Início / Artigos / Impostos e Legislação / Perdi a Senha do Portal das Finanças: como recuperar

Perdi a Senha do Portal das Finanças: como recuperar

Perdi a Senha do Portal das Finanças: como recuperar

Dúvidas sobre o IRS 2022?

Grupo Facebook: IRS 2022 - Tudo o que precisas saber

Com a aproximação da data limite de entrega da declaração de IRS de 2020 é imprescindível que os contribuintes se certifiquem que ainda têm a senha de acesso ao Portal das Finanças.

Uma pergunta muito comum neste momento é: “Perdi a senha das Finanças, o que devo fazer agora?”. A maioria das pessoas não utiliza o Portal das Finanças de forma regular e por isso é comum que se esqueça dos dados de acesso.

Sem a sua senha de acesso não terá forma de aceder à sua área privada de contribuinte e também ficará incapacitado de dar resposta célere a algumas das suas obrigações fiscais.

Lembre-se que através do Portal das Finanças é possível obter documentos importantes, como a última declaração do IRS, ou verificar qual é a sua taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), por exemplo.

A par disso pode solicitar de forma gratuita inúmeras declarações ou documentos fiscais. Resumidamente, é imprescindível nos dias de hoje ter acesso a este portal.

Caso tenha perdido a sua senha, não é preciso ficar desesperado, pois esta situação é comum especialmente com a proximidade da data de entrega da declaração do IRS.

Por isso, tendo em vista que a data limite para entrega da declaração é até dia 30 de junho, é preciso verificar o quanto antes se ainda se lembra da senha ou se a mesma ainda está a funcionar devidamente.

Se todo o processo for realizado de forma atempada, irá certamente receber a sua nova senha de acesso ao portal de finanças a tempo.

Veja também: Como preencher o IRS 2022

Recuperar a senha das Finanças

Como recuperar a senha das Finanças

Se depois de procurar a senha não a encontra, está na hora de perceber como a poderá recuperar.

Saiba desde já que pode contar com a informação disponibilizada no próprio Portal, onde todo o processo de recuperação é explicado de forma pormenorizada.

De acordo com um documento PDF disponibilizado no próprio site, intitulado de “Saiba tudo sobre senhas de acesso ao Portal das Finanças” é possível recuperar a senha de duas maneiras distintas.

Perceba como com a nossa explicação.

1 – Através do telemóvel

Neste caso é preciso que o contribuinte já tenha o contato telefónico fiabilizado junto do Portal das Finanças. É importante considerar que só consegue alocar um número de telefone a cada senha das Finanças.

Quem se enquadra nessa situação pode recuperar a senha através do envio de um SMS, que possibilita a sua alteração de forma imediata, da seguinte forma:

  • Depois de selecionar a opção Código por SMS terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher.

  • Após ter escolhido Recuperar senha, é-lhe enviado um código de 6 dígitos por SMS para o telemóvel. Terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo.

  • A partir deste momento, pode escolher uma nova senha de acesso. Assim que clicar no botão “Alterar”, a senha anterior é imediatamente cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha escolhida por si.

Frisamos que se escolher a opção “Carta” deverá aguardar até cinco dias úteis para receber a nova senha do Portal das Finanças em seu domicílio fiscal através de correspondência. É importante mencionar que nesse caso, a senha anterior é cancelada de imediato.

Em ambas as opções de recuperação de senha, o contribuinte deverá selecionar e responder à pergunta de segurança que fora anteriormente por si escolhida.

2 – Sem telemóvel fiabilizado

Para aqueles que não têm um contato de telefone fiabilizado, a única forma de recuperar a senha do Portal das Finanças é a opção de recuperação através de carta.

Assim, terá também que selecionar e responder à pergunta de segurança, prosseguindo com o cancelamento da senha anterior. Por norma, num prazo de cinco dias úteis receberá uma correspondência contendo a nova senha de acesso.

Dado que a nova senha será enviada através do correio, é essencial garantir que tem o seu domicílio fiscal atualizado.

Segundo a nossa experiência, recuperar a senha de Finanças é cada vez mais simples e rápido e por isso, não há razão para ficar preocupado.

São muitas as pessoas que nos contactam com esta questão: “Perdi a senha das Finanças, o que posso fazer para recuperá-la”, mas a resposta é bastante simples: basta solicitar uma nova senha e garantir que o domicílio fiscal está certo.

Veja também:

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

Ebook Como preencher o IRS 2022

33 comentários em “Perdi a Senha do Portal das Finanças: como recuperar”

  1. Boa tarde Mónica, que tipo de renda procura ajuda? Poderá solicitar à Segurança Social alguns apoios ou complementos contudo os valores não são consideravelmente altos.
    Verifique junto desta entidade qual o apoio mais indicado para a sua situação.

  2. BOA TARDE PERDI A MNHA SENHA DAS FINANCAS E N SEI A RESPOSTA A PERGUNTA. COMO FACO PARA PEDIR OUTRA SENHA?

  3. Perdi SENHA e não lembro me de pergunta e resposta para recuperar!!!!o que é que devo fazê-lo???obrigada.

  4. Boa noite, perdi a minha senha, não sei qual é a minha pergunta secreta já tentei recuperar senha e não consigo. Como faço?

  5. Boa noite,
    Como faço para recuperar a minha palavra passe, assim sendo que me.esqueci também da minha pergunta é da resposta secreta

  6. Não me lembra da pergunta de segurança nem da resposta para recuperar a senha das finanças , como faço agora?

  7. Boa tarde perdi a minha senha não sei qual é a minha frase secreta já tentei recuperar senha e não consigo que faço?

  8. Boa tarde, já não me lembro do numero da minha senha, nem o da pergunta de segurança que é o nome do meu livro preferido, o que devo fazer? Já fui duas vezes as finanças pelo mesmo motivo e sempre me disseram que fizesse online e não vejo como fazer, ja tentei várias vezes e nao vejo opções alternativas.

  9. Bom dia,

    Só tenho uma tentativa para abrir o e- faturas e não me lembro da minha senha. Amanha termina o prazo.

    Se tentar amanha tenho mais tentativas ?

    obrigada,

  10. Perdi a senha do meu filho e não me lembro da pergunta de segurança, como faço?

  11. Perdi a senha do meu filho, mas não me lembro da resposta para recuperar , o que fazer?

  12. Perdi a senha do meu filho e não me lembro da pergunta de segurança, como faço?

  13. Perdi a minha senha mas também não me lembro da resposta da pergunta como faço para pedir nova senha
    Obrigada

  14. Perdi a senha dos meus filhos e não sei qual foi a pergunta de segurança, nem a resposta, gostaria que me pudessem ajudar, obrigada.

  15. matilde não me recordo da pergunta de segurança para recuperar a minha senha das finanças

  16. Perdi a minha das finanças mas nao me recordo da resposta a pergunta de segurança como faço

  17. O meu pai não se lembra da palavra passe nem da palavra de segurança o que faço para adquirir uma nova senha??

  18. Os meus pais não se lembram da palavra passe nem da palavra de segurança o que faço para adquirir uma nova senha??

  19. Como alterar a palavra / resposta de segurança. Já tenho a nova password, mas não sei como alterar ou adicionar a pergunta de segurança.

  20. não recordo a pergunta de segurança para recuperar minha senha

  21. Não me recordo da palavra de segurança que usei no acto de registo. que hei-de fazer para adqirir nova senha?

  22. A minha avó não sabe a palavra passe para fazer o IRS, e também não se lembra da pergunta. Como faço para ela recuperar a senha ou adquirir uma nova?

    Agradecia que me pudesses ajudar o quanto antes…

    Obrigado

  23. como posso recupera senha , nao me recordo da resposta de segurança. agradecia ajuda o mais breve possivel

  24. Nao me recordo da pergunta segurança para re superar a senha

  25. não me recordo da palavra de segurança para recuperar senha. NIF:

Comentários fechados.