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Faz pagamentos por Multibanco, então tenha cuidado

YOUNITED S.A. – Sucursal em Portugal, com nome comercial YOUNITED CREDIT, NIPC 980779359, com sede em Av. Duque de Loulé, 12 –1050-093 Lisboa, com código IF 3574 emitido pelo Banco de Portugal, inscrita na ORIAS como mediador de seguros na qualidade de agente de seguros nos ramos vida e não vida sob o número 11061269, registada na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para o exercício da atividade de mediação de seguros, com o número de reporte 924050235.

Faz pagamentos por Multibanco, então tenha cuidado

Em Portugal é extremamente comum ir às compras e pagar com o cartão multibanco (praticamente todas as pessoas o fazem) que funciona com o débito da conta ao qual está associado, bastando para isso colocar “verde – código – verde”.

Este simples gesto que faz parte da vida dos portugueses sofreu uma pequena alteração no início de junho, e esta, mesma sem dar conta pode prejudicar a sua carteira (pois poderá estar a pagar as suas compras do dia-a-dia com um cartão de crédito e não de débito).

Alterações nos pagamentos por multibanco

Caso ainda não tenha reparado, em muitos locais existe agora um novo passo a dar aquando dos pagamentos por multibanco (a escolha do tipo de cartão que quer utilizar na hora de pagar a conta).

A pergunta que tem estado na mente dos portugueses nos últimos dias é “porque é que esta alteração à forma de pagamento nos multibancos foi feita?

A SIBS (que é responsável pela rede multibanco nacional) indica que esta alteração decorre de um regulamento europeu (Regulamento Europeu 751/2015) de taxas de câmbio e que não tem qualquer custo para o cliente (tendo em consideração o tipo de cartão que seja utilizado durante a transação).

O que acontece é que sempre que uma tipologia de cartão disponibilize várias marcas de pagamento (VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro ou Multibanco) o titular do mesmo passa a poder escolher qual a marca que quer utilizar para realizar aquele pagamento especifico.

É importante estar atento durante os próximos meses a esta questão, e confirmar sempre com o colaborador da loja qual o tipo de pagamento que prefere, pois a mesma poderia não ter qualquer impacto, se não fosse o caso de acarretar custos extra para si (uma vez que os cartões de crédito têm taxas de juro bastante altas associadas à sua utilização).

Salientamos desde já, que a opção que vem pré-definida nos mesmos é a opção de cartão de crédito (uma vez que se trata da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente), levando assim a que milhares de pessoas estejam a ser prejudicadas pela falta de informação relativamente a este tema.

Afinal o que muda nos pagamentos por multibanco em 2016?

Na prática, e de acordo com os esclarecimentos da SIBS e da Unicre, não muda nada para os consumidores, e esta última, encontra-se atualmente a informar os seus clientes – comerciantes e utilizadores de cartões – esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir sobre esta nova opção.

A Redunicre está igualmente a contactar toda a sua rede de comerciantes, através de diversos meios, dando informação pormenorizada sobre o funcionamento da nova opção e sobre os serviços disponibilizados nos terminais (assim como as taxas de contratação de serviços que variam entre 0,8% e 1,1% de acordo com o tipo de pagamento efetuado – débito ou crédito).

Assim sendo, é possível dizer que a opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca MULTIBANCO ou outra marca internacional.

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Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

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3 comentários em “Faz pagamentos por Multibanco, então tenha cuidado”

  1. “No seguimento da sua questão, os seus cartões são os dois de débito ou ambos são também de crédito?”

    São os dois de débito só.

    Assim como sendo os dois de débito também se aplica a alteração de pagar entre multibanco e crédito?
    Ou no ato de pagamento o procedimento é igual antes desta alteração?

    Obrigado

  2. Boa tarde Paulo Guerreiro,
    No seguimento da sua questão, os seus cartões são os dois de débito ou ambos são também de crédito?
    É que existe uma diferença nesse sentido.
    Todos os cartões estão associados a uma bandeira VISA, MasterCard, Maestro… Mas isso não quer dizer que os mesmos sejam de crédito.
    Se os cartões forem de crédito e débito, deve mencionar ao colaborador da loja que pretende o pagamento via multibanco e não por crédito, e consegue ver no multibanco qual a tipologia que é utilizada.
    Na fatura não vem nenhuma informação que descrimine o tipo de pagamento, mas poderá aceder a um terminal ATM e confirmar se o valor já foi descontado do seu saldo.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  3. Boa noite,

    Eu tenho um cartão de débito que diz “Banco”-VISA ELECTRON e outro “Banco” – MasterCard. Se utilizar algum deles para fazer um pagamento tenho que optar pela opção Multibanco visto ser a que serve o cartão de débito e não ter que pagar por crédito, certo?

    E informar também o colaborador da loja que desejo pagar por Multibanco para não ter a desagradável surpresa de ter algum custo por pagar em crédito, certo?

    Como saberei na fatura/recibo se paguei em débito ou crédito?

    Obrigado

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