Caso tenha alguma questão relativamente a cartões de crédito, financiamento, finanças pessoais ou investimentos, entre em contacto connosco que tentaremos responder o mais rapidamente possível.

Advertisement

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt