Negócios de Sucesso

Negócios de Sucesso

By | 2017-05-19T01:32:48+01:00 25/06/2015|Categories: Empreendedorismo|

Sabia que a crise e a prosperidade podem ser duas palavras facilmente relacionadas? A verdade é que os tempos de crise inspiram muitas pessoas a iniciar negócios de sucesso. Quando uma boa parte da população tem que apertar o cartão à bolsa, uma pequena minoria consegue encontrar boas oportunidades de negócio.

Qual o segredo? A fórmula é simples: o importante é procurar modelos de negócios que vão de encontro às necessidades das pessoas.

Todos sabemos que a crise económica que tomou conta de Portugal provocou uma forte estagnação e até a contração da economia. Milhares de empresas portuguesas não resistiram à diminuição do poder de compra de grande parte da população e foram obrigadas a fechar as portas.

Contudo, também não é muito difícil encontrar o oposto: exemplos de empreendedores que olharam para a crise com uma oportunidade de criar negócios de sucesso. Se os negócios que outrora prosperavam deixaram de conseguir subsistir é importante olhar para o mercado e antecipar novas oportunidades.

Há sempre lugar para o surgimento de novos negócios de sucesso, desde que estes sejam capazes de corresponder às exigências dos novos tempos. Hoje, grande parte da população tem necessidades diferentes daquelas que existiam há 10 anos atrás.

A crise fez com que as pessoas começassem a valorizar aspetos com a poupança e o acesso a serviços e a produtos low cost. Este conceito está em voga, não apenas em Portugal, mas um pouco por toda a Europa.

Além do conceito low cost, que pode ser aplicado a quase todas as áreas, também no setor da saúde e da alimentação continua a ser possível lançar negócios de sucesso, já que estas áreas representam necessidades permanentes por parte da população.

Assim, podemos ressalvar que as melhores oportunidades de negócios de sucesso estão relacionadas com áreas de primeira necessidade, ou com conceitos de baixo custo. Quando se consegue oferecer um nível razoável de qualidade, em troca de um preço acessível, está-se perto do sucesso.

Investir

1. Áreas com potencial para investir

Como acabámos de referir, os negócios de sucesso não se focam apenas numa área. Existem oportunidades em diversas áreas de negócios e conseguir aproveitá-las é sobretudo uma questão de visão e de capacidade de gestão.

Sabendo que o sucesso de uma oportunidade depende sempre da capacidade de trabalho e das qualidades de questão do investidor, apresentamos uma lista de áreas com potencial para o surgimento de novos negócios de sucesso.

1.1. Restauração

É verdade que fecharam muitas cafés e restaurantes nos últimos anos, mas também não é possível negar que surgiram novos conceitos que alcançaram o sucesso. Aliar um serviço de qualidade a preços acessíveis garante o sucesso neste tipo de negócios.

1.2. Negócios low cost

Viagens aéreas low cost, hostels low cost, refeições low cost, etc. Numa altura em que a crise continua a afetar milhares de famílias portuguesas, o conceito low cost está na moda. Conseguir adaptar este conceito a uma nova área é garantia de negócio sucesso.

1.3. Serviços outsourcing

Numa altura em que as empresas se esforçam ao máximo para reduzir os seus quadros, a aposta no fornecimento de serviços em regime de outsourcing é uma oportunidade que não deve ser ignorada.

1.4. Dieta

A preocupação com a imagem e com a forma física continua presente e não desapareceu com a instabilidade económica. Desta forma, a aposta nesta área criou muitos novos negócios de sucesso.

1.5. Formação

A crise cria situações de desemprego e aumenta a competitividade no mundo laboral. Assim, são muitas as pessoas que procuram novos cursos de formação com o objetivo de se valorizarem profissionalmente.

1.6. Energias Renováveis

A sociedade está hoje mais alerta do que nunca para a necessidade de apostar em energias sustentáveis e menos poluente. Adicionalmente, é necessário referir que esta área é uma das prioridades em termos de apoios comunitários.

1.7. Turismo

Em Portugal, a indústria do turismo continua a crescer bastante acima da média europeia. Os turistas já não procuram apenas as zonas com maior historial turístico do país e por isso começa-se a assistir a uma dinamização turística generalizada, o que abre novas perspectivas de negócio.

1.8. Agricultura biológica

Os consumidores estão cada vez mais informados e muitos dão agora preferência a produtos biológicos. É uma área que dá muito trabalho, mas que pode ser bastante recompensadora.

1.9. Apostar no “Made In Portugal”

Depois de uma espécie de crise de identidade, os produtos fabricados em Portugal estão atualmente a recuperar a sua força e até a conquistar mercados onde nunca tinham conseguindo entrar. Alie o empreendedorismo ao sentimento de amor ao país e encontre um novo negócio.

1.10. Running

Certamente já reparou que o “running” se tornou moda em Portugal. Parece que não há quem resista à tentação de vestir a roupa de desporto e de começar a correr. Isto significa que também nesta área há oportunidades à espera de serem agarradas.

2. Exemplos de negócios de sucesso capazes de resistir à crise

Para que se possa inspirar na sua busca por uma ideia com potencial para se tornar num negócio de sucesso reunimos alguns exemplos de sucesso nacional. Estas pessoas tiveram a coragem de arriscar e foram bem-sucedidas.

2.1. Low-Cost.Come

lowcost.come

O conceito é simples: restauração a baixo custo, apostando numa fórmula que os proprietários desenvolveram, testaram e limaram. De negócio familiar transformou-se numa empresa nacional, disponível em regime de franchising. Existem atualmente 35 restaurantes Low-Cost.Come, espalhados por todo o país.

2.2. Padaria Portuguesa

Padaria portuguesa

Como acontece tanta vez, a “Padaria Portuguesa” nasceu de uma ideia bastante simples: recuperar a tradição da padaria de bairro e o hábito de comprar pão perto de casa. Hoje já existem cerca de 30 lojas da cadeia em Lisboa.

2.3. Nelo

nelo

Em 1978, Manuel Ramos começou a construir os seus próprios kayaks para utilização própria. Com o passar dos anos conseguiu construir uma empresa que se tornou referência internacional na construção de kayaks. Com mais de 30 mil embarcações construídas e sendo a marca favoritas de atletas e equipas de topo, a Nelo ocupa por mérito próprio um lugar de relevo na canoagem mundial.

2.4. Watchful Software

Watchful Software

Poucas empresas de origem portuguesa terão conseguindo crescer tão rapidamente quando a Watchful Software. Esta empresa especializou-se na segurança e classificação da informação e conta hoje com escritórios nos Estados Unidos e em Portugal.

3. O segredo

Muitas pessoas acreditam realmente que existe um segredo por trás dos negócios de sucesso. Porque é que algumas pessoas conseguem ter sucesso em todas a áreas em que apostam?

Não se trata de qualquer segredo, mas sim da união de vários fatores. Um bom investidor deve ter um capacidade de análise acima da média, deve ser um bom gestor e sobretudo, deve focar-se em áreas que domina. Se cumprir estes requisitos, está mais perto de lançar um ou vários negócios de sucesso.

Por isso, não desperdice muito tempo à procura de “fórmulas de sucesso” ou de “estratégias infalíveis”. Não existe qualquer guia que ofereça uma solução perfeita para um negócio bem sucedido, isso é algo que irá depender sempre do seu trabalho e da sua visão.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:48+01:00 25/06/2015|Categories: Empreendedorismo|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment