Início / Artigos / Dicas Úteis / Melhores locais para ir na passagem de ano 2021 – 2022

Melhores locais para ir na passagem de ano 2021 – 2022

Melhores locais para ir na passagem de ano 2021 – 2022

2021 está a terminar e com ele vêm as festas de passagem de ano, o aluguer de casas e toda a preparação para entrar no novo ano com toda a “pompa e circunstância” que a ocasião merece.

Enquanto muitas pessoas já têm as suas casas alugadas, existem ainda outras que não sabem muito bem como é que será o seu programa para esta data específica.

De forma a facilitar a sua vida, o NValores pesquisou sobre os melhores locais para ir na passagem de ano 2021 – 2022, sem que tenha de gastar muito dinheiro.

Conheça-os de seguida.

Bons destinos para a Passagem de Ano 2021 – 2022

Infelizmente, antes de sugerirmos alguns destinos para a passagem de ano, temos que informar que algumas das principais cidades anunciaram o cancelamento das festividades.

O motivo diz respeito ao agravamento da situação pandémica em muitos países da Europa, o que levou o Governo a tomar medidas de restrição para conter a propagação da Covid-19.

Por isso, foram já várias as cidades de norte a sul do País que anunciaram o cancelamento das festas de passagem de ano, e nelas inclui-se Lisboa.

Carlos Moedas, autarca da cidade, referiu numa entrevista recente que está ainda “a estudar se haverá ou não fogo de artifício”.

No Norte do País, também muitos concelhos anunciaram que não realizarão as festividades da passagem de ano.

São estes os concelhos de Espinho, Matosinhos, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Braga e Guimarães.

No Porto, pelo segundo ano consecutivo, também não haverão comemorações de rua para a passagem de ano 2021 – 2022.

No Algarve, os concelhos de Faro, Loulé e Albufeira também decidiram cancelar as comemorações.

Contudo, não se dececione, pois existem muitos destinos onde pode comemorar a sua passagem de ano de forma memorável.

Independentemente do destino que tenha escolhido, à meia noite de dia 31 de dezembro, uma grande parte da população portuguesa irá brindar a chegada de 2022 com champanhe e comer as 12 passas (típica tradição), enquanto se pedem 12 desejos, um por cada mês do novo ano.

Veja também: Apartamentos disponíveis em Lisboa para a passagem de ano 2022

1 – Passagem de ano na Serra do Gerês

Este ano opte por inovar e passe a passagem de ano junto da família e dos amigos no meio da natureza.

A Serra do Gerês é o local perfeito para quem gosta deste tipo de conexão e procura comemorar esta data de uma forma mais tranquila.

Localizado entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, o Parque irá surpreendê-lo com paisagens incríveis, marcadas por uma vegetação densa, montanhas rochosas e várias cascatas.

Visite as aldeias, castelos, trilhos e cascatas únicas da região. Com tanta variedade é possível criar um roteiro bastante diversificado para conhecer todas as atrações turísticas da região.

2 – Passagem de ano na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a segunda montanha mais alta de Portugal e localiza-se na Região das Beiras, no centro da metade norte do País, onde há o Parque Natural da Serra da Estrela.

O cenário natural é deslumbrante, formado por neve, paisagem e trilhos para uma passagem de ano com diversão e aventuras.

Durante a noite, o melhor será aproveitar o calor de uma lareira, ao sabor de um bom vinho, junto com aquela pessoa especial.

Embora não haja propriamente concertos e fogo de artifício, pode aproveitar os chalés e as pequenas casas na montanha. Seia, Manteigas e Gouveia são outras localidades do Parque Natural da Serra da Estrela onde pode optar pelas casas de Turismo Rural para passar estas miniférias.

Uma opção romântica e que foge do convencional para criar lembranças inesquecíveis.

3 – Passagem de ano na Madeira

Se quer uma nova experiência, o fim de ano na Madeira é um acontecimento único e imperdível. Tem provavelmente o fogo de artifício mais bonito do mundo (já foi incluído no Livro dos Recordes do Guiness como “O maior espetáculo de fogo de artifício do Mundo”).

O espetáculo tem um tempo aproximado de 10 minutos e está distribuído por diversos pontos da cidade, nomeadamente no anfiteatro do Funchal, na orla marítima, no mar e ainda tem um posto de queima na Ilha do Porto Santo.

Uma vez que o melhor sítio para ver este espetáculo é o mar, existem muitas companhias de barcos e agências de viagens que promovem para esta noite pequenas viagens, de forma a que possa viver esta experiência na sua totalidade.

Saiba ainda que os festejos de Natal e de passagem de ano na Madeira, não se resumem apenas a dia 31 de dezembro. Muito pelo contrário. Iniciam-se no início de dezembro e apenas terminam a dia 6 de janeiro (Dia de Reis).

4 – Passagem de ano na Ilha das Flores

A Ilha das Flores é uma das nove que fazem parte do arquipélago dos Açores, com uma paisagem natural deslumbrante.

Para uma passagem de ano 2021 – 2022 tranquila e longe da agitação dos grandes centros, este é um dos destinos perfeitos.

Na Ilha das Flores existem 7 lagoas, todas muito diferentes umas das outras, que devem ser visitadas durante a sua estadia.

O melhor é que todas elas estão localizadas na zona central da ilha e pode visitá-las na mesma viagem sem problemas.

O Poço da Ribeira do Ferreiro e a Rocha dos Bordões também devem estar incluídos no seu roteiro de passagem de ano na Ilha das Flores.

5 – Passagem de ano no Alentejo e Centro

O final de ano é sempre um bom pretexto para sair da rotina e aproveitar umas mini férias, e o Alentejo ou centro do País são sempre boas opções.

As pequenas localidades costeiras e as vilas de pescadores no Centro de Portugal e no Alentejo são locais bastante concorridos e animados nesta altura do ano.

Apesar de a Câmara Municipal da Nazaré ter anunciado o cancelamento das festividades da passagem de ano, há outras regiões onde pode aproveitar para comemorar.

São elas Aveiro, Praias de Vieira de Leiria, Peniche, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes ou Zambujeira do Mar.

Mais uma vez a pandemia veio atrapalhar os nossos planos e comemorações de fim de ano. Mas não se deixe abalar por isso.

Inspire-se nas nossas dicas de destinos para a passagem de ano 2021 – 2022 e mantenha-se protegido, seguindo as medidas de contenção do vírus!

Veja também: 20 sites para fazer compras de Natal online

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais: