Perdi os documentos o que devo fazer?

Perdi os documentos o que devo fazer?

By | 2017-05-19T01:32:58+01:00 24/10/2014|Categories: Dicas Úteis|
Perdeu os documentos

Sempre que há uma perda ou roubo de documentos há uma panóplia de procedimentos que devem ser cumpridos o mais rapidamente possível, mas a maioria das pessoas fica sem saber o que deve fazer em primeiro lugar e acaba por se perguntar “Perdi os documentos o que devo fazer?”
O objetivo deste artigo é ajudar a responder a essa questão.

Sempre que ocorre uma perda ou roubo de documentos, a segurança individual fica comprometida e um dos primeiros passo a seguir deve ser sempre solicitar o cancelamento dos cartões de crédito e débito, por forma a evitar que estes sejam usados indevidamente.

Para fazer o cancelamento dos cartões de débito e crédito é necessário contactar as entidades emissoras desses cartões e responder às questões de seguranças que estes normalmente fazem.

Após este passo importante, é necessário apresentar uma queixa de roubo na polícia ou indicar que houve uma perda dos documentos, para que estes possam ser anulados. Isto é importante, para evitar que lhe possam ser imputadas responsabilidades por atos de vandalismo ou crimes que possam estar a ser cometidos por alguém que está na posse dos documentos em causa.

Também é importante fazer a alteração de eventuais palavras passe que estivessem na sua carteira, por forma a garantir que também no mundo online manterá a sua privacidade intacta.

Como Pedir Novos Documentos

Assim que todos os documentos perdidos tiverem sido anulados é necessário fazer o pedido de uma segunda via dos mesmos, para que se possa voltar à normalidade.

Os novos cartões bancários são emitidos pelo banco e por norma o processo é bastante rápido, sendo que de banco para banco os prazos de entrega dos cartões novos variam.

Os cartões de identificação pessoal, como o Cartão de Cidadão, carta de condução, documento único automóvel, entre outros, devem ser pedido junto de cada entidade competente.

Desta forma, para o Cartão de Cidadão é necessário ir ao Registo Civil, para a carta de condução à DGV e para o documento único automóvel ao Registo Automóvel.

Em Lisboa já existe um balcão “Perdi a Carteira”, inserido na Loja do Cidadão das Laranjeiras, que tem como objetivo principal simplificar todo o processos de pedido de 2ª via dos documentos que possam ter sido perdido ou furtados.

Neste balção é possível pedir a 2ª via dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de Condução
  • Documento Único Automóvel (DUA)
  • Cartão da ADSE
  • Cartão de sócio ACP (automóvel clube de Portugal)

Assim, todo o processo é muito mais rápido e simples e o cidadão é beneficiado. Para evitar tempos de espera prolongados sempre que há a necessidade de utilizar o balcão “Perdi a carteira” deve ser feita uma marcação prévia por telefone ou email.

O governo pretende alargar este balcão a outras lojas do cidadão e a outros pontos do país, tendo em mente a simplificação do processo de obtenção de documentos novos após uma perda ou roubo dos mesmos.

Agora que já respondemos à questão tão frequente “Perdi os documentos o que devo fazer?” já sabe como agir, caso passe por uma situação destas.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:58+01:00 24/10/2014|Categories: Dicas Úteis|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

2 Comments

  1. Sérgio 15/03/2018 at 15:17 - Reply

    perdi a minha carteira zona cascais, posso ir loja cidadão em laranjeira? mas eu moro de Santarém

  2. Luis manuel vieira cabral 19/01/2017 at 21:16 - Reply

    O meu caso é que eu perdi o meu cartão de cidadão

Leave A Comment