Faz pagamentos por Multibanco, então tenha cuidado

Faz pagamentos por Multibanco, então tenha cuidado

By | 2017-05-19T01:32:32+01:00 12/07/2016|Categories: Cartões de Crédito|
Débito direto no multibanco

Em Portugal é extremamente comum ir às compras e pagar com o cartão multibanco (praticamente todas as pessoas o fazem) que funciona com o débito da conta ao qual está associado, bastando para isso colocar “verde – código – verde”.

Este simples gesto que faz parte da vida dos portugueses sofreu uma pequena alteração no início de junho, e esta, mesma sem dar conta pode prejudicar a sua carteira (pois poderá estar a pagar as suas compras do dia-a-dia com um cartão de crédito e não de débito).

Alterações nos pagamentos por multibanco

Caso ainda não tenha reparado, em muitos locais existe agora um novo passo a dar aquando dos pagamentos por multibanco (a escolha do tipo de cartão que quer utilizar na hora de pagar a conta).

A pergunta que tem estado na mente dos portugueses nos últimos dias é “porque é que esta alteração à forma de pagamento nos multibancos foi feita?

A SIBS (que é responsável pela rede multibanco nacional) indica que esta alteração decorre de um regulamento europeu (Regulamento Europeu 751/2015) de taxas de câmbio e que não tem qualquer custo para o cliente (tendo em consideração o tipo de cartão que seja utilizado durante a transação).

O que acontece é que sempre que uma tipologia de cartão disponibilize várias marcas de pagamento (VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro ou Multibanco) o titular do mesmo passa a poder escolher qual a marca que quer utilizar para realizar aquele pagamento especifico.

É importante estar atento durante os próximos meses a esta questão, e confirmar sempre com o colaborador da loja qual o tipo de pagamento que prefere, pois a mesma poderia não ter qualquer impacto, se não fosse o caso de acarretar custos extra para si (uma vez que os cartões de crédito têm taxas de juro bastante altas associadas à sua utilização).

Salientamos desde já, que a opção que vem pré-definida nos mesmos é a opção de cartão de crédito (uma vez que se trata da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente), levando assim a que milhares de pessoas estejam a ser prejudicadas pela falta de informação relativamente a este tema.

Afinal o que muda nos pagamentos por multibanco em 2016?

Na prática, e de acordo com os esclarecimentos da SIBS e da Unicre, não muda nada para os consumidores, e esta última, encontra-se atualmente a informar os seus clientes – comerciantes e utilizadores de cartões – esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir sobre esta nova opção.

A Redunicre está igualmente a contactar toda a sua rede de comerciantes, através de diversos meios, dando informação pormenorizada sobre o funcionamento da nova opção e sobre os serviços disponibilizados nos terminais (assim como as taxas de contratação de serviços que variam entre 0,8% e 1,1% de acordo com o tipo de pagamento efetuado – débito ou crédito).

Assim sendo, é possível dizer que a opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca MULTIBANCO ou outra marca internacional.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:32+01:00 12/07/2016|Categories: Cartões de Crédito|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

3 Comments

  1. Paulo Guerreiro 26/09/2016 at 16:02 - Reply

    “No seguimento da sua questão, os seus cartões são os dois de débito ou ambos são também de crédito?”

    São os dois de débito só.

    Assim como sendo os dois de débito também se aplica a alteração de pagar entre multibanco e crédito?
    Ou no ato de pagamento o procedimento é igual antes desta alteração?

    Obrigado

  2. Paulo Guerreiro 18/09/2016 at 00:19 - Reply

    Boa noite,

    Eu tenho um cartão de débito que diz “Banco”-VISA ELECTRON e outro “Banco” – MasterCard. Se utilizar algum deles para fazer um pagamento tenho que optar pela opção Multibanco visto ser a que serve o cartão de débito e não ter que pagar por crédito, certo?

    E informar também o colaborador da loja que desejo pagar por Multibanco para não ter a desagradável surpresa de ter algum custo por pagar em crédito, certo?

    Como saberei na fatura/recibo se paguei em débito ou crédito?

    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 23/09/2016 at 14:40 - Reply

      Boa tarde Paulo Guerreiro,
      No seguimento da sua questão, os seus cartões são os dois de débito ou ambos são também de crédito?
      É que existe uma diferença nesse sentido.
      Todos os cartões estão associados a uma bandeira VISA, MasterCard, Maestro… Mas isso não quer dizer que os mesmos sejam de crédito.
      Se os cartões forem de crédito e débito, deve mencionar ao colaborador da loja que pretende o pagamento via multibanco e não por crédito, e consegue ver no multibanco qual a tipologia que é utilizada.
      Na fatura não vem nenhuma informação que descrimine o tipo de pagamento, mas poderá aceder a um terminal ATM e confirmar se o valor já foi descontado do seu saldo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

Leave A Comment