Novidades na educação em 2018 - NValores

Novidades na educação em 2018

By | 2018-09-07T18:20:23+00:00 07/09/2018|Categories: Dicas Úteis|Tags: |
Regresso às escola

Com a chegada do novo letivo, chegam também algumas novidades ao nível da Educação em 2018.

O Governo definiu um conjunto de apoios e complementos educativos, no sentido de contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar.

Se tem filhos menores, este artigo é para si!

pedir crédito pessoal

Apresentamos algumas medidas do Orçamento de Estado para 2018.

Mudanças na educação em 2018

1 – Distribuição de fruta gratuita

Sabendo que muitas escolas já tem como rotina a distribuição de fruta no período da manhã e muito bem, em 2018/2019 esta medida passa a ser obrigatória para todas as valências de pré-escolar em estabelecimentos de ensino público.

2 – Cantinas e refeitórios escolares públicos com fiscalização

A higiene e segurança nos refeitórios escolares são imperativos, assim, esta medida visa assegurar a qualidade das refeições, bem como adequar às necessidades das crianças.

O Governo em 2018/2019 irá passar a fiscalizar as cantinas e refeitórios escolares para garantir o bom funcionamento das mesmas.

No que se refere às refeições o orçamento de estado prevê alargar os serviços nos períodos de férias (Natal e da Páscoa) para os alunos beneficiários da ação social escolar.

Veja também: Preço das refeições escolares

3 – Números de alunos por sala mais reduzido

Esta medida começou a ser implementada no ano transato, mas surge este ano com o modelo definido para todos os estabelecimentos públicos de ensino básico.

Assim, pretende-se que as turmas do 1º ciclo de estudos tenham até 24 alunos, o 2º ciclo entre 24 a 28 alunos.

No que se refere ao ensino secundário as turmas devem rondar os 24 alunos por sala. Esta medida visa melhorar as aprendizagens significativas das crianças e adolescentes.

4 – Distribuição gratuita de manuais escolares

Outra alteração na educação em 2018 passa por assegurar a gratuitidade dos manuais escolares e outros recursos didático-pedagógicos formalmente adaptados para o ensino básico.

Assim no ano de 2018 este benefício será abrangido não só por alunos do 1º ciclo, mas a todos os alunos do 2º ciclo do ensino que frequentem o ensino público também.

É de salientar que esta medida vai ao encontro do princípio da reutilização, podendo incluir livros em segundo mão.

Veja também: Manuais escolares para ano letivo de 2018 – 2019

5 – Passe social 4_18@escola.tp para todos

Outra medida para o novo ano letivo 2018/2019 é relativo ao Passe social 4_18, este passe mensal terá um desconto de 25% sobre o preço em vigor.

Qual o melhor crédito consolidado?

Passa abranger todas as crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos.

Contudo, para ter acesso a este passe não pode estar abrangido pelo transporte escolar.

Veja também: Subsídio para transporte escolar

6 – Comparticipação em visitas de estudo

Esta medida já iniciada no ano 2017 refere-se às visitas de estudo para os escalões A e B da Ação Social Escolar, assim sendo, o Governo prevê que este ano de 2018 terá a sua maior incidência financeira.

Assim, pretende-se promover a equidade e evitar que algumas crianças não possam beneficiar das visitas de estudo programadas pelas escolas, visitas estas importantes porque na maioria das vezes servem para consolidar conhecimentos.

Para completar o conjunto de medidas pelo Governo e esta já iniciada no ano transato, temos a ocupação plena, isto é, oferta de atividades de enriquecimento curricular como é o caso do inglês desde do 1º ciclo de estudos.

Agora já conhece medidas do estado para a educação escolar em 2018/2019.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-09-07T18:20:23+00:00 07/09/2018|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

About the Author:

Ricardo Rodrigues é CEO e Fundador do NValores desde 2013. Plataforma para pedir crédito online. Nomeadamente crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt
crédito urgente