Início / Artigos / Dicas Úteis / Perdi os documentos o que devo fazer?

Perdi os documentos o que devo fazer?

Perdi os documentos o que devo fazer?

A perda de documentos é uma situação que causa um grande aborrecimento, mas que infelizmente todos estamos sujeitos. Na realidade, quem nunca sentiu aquela pontada de desespero de não saber onde pousou a carteira?

Seja num momento de distração ou esquecimento, quando alguém perde os documentos, a maior parte não faz a mínima ideia de como proceder, ou o que deve ser feito para solucionar o problema.

Mas, saiba de antemão que existem algumas medidas de segurança básicas que devem ser seguidas nesses casos. Além disso, as mesmas evitam o aparecimento de um problema ainda maior, caso os pertences caiam nas mãos erradas.

De forma a esclarecer o assunto, o NValores resolveu desenvolver um artigo com dicas importantes que devem ser seguidas por quem passa por esse transtorno.

Perdi os documentos e agora? Veja as nossas dicas e saiba como proceder

Certamente já se viu numa situação em que não sabe onde deixou documentos importantes, como o cartão de cidadão, cartões de banco, ou até mesmo o passaporte. Na verdade, o mais provável é que não saiba onde colocou a carteira que tem dentro todos esses documentos.

Nestes momentos é importante seguir algumas medidas de segurança, e garantir que os seus documentos não sejam utilizados de forma fraudulenta por outras pessoas.

Veja de seguida as nossas dicas e saiba como agir em caso de perda de documentos.

1 – Registar um boletim de ocorrência

O primeiro passo é notificar a polícia do acontecimento, e lavrar um boletim de ocorrência.

No boletim de ocorrência fica registado, por uma autoridade oficial, que os documentos perdidos não se encontram na sua posse.

Assim, caso alguém venha a utilizá-los será muito mais simples comprovar que não é o responsável e tomar as providências adequadas.

2 – Notificar os órgãos de proteção ao crédito

É muito importante notificar os órgãos de proteção ao crédito. Porque, tal como mencionamos os seus documentos podem cair nas mãos de alguém mal-intencionado.

Caso alguém mal-intencionado utilize os seus dados para fazer compras, empréstimos ou outras transações, com a notificação aos órgãos de proteção ao crédito consegue manter os seus documentos livres de restrições.

Tenha em conta que irá precisar do boletim de ocorrência. Portanto é muito importante seguir o primeiro passo e apresentar queixa na polícia.

3 – Informe a instituição bancária

Assim como os órgãos de proteção ao crédito, o seu banco também precisa ser informado acerca da perda de documentos. Isso é especialmente importante se entre os documentos perdidos se encontram cartões bancários e talões de cheque.

É importante que este aviso seja feito o mais rápido possível, para que o banco faça o bloqueio dos documentos perdidos e providencie outras vias que possam ser utilizadas.

Uma dica de ouro é jamais manter as suas senhas pessoais junto com o cartão ou outros documentos. Dessa forma evita que terceiros tenham acesso aos seus dados no caso de perder a sua documentação.

4 – Solicitar a segunda via dos documentos

O próximo passo é solicitar a segunda via dos documentos que foram perdidos, sendo que o local da solicitação vai variar de acordo com a documentação que perdeu.

Em caso de cartões e cheques, o próprio banco fica responsável pelo envio da segunda via.

Documentos de identificação devem ser solicitados nos postos de emissão oficiais, de acordo com cada localidade.

Geralmente, para a emissão da segunda via de documentos são cobradas algumas taxas. Por isso poderá ser importante estar a par procedimento.

Um dos documentos que perdi é o passaporte! O que fazer?

Quando o documento perdido se trata do passaporte, o procedimento a ser seguido é exatamente o mesmo.

De início é necessário seguir os primeiros passos, como lavrar o boletim de ocorrência na polícia, bem como solicitar uma segunda via no órgão oficial responsável pela emissão.

Como evitar a perda de documentos?

Para evitar ter de passar por todo transtorno causado pela perda de documentos, existem algumas atitudes que podem evitar essa dor de cabeça.

Uma delas é carregar consigo somente os documentos necessários, como o Cartão de Cidadão e o cartão multibanco.

Cheques, certidões de casamento, carteira de trabalho, entre outros que não são utilizados com tanta frequência, não precisam andar sempre consigo.

Outra dica é separar uma pasta ou algum compartimento específico em casa para armazenar todos os seus documentos. Assim, evita que os mesmos fiquem espalhados e corra o risco de perdê-los ou não saber onde os colocou.

Agora que já sabe como proceder em caso de perda de documentos, esteja sempre atento e não deixe de seguir as nossas dicas de segurança.

Veja também: Lista de documentos necessários para pedir crédito pessoal

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais: