Como escolher o melhor tarifário móvel?

Melhor tarifário móvel

Nos dias que correm são poucas as pessoas que não têm um telemóvel.

Contudo, a verdade é que a grande maioria não tem o tarifário mais adequado às suas necessidades.

A guerra concorrencial entre as diversas operadoras, fez com que pela primeira vez o consumidor saísse a ganhar, pois além de ter uma elevada oferta os preços são bastante mais em conta.

Assim sendo, hoje o NValores resolveu dar-lhe umas dicas do que deverá fazer para escolher o melhor tarifário móvel para si.

Descubra tudo de seguida.

Dicas para escolher o melhor tarifário móvel

Todas as operadoras têm dezenas de tarifários móveis distintos, e que se adequam às necessidades dos consumidores.

Contudo, sabe o que deve ter em conta para escolher o melhor?

Há uma série de variáveis que considerar, nomeadamente:

  • Quantos dados móveis deseja ter?
  • Faz muitas chamadas?
  • Prefere mensagens?
  • Ouve música ou gosta mais de navegar no Facebook?

Descubra de seguida como perceber qual o melhor tarifário para si e para as suas necessidades.

Veja também: Qual a melhor banda larga móvel em Portugal?

1 – Quais as diferenças entre Pré-pago ou Pós-pago?

Em primeiro lugar é importante que perceba se prefere um tarifário pré-pago (ou seja, que carrega antes de utilizar) ou um tarifário pós-pago (ou seja, que é mensalmente faturado).

Ou seja, as principais diferenças estão na forma de utilização, no pagamento e no contrato.

Há alguns anos atrás, os tarifários pré-pagos eram bastante populares entre os consumidores (até porque os pós-pagos estão maioritariamente destinados a empresas).

Contudo, embora ainda representem uma parte importante do mercado, nos dias que correm os pós-pagos são os preferidos.

No entanto, e de forma a que perceba tudo, vamos explicar-lhe como é que cada um deles funciona.

2 – Tarifários pré-pagos

Este tipo de tarifário funciona com um carregamento prévio que lhe permite realizar um determinado número de chamadas, um certo envio de mensagens, utilização de X dados de internet móvel e assim em diante.

Contudo, quando o plafond que carregou se esgotar, terá de recarregar de novo o saldo do cartão de forma a poder continuar a utilizar os serviços.

Contudo, é importante salientar, que os tarifários pré-pagos ainda lhe permitem a opção de escolher entre ter um tarifário com ou sem carregamentos obrigatórios.

3 – Tarifários pós-pagos

Os tarifários pós-pagos funcionam com uma espécie de assinatura, e são os mais populares atualmente.

Os mesmos exigem uma assinatura contratual (com ou sem fidelização), e mensalmente paga um determinado valor mensal e durante esse tempo tem acesso a um determinado plafond de dados, chamadas, mensagens que são renováveis mensalmente.

4 – Qual a melhor opção para si?

Pois bem, a verdade é que tal como dissemos em diversos artigos, não existe uma opção que seja válida para todos os consumidores, pois depende essencialmente das suas necessidades.

Assim sendo, antes de decidir qual o melhor tarifário móvel para si, deve perceber qual o seu perfil de consumidor (ou seja, se utiliza o telefone com frequência, se faz mais chamadas, se dá preferência aos dados móveis…).

Se você não faz grandes consumos de comunicações no telemóvel, um tarifário pré-pago pode ser uma opção acertada (pois apenas carrega quando precisa).

Pelo contrário, se utiliza o telemóvel com frequência optar por um tarifário pós-pago pode ser uma opção mais segura pois sabe exatamente aquilo que irá gastar mensalmente.

Existem pacotes com outros serviços incluídos (televisão, internet e telefone) que também podem levar à inclusão de telemóvel.

E, ao proceder à sua comparação, pode conseguir preços bastante apelativos.

Se precisar de trocar o serviço móvel ou fixo, solicite-nos um contacto pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt