Perdi a Senha do Portal das Finanças: como recuperar

segurança no portal das finanças

Com a aproximação da data limite de entrega da declaração de IRS de 2020 é imprescindível que os contribuintes se certifiquem que ainda têm a senha de acesso ao Portal das Finanças.

Uma pergunta muito comum neste momento é: “Perdi a senha das Finanças, o que devo fazer agora?”. A maioria das pessoas não utiliza o Portal das Finanças de forma regular e por isso é comum que se esqueça dos dados de acesso.

Sem a sua senha de acesso não terá forma de aceder à sua área privada de contribuinte e também ficará incapacitado de dar resposta célere a algumas das suas obrigações fiscais.

Lembre-se que através do Portal das Finanças é possível obter documentos importantes, como a última declaração do IRS, ou verificar qual é a sua taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), por exemplo.

A par disso pode solicitar de forma gratuita inúmeras declarações ou documentos fiscais. Resumidamente, é imprescindível nos dias de hoje ter acesso a este portal.

Caso tenha perdido a sua senha, não é preciso ficar desesperado, pois esta situação é comum especialmente com a proximidade da data de entrega da declaração do IRS.

Por isso, tendo em vista que a data limite para entrega da declaração é até dia 30 de junho, é preciso verificar o quanto antes se ainda se lembra da senha ou se a mesma ainda está a funcionar devidamente.

Se todo o processo for realizado de forma atempada, irá certamente receber a sua nova senha de acesso ao portal de finanças a tempo.

Veja também: Como preencher o IRS 2022

Como recuperar a senha das Finanças

Se depois de procurar a senha não a encontra, está na hora de perceber como a poderá recuperar.

Saiba desde já que pode contar com a informação disponibilizada no próprio Portal, onde todo o processo de recuperação é explicado de forma pormenorizada.

De acordo com um documento PDF disponibilizado no próprio site, intitulado de “Saiba tudo sobre senhas de acesso ao Portal das Finanças” é possível recuperar a senha de duas maneiras distintas.

Perceba como com a nossa explicação.

1 – Através do telemóvel

Neste caso é preciso que o contribuinte já tenha o contato telefónico fiabilizado junto do Portal das Finanças. É importante considerar que só consegue alocar um número de telefone a cada senha das Finanças.

Quem se enquadra nessa situação pode recuperar a senha através do envio de um SMS, que possibilita a sua alteração de forma imediata, da seguinte forma:

  • Depois de selecionar a opção Código por SMS terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher.

  • Após ter escolhido Recuperar senha, é-lhe enviado um código de 6 dígitos por SMS para o telemóvel. Terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo.

  • A partir deste momento, pode escolher uma nova senha de acesso. Assim que clicar no botão “Alterar”, a senha anterior é imediatamente cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha escolhida por si.

Frisamos que se escolher a opção “Carta” deverá aguardar até cinco dias úteis para receber a nova senha do Portal das Finanças em seu domicílio fiscal através de correspondência. É importante mencionar que nesse caso, a senha anterior é cancelada de imediato.

Em ambas as opções de recuperação de senha, o contribuinte deverá selecionar e responder à pergunta de segurança que fora anteriormente por si escolhida.

2 – Sem telemóvel fiabilizado

Para aqueles que não têm um contato de telefone fiabilizado, a única forma de recuperar a senha do Portal das Finanças é a opção de recuperação através de carta.

Assim, terá também que selecionar e responder à pergunta de segurança, prosseguindo com o cancelamento da senha anterior. Por norma, num prazo de cinco dias úteis receberá uma correspondência contendo a nova senha de acesso.

Dado que a nova senha será enviada através do correio, é essencial garantir que tem o seu domicílio fiscal atualizado.

Segundo a nossa experiência, recuperar a senha de Finanças é cada vez mais simples e rápido e por isso, não há razão para ficar preocupado.

São muitas as pessoas que nos contactam com esta questão: “Perdi a senha das Finanças, o que posso fazer para recuperá-la”, mas a resposta é bastante simples: basta solicitar uma nova senha e garantir que o domicílio fiscal está certo.

Veja também:

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt