O que saber antes de emigrar

O que Saber Antes de Emigrar

By | 2019-06-20T19:38:25+01:00 16/08/2014|Categories: Emprego|Tags: |
O que deve saber antes de emigrar

O número de portugueses que opta por abandonar o país continua a aumentar. A crise financeira que afeta o país, a dificuldade em encontrar emprego, a falta de perspetivas profissionais, são fatores que levam milhares de portugueses a abandonar o país todos os meses. Contudo, antes de emigrar deve procurar analisar a sua situação, para garantir que tem realmente capacidade para dar esse passo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, emigrar não é uma decisão que deve ser tomada de forma impulsiva. É importante saber o que fazer antes de emigrar, que documentos serão necessários dependendo do país de destino, quais são as perspetivas de emprego no país de acolhimento, etc.

Sair do país de forma precipitada e não planeada, pode ter um resultado completamente oposto ao desejado e agravar ainda mais a situação de algumas pessoas.

O Que Saber Antes de Emigrar: Analise As Dificuldades Mais Comuns

Ao chegar a um novo país, as pessoas têm que enfrentar diversas dificuldades. Dificuldades de caracter social, problemas de adaptação, saudades da família e do país natal, outras exigências a nível laboral, são apenas alguns dos aspetos que podem condicionar o sucesso na chegada a um novo país.

Uma das principais dificuldades que os portugueses enfrentam quando iniciam uma aventura laboral fora do país é o maior grau de exigência a nível técnico. Esta questão levanta-se sobretudo em profissões como a Engenharia Civil e a Arquitetura.

Adicionalmente, muitos portugueses chegam aos seus destinos sem estarem efetivamente preparados para mercados laborais mais competitivos, onde terão que enfrentar a concorrência de centenas ou milhares de outros profissionais, tão ou mais qualificados.

Esta concorrência, leva a que muitas vezes seja necessário trabalhar mais horas do que o inicialmente previsto, algo que também pode ser um problema.

Não Viaje No Escuro

Nos últimos anos sucedem-se as notícias sobre trabalhadores portugueses que arriscaram tudo para sair do país e que acabaram por passar graves dificuldades. Já todos lemos notícias de pessoas que deixaram os seus empregos e venderam todas as suas posses, para cumprirem o desejo de emigrar.

Vender tudo antes de emigrar é um ato evidente de desespero, por parte de quem procura encontrar meios que lhe permitam subsidiar a viagem e suportar o custo de vida durante os primeiros meses, até que finalmente consiga encontrar um emprego.

Acontece, que muitas vezes, as semanas e os meses passam e o tão ambicionado emprego acaba por nunca chegar, o que coloca as pessoas em situações insustentáveis. Por isso, é muito importante que tudo seja extremamente bem planeado e pensado antes que seja dado o passo de emigrar.

Caso contrário, é possível que a decisão de emigrar acabe por resultar em condições de vida ainda piores, do aquelas que as pessoas tinham em Portugal, com o agravante de não terem por perto qualquer suporte familiar, nem amizades que permitam superar os obstáculos mais facilmente.

Antes de emigrar, procure garantir que tem emprego certo no país de destino e que tem dinheiro suficiente para fazer face a qualquer eventualidade. Imprevistos acontecem quando mesmo se espera e até mesmo quem viaja com emprego garantindo pode encontrar situações que não esperava, pelo que é importante viajar com uma quantia substancial, que permita aguentar as despesas básicas (rendas, alimentação, transportes e até a eventual viagem de regresso), durante vários meses.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-06-20T19:38:25+01:00 16/08/2014|Categories: Emprego|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment