Melhores Depósitos a Prazo em 2014

As descidas das taxas parecem não ter causado um grande impacto nos depósitos a prazo, uma vez que estes produtos financeiros continuam a ser bastante procurados pelos portugueses.

Neste artigo, vamos apresentar os melhores depósitos a prazo de 2014.

Contudo, antes iremos fazer uma pequena apresentação sobre este produto.

O Que É Um Depósito a Prazo?

Um depósito a prazo é um produto financeiro, que consiste na entrega de fundos a uma certa instituição bancária.

A entidade bancária fica, por sua vez, obrigada a realizar a devolução desses fundos no término do depósito a prazo, devendo ainda pagar uma remuneração, que consiste no juro acordado no momento da constituição do depósito a prazo.

O depósito a prazo é encarado como um dos produtos financeiros mais seguros disponíveis no mercado, o que explica a grande adesão de clientes a este produto, mesmo tendo em conta que as taxas de juro praticadas são hoje mais baixas do que no passado.

Diferentes Tipos de Depósitos a Prazo

Apesar de, na generalidade, os depósitos a prazo serem produtos bastante simples, é necessário diferenciar os diferentes tipos de remuneração. Podemos catalogar os depósitos a prazo como:

  • Simples – são depósitos remunerados a uma taxa de juro fixa ou a uma taxa de juro variável;
  • Indexados – são depósitos cuja remuneração está dependente da evolução de outras variáveis financeiras ou económicas;
  • Duais – consistem na comercialização combinada de dois ou mais depósitos bancárias, os quais podem ser simples ou indexados.

Principais Características dos Depósitos a Prazo

Antes de contratar um dos muitos depósitos a prazo existentes, é importante conhecer as principais caraterísticas deste tipo de produto.

  • Garantia de Capital – Ao investir num depósito a prazo, o consumidor sabe que o seu capital está garantido, ou seja não corre o risco de perder o capital investido;
  • Taxa Fixa = Rendimento Conhecido – Ao optar por um depósito com taxa fixa, o consumidor saberá à partida qual será o seu rendimento.
  • Taxa Variável = Rendimento Incerto – Já, se optar por uma taxa variável, o cliente não terá forma de conhecer antecipadamente quais serão os seus rendimentos
  • Mobilização Antecipada – Atualmente, a maioria dos produtos deste tipo permite que a realização de mobilização antecipada, ainda que muitas vezes tal decisão implique a perda dos juros decorridos.
  • Impossibilidade de Mobilização Antecipada – Alguns produtos não permitem a mobilização antecipada, o que significa que o cliente assume o risco de liquidez.
  • Em Caso de Insolvência – Se a entidade onde tiver sido realizado o depósito abrir insolvência, o Fundo de Garantia de Depósitos protege todos os investimentos realizados, até ao valor máximo de 100 mil euros por cada depositante.

Melhores Depósitos a Prazo de 2014

Para facilitar a sua escolha, reunimos os melhores depósitos a prazo de 2014 na lista que apresentamos em seguida.

Deutsche Bank

Nome do depósito: Depósito a Prazo db Welcome
Prazo: 90 dias
TANB: 2,5%
Juros: Juros no vencimento
Depósito Mínimo: 1000 euros
Mobilização antecipada: Sim, com perda dos juros decorridos

GoBulling

Nome do depósito: Depósito a Prazo GoBulling Bem-vindo
Prazo: 90 dias
TANB: 3,33%
Juros: Juros no vencimento
Depósito Mínimo: 5000 euros
Mobilização antecipada: Sim, com perda dos juros decorridos

Banco Big

Nome do depósito: Super Depósito 3,5%
Prazo: 90 dias
TANB: 3,5%
Juros: Juros no vencimento
Depósito Mínimo: 500 euros
Mobilização antecipada: Sim, com perda de 25% dos juros

Finantia

Nome do depósito: Finantia 3%
Prazo: 12 meses
TANB: 3,0%
Juros: Juros semestrais
Depósito Mínimo: 50.000 euros
Mobilização antecipada: Sim, a cada 6 meses sem perda de juros

Banco Invest

Nome do depósito: Invest Choice Novos Depósitos
Prazo: 6 meses
TANB: 3,25%
Juros: Juros no vencimento
Depósito Mínimo: 2000 euros
Mobilização antecipada: Total ou parcial, com penalização de 50% dos juros

Veja A Nossa Sugestão

Advertisement

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt