O que cobre o seguro automóvel?

O seguro automóvel é obrigatório em Portugal e por essa razão todas as pessoas que têm um veículo motorizado devem ter um seguro, mas a verdade é que muitas pessoas não sabem o que cobre o seguro automóvel.

Se vai fazer um seguro automóvel novo deve saber o que cobre o seguro automóvel, só assim poderá encontrar a opção de seguro que melhor se adequa às suas necessidades e perfil de condutor.

Seguro automóvel obrigatório

O seguro automóvel obrigatório diz respeito ao seguro de responsabilidade civil.

Com este seguro, todas as indemnizações por danos materiais e corporais causados em terceiros estão incluídas, ou seja, no caso de provocar um acidente automóvel, o seguro é responsável pelo pagamentos de todas as despesas relacionadas com os danos materiais (carro) ou corporais (tratamentos necessário para as pessoas) do veículo e pessoas em quem embateu e também sobre os passageiros do seu carro.

De forma resumida, o seguro de responsabilidade civil cobre todo o tipo de despesas relacionadas com o acidente provocado por si, à exceção dos danos no seu veículo e eventuais tratamentos médicos que possa necessitar.

Os limites ligais que esse seguro tem de assegurar têm os seguintes valores por acidente:

  • 5.000.000 € para danos corporais
  • 1.000.000 € para danos materiais

Outros tipos de seguros automóveis

As seguradoras oferecem seguros automóveis com opções de coberturas bastante mais completas, que devem ser consideradas e avaliadas sempre que considerar fazer um seguro automóvel novo ou quando pretende trocar o seu seguro atual.

Cada seguradora tem a autonomia para criar os seus seguros automóveis, com combinações de coberturas e limites de pagamento variáveis, por isso é impossível apresentar todas as coberturas e respetivos limites que as seguradoras oferecem.

Ainda assim, podemos apontar as coberturas mais frequentes que as seguradoras incluem nos seus seguros automóveis, sendo elas:

  • Quebra isolada de vidros
  • Fenómenos da natureza
  • Danos próprios (incluifurto ou roubo, raio e explosão, incêndio, colisão e capotamento, choque)
  • Atos de vandalismo
  • Atos maliciosos
  • Perda total do veículo
  • Valor em novo
  • Proteção jurídica
  • Capital extra para responsabilidade civil
  • Assistência em viagem
  • Veículo de substituição (em caso de sinistro ou avaria)
  • Bagagens

Verifique qual o tipo de cobertura de que necessite na sua viatura e fale com as várias seguradoras disponíveis no mercado. Só através da pesquisa e negociação é que conseguirá um seguro automóvel com as coberturas que deseja e o melhor preço do mercado.

Com este artigo, respondemos à sua questão, “o que cobre o seguro automóvel?” e esperamos ter ajudado a clarificar essa dúvida.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt