Manuais escolares gratuitos 2020/2021

Estamos cada vez mais próximos do início do ano letivo de 2020/2021. Isso quer dizer que a grande maioria das famílias portuguesas já está a tratar da aquisição dos materiais escolares e dos manuais.

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças na rotina escolar, que neste ano foi marcada pelas aulas à distância, porém há alguns procedimentos que irão se manter, como é o caso da obtenção dos manuais escolares gratuitos.

Se não sabe como é que tudo funciona, não se preocupe. Vamos explicar-lhe o que precisa saber sobre este tema.

Manuais escolares gratuitos em 2020

Manuais escolares gratuitos em 2020

Até ao final do ano letivo de 2018/2019 apenas os alunos que frequentavam a escola entre o 1º e o 6º ano é que tinham direito à oferta dos manuais escolares.

Contudo, através da aprovação do artigo 194º da lei do Orçamento de Estado para 2019 houveram alterações.

E o que é que isso significa? Significa, que passaram a estar abrangidos por esta medida todos os estudantes que se encontrem no ensino público e dentro da escolaridade obrigatória

Assim, para o ano letivo de 2020/2021 têm direito aos manuais escolares gratuitos todas as crianças e jovens entre o 1º e o 12º ano.

É importante destacar, porém, que o Orçamento do Estado para 2020, prevê a distribuição gratuita de manuais escolares novos apenas para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico para o ano letivo de 2020/2021.

Entretanto, com a suspensão da devolução dos manuais escolares entregues no ano letivo anterior, em consequência da pandemia da Covid-19, também os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário beneficiarão desta medida excepcional.

Para ter acesso a esta benesse é importante que faça o registo na plataforma MEGA (Manuais Escolares Gratuitos). Depois de fazer o seu registo terá de solicitar os vouchers para o levantamento dos manuais escolares gratuitos em 2020.

De forma a facilitar o processo, os mesmos podem ser levantados numa das papelarias aderentes ou na própria escola.

De acordo com o site MEGA, os vouchers serão emitidos de acordo com o calendário seguinte:

A partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade:

  • 1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
  • 2º Ciclo: 6º ano
  • 3º Ciclo: 8º e 9º anos
  • Secundário: 11º e 12º anos

A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:

  • 1º Ciclo: 1º ano
  • 2º Ciclo: 5º ano
  • 3º Ciclo: 7º ano
  • Secundário: 10º ano

Veja também: Lista de material escolar a comprar

Como fazer o registo na plataforma MEGA?

A plataforma MEGA foi desenvolvida para que os encarregados de educação de todo o país possam de forma simples ter acesso aos vouchers que lhes permite poupar nos manuais escolares este ano.

São apenas 4 os passos que precisa de dar para garantir que consegue aceder facilmente aos mesmos.

Conheça-os.

1 – Aceder ao site da MEGA ou descarregar a app “Edu Rede Escolar”.

Visitar site MEGA

A mesma está disponível para iOS ou Android.

2 – Proceder à realização da inscrição na plataforma.

Precisa apenas de 3 dados para o fazer:

  • Nome do encarregado de educação
  • Email
  • Password

3 – Depois de proceder ao registo na plataforma, terá de alocar ao seu perfil todos os seus educandos.

Tenha em conta que irá precisar da password das finanças de cada um deles (que já deverá ter devido à entrega do IRS).

4 – Depois só terá de validar o processo.

A partir desse momento vão ficar disponíveis os vouchers que se encontram associados a cada um dos seus filhos. Neste ponto, deve verificar se todos os dados associados à escola e ano de frequência estão corretos.

Tenha em consideração que os mesmos podem ser apresentados impressos ou em formato digital.

A par disso, o voucher indica onde é que o livro deve ser levantado:

  • Numa livraria – Se for um manual novo
  • Na escola – Se for um manual reutilizado

É contudo importante frisar que a grande maioria destes livros são reutilizados e precisam ser novamente entregues no final do ano.

Entretanto, em caráter excepcional, neste ano de 2020 foi suspensa a devolução dos manuais, de acordo com votação da Lei Orçamentária:

“Fica suspensa a obrigatoriedade de devolução dos manuais escolares gratuitos entregues no ano letivo de 2019-2020, a fim de serem garantidas as condições para a recuperação das aprendizagens dos alunos, a ter lugar no início do ano letivo de 2020-2021”.

Comprar livros escolares online ou numa loja física?

Para os pais que optam por fazer a aquisição dos materiais escolares, existe uma questão que se impõem: “Devo comprar os manuais escolares online ou recorrer a uma loja física?”

Apesar de as compras online fazerem cada vez mais parte das nossas rotinas, são ainda muitos os encarregados de educação que têm renitência a fazer compras online de materiais escolares ou outro tipo de produto.

O principal motivo para isso acontecer, prende-se essencialmente com a questão de dar o número do cartão de crédito.

No entanto, se é essa a sua principal reserva, saiba que não precisa de se preocupar. Isso porque existem métodos alternativos.

Alguns exemplos são: homebanking, transferência bancária, pagamento pelo multibanco ou criação de um cartão de crédito virtual de utilização única.

É claro que existem vantagens associadas a cada um dos métodos.

Se a compra diretamente na loja lhe permite o pagamento em dinheiro e ter os manuais escolares diretamente na mão, a verdade é que comprar os manuais escolares online pode permitir uma poupança entre os 10% e os 20%.

Além da entrega poder ser gratuita numa morada à sua escolha por norma tem os manuais escolares em menos de 72 horas.

Desta forma, a aquisição online, pode ser bastante vantajosa pois permite-lhe uma poupança considerável que pode ser utilizada para a aquisição dos restantes materiais escolares.

Outra das vantagens oferecidas pela internet, é que é possível realizar uma comparação do preço entre as várias lojas. E, tudo isso apenas com alguns cliques. Desse modo, pode comprar sem sair de casa e no local que for mais em conta.

Esta comparação, vai ajudá-lo a poupar imenso dinheiro e pode aproveitar a poupança para algum material escolar extra que necessite.

Além disso, não gasta tempo em deslocações, em filas para pagar e ainda entregam onde quiser.

Onde comprar os manuais escolares online?

A verdade é que são cada vez mais as lojas online onde pode comprar os manuais escolares para o ano letivo 2020 – 2021. No entanto, selecionamos alguns sites de confiança, e que são bastante conhecidos.

Veja: Onde encomendar livros escolares online

Voltamos a frisar, que estes são apenas alguns dos sites onde pode comprar os manuais escolares para este ano letivo. Existem muitos outros, havendo sempre a possibilidade de optar por outros sites.

A sua escolha deve ser baseada em:

  • Melhor oferta tendo em conta os livros que vai precisar
  • Desconto associado (caso haja algum)
  • Valor dos portes de envio
  • Toda a envolvente associada à sua compra

Se seguir as nossas sugestões, garantimos-lhe que este regresso às aulas não precisa de ser uma facada no seu orçamento.

Faça sempre um bom negócio na compra tanto dos manuais escolares, como nos materiais escolares (existem sempre promoções para uma grande parte dos artigos).

Só precisa fazer alguma pesquisa e optar pelo site ou loja que lhe dê maiores garantias e melhores preços.

Veja também:

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt