Como preencher o modelo 37 do IRS em 2017

Com a entrada do novo ano, existem algumas alterações relativamente à forma de preencher o modelo 37 do IRS. As alterações foram aprovadas através da Portaria n.º 35/2017 publicada em Diário Da República a 19 de janeiro.

É importante salientar, que o modelo 37 do IRS é referente a Juros de Habitação Permanente, Prémios de Seguros, Comparticipações em Despesas de Saúde, Planos de Poupança Reforma (PPR) e Fundos de Pensões e Regimes Complementares, e que apenas é entregue por determinados grupos empresários.

Tendo a sua abrangência em conta, a grande maioria dos contribuintes nem sequer vai dar pelas alterações, uma vez que estas alterações apenas são relativas a empresas ou grupos empresariais.

As alterações aprovadas através da portaria 35/2017 não são muitas, e prendem-se essencialmente com a “alteração do prazo de cumprimento da obrigação a que se refere o nº 1 do artigo 127.º do Código do IRS, operada pelo Decreto-Lei n.º 41/2016, de 1 de agosto, para o fim do mês de janeiro de cada ano“.

Quem tem de entregar e preencher o modelo 37 do IRS

Tal como dissemos anteriormente, estas alterações são apenas válidas para diversos grupos empresariais. Assim sendo, quem deve ter em conta estas alterações são:

  • Instituições de crédito;
  • Cooperativas de habitação,
  • Empresas de locação financeira
  • Empresas de seguros;
  • Empresas gestoras dos fundos e de outros regimes complementares referidos nos artigos 16º, 17º e 21º do Estatuto dos Benefícios Fiscais incluindo associações mutualistas, sem fins lucrativos que tenham por objeto a prestação de cuidados de saúde e as demais entidades que possam comparticipar em despesa de saúde.

Se este ano vai preencher esta declaração de IRS, saiba que tem toda a informação necessária para um correto preenchimento na Portaria n.º 35/2017.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt