Top 10 mais ricos do mundo em 2021

Bem sabemos que existem algumas pessoas por este mundo fora com uma conta bancária de fazer inveja ao mais comum dos mortais. Quando falamos do top 10 dos mais ricos em 2021, esperamos encontrar nomes sonantes (como é o caso do fundador do Facebook ou da Microsoft).

Mas, esta lista é também constituída por pessoas que não têm tanta notoriedade. E hoje mostramos-lhe isso mesmo.

Sabia por exemplo que existem cada vez menos multimilionários no mundo?

Em 2020 eram 2.095 milionários em todo o mundo, 58 a menos quando comparado a 2019.

Este ano está apenas a começar, e a lista que vamos apresentar possui dados referentes a janeiro. Contudo ao longo de 2021 pode haver alterações.

De seguida apresentamos-lhe o top 10 das pessoas que ocupam uma posição nos mais ricos do mundo em janeiro de 2021.

Quem são os mais ricos do mundo em 2021?

A crise económica que se tem alastrado por todo o mundo também influencia a dinâmica das posições de quem detém as maiores fortunas. Contudo, algumas figuras já bem conhecidas, como Mark Zuckerberg permanecem na lista.

Conheça de seguida o top 10 indicado pela Forbes em janeiro de 2021.

Descubra: Negócios Rentáveis em Portugal?

10º – Larry Ellison – 79,1 biliões de dólares – Oracle

Larry Ellison é o fundador da Oracle (em 1997) uma empresa multinacional de informática e tecnologia.

A sua fortuna está avaliada em 79,1 bilhões de dólares e estima-se que continue a crescer tendo em conta os investimentos mais recentes.

Em 2016 comprou a Netsuite (uma empresa de software financeiro) por 8,2 mil milhões e em 2018 comprou mais 3 mil milhões em ações da marca Tesla.

Uma curiosidade que a maior parte das pessoas não sabe é que Larry é dono do torneio Masters 1000 de Indian Wells na Califórnia.

9º – Sergey Brin – 79,1 biliões de dólares – Alphabet

O que torna o Google único, em comparação com as outras empresas apresentadas nesta lista, é que os seus cofundadores são relativamente próximos em termos de riqueza total.

Brin fundou a Alphabet em 2015, e atuou como presidente da empresa antes de deixar o cargo em 2019. Foi nessa altura que Sundar Pichai se tornou CEO.

Além de ser um mecanismo de pesquisa altamente popular, o Google também oferece um conjunto de ferramentas e serviços online. Estas ferramentas são conhecidas como Google Workplaces, que inclui: Gmail, Google Drive, Google Agenda…

Sergey Brin passou grande parte de 2019 concentrado no X, o laboratório de pesquisa “lunático” da Alphabet. Este laboratório é responsável por tecnologias inovadoras como os carros autónomos, Waymo, e os óculos inteligentes, Google Glass.

A sua fortuna está atualmente avaliada em 79,1 biliões de dólares.

8º – Larry Page – 81,7 biliões de dólares – Alphabet

Page e Brin fundaram o Google em 1998, com o primeiro a atuar como CEO da empresa até que deixou o cargo em 2001. Hoje, o Google é uma subsidiária da Alphabet, empresa para a qual Page foi CEO entre 2015 e 2019.

Larry Page é também um investidor fundador da Planetary Resources, uma empresa de exploração espacial e mineração de asteroides.

7º – Zhong Shanshan – 84,7 biliões de dólares – Nongfu Spring (NNFSF)

Apesar de fazer fortuna na indústria de bebidas, Zhong Shanshan começou por trabalhar como operário na construção civil e nos anos 80 tornou-se repórter.

Mais tarde, como agente de vendas de bebidas, estabeleceu uma empresa de distribuição de água engarrafada em Hainan. Zhong fundou a primeira empresa de produtos de saúde Yangshengtang, em 1993.

Também adquiriu uma participação maioritária na maior empresa de diagnóstico de doenças infeciosas da China, Wantai, em 2001. Esta participação fez com que a sua fábrica em Pequim se tornasse na maior base de fabrico de dispositivos médicos de diagnóstico em todo o país.

6º – Warren Buffett – 88,3 biliões de dólares – Berkshire Hathaway

Warren Buffet é um investidor, o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. E conseguiu conquistar o quarto lugar na lista dos mais ricos do mundo.

É mundialmente conhecido como o “Oráculo de Omaha” uma vez que é o investidor melhor sucedido do mundo.

Prometeu que iria doar 99% da sua fortuna e em 2018 doou mais de 3 mil milhões de euros à Fundação Bill & Melinda Gates.

Algumas curiosidades é que não usa smartphone, não tem nenhum computador em casa, conduz um Cadilac DTS e vive na mesma casa desde 1958.

5º – Mark Zuckerberg – 95,6 biliões de dólares – Facebook

O fundador do Facebook Mark Zuckerberg encontra-se no quinto lugar da lista dos mais ricos do mundo. A sua fortuna está atualmente avaliada em 95,6 biliões de dólares.

Desde 2010 que Mark Zuckerberg é considerado pela Forbes uma das 100 pessoas mais influentes em todo o mundo.

Em 2015 Zuckerberg e a mulher Priscilla Chan anunciaram que iriam dar 99% das suas ações do Facebook à Iniciativa Zuckerberg Chan.

Em 2020 a sua fortuna estava avaliada em 54,7 mil milhões de dólares.

4º – Bernard Arnault e família – 109 biliões de dólares – LVMH

É o presidente da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) a maior empresa de artigos de luxo do mundo.

Bernard Arnault gere um império de 70 marcas na quais estão incluídas a Moët & Chandon, Dom Pérignon, Dior Watches, Loius Vitton, Givenchy, Marc Jacobs e Sephora.

A sua fortuna está atualmente avaliada em 109 biliões de dólares, tornando-o o quarto homem mais rico do mundo.

3º – Bill Gates e família – 132 biliões de dólares – Microsoft

O cofundador da Microsoft está no 3º lugar dos homens mais ricos do mundo, tendo apenas  1% das ações da Microsoft.

Atualmente preside em parceria com a mulher a Fundação Bill & Melinda Gates.

Em maio de 2020, a Fundação Gates disse que gastaria US 300 milhões para combater a pandemia do coronavírus. Financiando o tratamento, a deteção e as vacinas.

A revista Times descreveu Bill Gates como uma das 100 pessoas mais importantes do século. A par disso, em 2004, 2005 e 2006 esteve presente na lista Time 100 (lista anual das pessoas mais influentes do mundo).

A sua fortuna está atualmente avaliada em 132 biliões de dólares.

2º – Jeff Bezos e família – 116 biliões de dólares – Amazon

Em segundo lugar na lista das 10 pessoas mais ricas de 2021 temos Jeff Bezos um empresário de 55 anos e fundador da Amazon.

Só em 2018 a Amazon faturou mais de 17 mil milhões de dólares. Com receitas superiores a 204 mil milhões e 8,8 mil milhões de lucro!

Desde 2013 que também é dono do jornal norte-americano Washington Post e da empresa aeroespacial Blue Origin.

1º – Elon Musk – 197 biliões de dólares – Tesla

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, já teve nas suas mãos várias empresas ao longo dos anos.

Em 2004, Musk tornou-se num grande financiador da Tesla Motors (agora Tesla). Isto levou-o a ser retroativamente declarado como cofundador. Atualmente é CEO da empresa de veículos elétricos.

O bilionário também é bastante conhecido pela sua empresa de Tecnologias de Exploração Espacial, a SpaceX, que visa tornar a exploração espacial mais acessível.

Temos a certeza que ao ler este artigo, acabou de pensar que não se importava nada de estar presente na grande lista dos mais ricos do mundo. Ou, pelo menos, de ter um destes milhões que se perderam no top 10.

Veja também: Como ganhar dinheiro extra?

Estes foram os 10 mais ricos do mundo em 2020

10º – Rob Walton – 54,1 mil milhões de dólares – Walmart

Rob Walton é o filho mais velho do fundador do Walmart, Sam Walton.

Walton assumiu a presidência do conselho após a morte do pai em 1992. Aposentou-se como presidente em junho de 2015 e foi substituído pelo seu genro, Greg Penner. Mas, ainda faz parte do conselho do Walmart.

Rob Walton

9º – Alice Walton – 54,4 mil milhões de dólares – Walmart

Alice Walton é a única filha do fundador do Walmart, Sam Walton e o nono lugar da lista dos mais ricos do mundo pertence-lhe.

Ela concentrou-se na curadoria de arte, em vez de trabalhar para o Walmart como seus irmãos, Rob e Jim.

Em 2011, inaugurou o Museu de Arte Americana Crystal Bridges na sua cidade natal, Bentonville, Arkansas.

Crystal Bridges apresenta trabalhos de nomes como Andy Warhol, Norman Rockwell e Mark Rothko.

Em 2020 a sua fortuna estava avaliada em 54,4 mil milhões de dólares.

Alice Walton

8º – Jim Walton – 54,6 mil milhões de dólares – Walmart

Jim Walton é o filho mais novo do fundador do Walmart, Sam Walton.

Ele doou US $ 1,2 biliões em ações do Walmart em junho de 2019. Porém, continua a ser o Walton mais rico, em parte graças a uma participação estimada de 44% no Arvest Bank.

Em 2020 a sua fortuna estava avaliada em 54,6 mil milhões de dólares.

Jim Walton

7º – Mark Zuckerberg – 55,4 mil milhões de euros – Facebook

6º – Amancio Ortega – 55,7 mil milhões de euros – Inditex

Muito provavelmente o nome não lhe diz muito. Contudo, Amancio Ortega é o empresário (espanhol) mais rico do mundo no setor de retalho na europa.

É fundador e dono de 60% da empresa Inditex. A Inditex tem no seu portfólio de marcas a Zara, Stradivarius, Pull & Bear, Massimo Dutti…

Amancio Ortega não dá entrevistas a ninguém e tem apenas uma única imagem autorizada para utilização. Além disso, nunca foi à inauguração de nenhuma das lojas do grupo.

Em 2020 a sua fortuna estava avaliada em 55,1 mil milhões de dólares.

Amancio Ortega

5º – Larry Ellison – 55,6 mil milhões de euros – Oracle

4º – Warren Buffett – 73,4 mil milhões de euros – Berkshire Hathaway

3º – Bernard Arnault e família – 67,6 mil milhões de euros – LVMH

2º – Bill Gates e família – 85,8 mil milhões de euros – Microsoft

1º – Jeff Bezos e família – 116 mil milhões de euros – Amazon

Veja também: Dicas para iniciados no mundo do investimento

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt