O que é a Inflação?

O que é a Inflação?

By | 2019-01-23T19:04:39+00:00 06/08/2014|Categories: Banca|

A inflação é um tema do interesse geral, e no início de cada ano civil este termo torna-se algo quase corriqueiro, de tão frequente que surge nos meios de comunicação social.

Mas afinal o que é a inflação?

Podemos definir a inflação como um aumento generalizado dos preços de bens e serviços. Ou seja, com 1 euro passa-se a conseguir comprar menos bens ou serviços e o poder de compra fica reduzido.

A taxa de inflação é calculada com base num cabaz de produtos médios, mas mais à frente explicaremos esta parte melhor.

Mas também existe a situação oposta à inflação, ou seja, uma diminuição generalizada dos preços dos bens e serviços, ainda que não seja uma situação frequente nem benéfica para o desenvolvimento económico dos países. A esta situação chama-se de deflação.

Por norma, a deflação só surge em resposta a crises económicas, quando a procura diminui e a quantidade produzida não é ajustada atempadamente, fazendo com que haja um excesso de produção no mercado e obrigando a uma redução do preço de venda para promover o escoamento dos produtos em causa e evitar perdas ainda maiores.

Embora a ideia de deflação possa parecer atrativa para a maioria da população, a verdade é que este conceito apenas tende a surgir quando a conjuntura económica é francamente negativa.

Como se faz o cálculo da taxa de inflação

Como se faz o cálculo da taxa de inflação

A taxa de inflação (ou deflação) é calculada todos os anos e é apresentada na forma de percentagem, indicando qual o aumento ou diminuição da generalidade de preços dos bens e serviços.

Contudo, para se fazer o seu cálculo não basta fazer uma média aritmética de todos os bens e serviços disponibilizados ao longo do ano, até porque isso seria impossível de contabilizar.

O cálculo da taxa de inflação é feito tendo em conta que alguns bens ou serviços têm um peso maior no orçamento de todas as famílias. Dessa forma, esses bens ou serviços têm um peso maior no mesmo cálculo. Assim, produtos como a eletricidade e combustível têm um peso maior do que o açúcar ou a farinha para se chegar ao valor da taxa de inflação.

O cálculo da taxa de inflação também tem em conta o facto de casa família ter os seus próprios hábitos de compras e por isso o cabaz de produtos que é considerado é bastante diversificado, incluindo vários tipos de produtos, como:
Produtos de consumo rápido, como os produtos alimentares, combustíveis, etc.

Produtos duradouros, como é o caso do vestuário e calçado, equipamentos, entre outros serviços, como por exemplo o cabeleireiro, seguros, aluguer de casa, restaurantes, etc.

O conjunto de todos estes produtos forma um cabaz de produtos que serve de base para fazer-se a comparação de preços entre um determinado período de tempo (normalmente 1 ano) e encontrar a taxa de inflação ou deflação desse mesmo período.

Na zona euro a taxa de inflação é calculada mensalmente, mas é a taxa de inflação anual que tem uma influência verdadeira em eventuais aumentos salariais, que têm como objetivo permitir que as pessoas mantenham o mesmo nível de poder de compra que tinham antes dos aumentos dos preços.Inflação de Portugal em 2014

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-01-23T19:04:39+00:00 06/08/2014|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment