Qual a melhor banda larga móvel em Portugal?

Banda larga móvel

Cada vez mais, e por diversos motivos os portugueses aderiram à moda da banda larga móvel.

Isso aconteceu, porque nos dias que correm, temos especial necessidade em estar constantemente conectados à internet, mas também porque cada vez mais, é possível trabalhar em qualquer lugar desde que haja uma ligação estável à internet.

Desta forma, são milhares as pessoas que têm ou ponderam adquirir uma banda larga móvel, mas não sabem ao certo qual a melhor opção.

A pensar em si, o NValores resolveu tentar perceber qual a melhor alternativa para quem procura este tipo de serviços móveis.

Banda larga móvel – Por onde começar a pesquisa?

Os principais operadores de telecomunicações, têm quase todos ao seu dispor uma oferta variada de tarifários para internet móvel.

Contudo, antes mesmo de perceber qual a melhor opção para si, deve ter em conta qual a sua verdadeira necessidade.

Por exemplo: precisa de internet móvel apenas para as suas férias ou para um fim de semana prolongado? Ou pelo contrário a utilização da mesma vai ser recorrente?

Perceber o motivo pelo qual precisa da banda larga móvel é meio caminho andado para entender qual a melhor opção para si.

Existem duas opções: pré-paga ou pós-paga

Tal como acontece com os tarifários de telemóvel, também os tarifários associados às bandas largas permitem uma escolha entre pré-paga ou pós-paga.

A opção de pré-paga (ou seja, paga antes de utilizar) é vantajosa para quem utiliza a mesma de forma pontual e não necessita de utilizar todos os dias. Neste caso, as mesmas são carregadas com determinado valor (que varia entre as operadoras) e podem ser utilizadas durante um período de dias consecutivos ou até atingirem determinado plafond.

A opção pós-paga, implica por norma uma fidelização à operadora e permite a utilização mensal ilimitada ou de determinado plafond de acordo com a sua escolha. Esta opção é ótima para quem trabalha remotamente (e não gosta de estar sempre no mesmo local) ou para quem está sempre ligado à internet.

Em qualquer um dos casos, é importante salientar que poderá adquirir um hot spot e difundir a internet por diversos aparelhos (por exemplo telemóvel e computador ou diversos telemóveis).

Outra questão importante é que estes aparelhos, já permitem a utilização da banda larga móvel em 4G (coisa que a grande maioria das pens de internet móvel não possibilitam).

Veja também: Como escolher o melhor tarifário móvel?

Mas afinal qual é a melhor banda larga móvel?

É importante ter em conta que o facto de não utilizar a mesma sempre no mesmo local, pode fazer com que haja uma variação bastante significativa na velocidade da internet.

Desta forma, o facto de não se encontrar num ponto fixo em que o acesso se encontra sempre estável, pode fazer com que tenha elevadas quebras de sincronização ou de velocidade.

Assim sendo, sempre que lhe digam que vai ter sempre uma ótima velocidade (seja em 3G ou 4G) em qualquer local, desconfie.

Outro ponto importante, é que no caso de já ter algum serviço fixo com uma operadora, pode conseguir obter preços mais acessíveis no que concerne o valor dos tarifários de banda larga móvel (contudo, esta questão apenas se aplica para tarifários pós-pagos).

Tente negociar o seu contrato de forma a que conseguir obter o melhor valor de mercado (contudo, analise as ofertas dos diversos operadores para poder negociar).

Esteja também ciente, de que todos os operadores garantem uma cobertura a nível nacional, contudo, forma das zonas de Lisboa e Porto, a cobertura pode por vezes deixar um pouco a desejar.

Assim sendo, se precisa de utilizar a internet numa zona em específico, nada melhor do que perguntar qual a cobertura de rede na zona para onde vai.

Tendo estas questões em conta, saber exatamente qual a melhor banda larga móvel para si, poderá não ser uma resposta unanime (pelo menos para todos os consumidores).

A verdade é que vai depender essencialmente de:

  • Qual o equipamento que tem;
  • Valor da mensalidade;
  • Tipo de utilização que pretende dar;
  • Da localização onde se encontra.

De acordo com a DECO a app QualRede organizou uma pesquisa de forma a perceber qual a opinião dos consumidores relativamente à melhor banda larga móvel em Portugal.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

  1. A Vodafone angariou 15.951 pontos;
  2. Em segundo lugar ficou a MEO com 7.301 pontos;
  3. A NOS angariou o terceiro lugar do pódio, com 4.864 pontos.

Desta forma, os portugueses elegeram a Vodafone como a melhor banda larga móvel em Portugal, tanto a nível de qualidade como rapidez de navegação.

Assim sendo, embora não lhe possamos indicar qual a melhor banda larga para si, já tem uma noção do que é que precisa saber quando for analisar as diferentes alternativas existentes no mercado.

Se estiver a ponderar contratar um serviço de internet móvel, ou proceder à alteração do tarifário de Tv Net Voz, solicite uma comparação pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes