IRS solidário 2021: C.E.C.D. Mira Sintra

A pandemia apanhou-nos a todos de surpresa e as consequências foram devastadoras. Por isso, o ato de solidariedade para com o próximo ganha ainda mais significado e importância. Pode ser feito de uma maneira muito fácil, através do IRS solidário 2021.

Com os rendimentos cortados, estabelecimentos fechados e o desemprego a aumentar, muitas famílias portuguesas ficaram desamparadas. Simples compras como comida e bens essenciais tornaram-se mais difíceis.

Contudo, sabia que pode ajudar a combater estas dificuldades através do seu IRS? Não sabe como? Nós explicamos-lhe tudo de seguida!

IRS solidário 2021: Como pode contribuir com este ato de solidariedade

A entrega da declaração de IRS é uma obrigação fiscal que a maior parte dos portugueses tem de cumprir anualmente. Mas, sabia que desde 2001 os contribuintes podem destinar parte do seu imposto para apoiar entidades sociais, culturais ou ambientais?

Isto é possível através da consignação do IRS, que possibilita aos contribuintes a doação de 0,5% do IRS liquidado a uma entidade que tenha autorização do Estado. É importante destacar que o seu reembolso não é afetado por proceder à consignação do IRS.

Estas entidades constam numa lista já divulgada pela Autoridade Tributária, da qual o C.E.C.D (Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, CRL) faz parte.

Este é um gesto nobre, especialmente nos dias de hoje. Isto porque pode destinar parte do imposto que seria do Estado para uma entidade que ajuda quem mais precisa.

O cálculo do IRS solidário 2021 é bastante simples, como pode perceber no exemplo:

Partimos do pressuposto que o seu IRS liquidado é de 10.000. Se optar pela consignação de 0,5% a uma entidade, esta receberá 50 euros (10.000 euros x 0,5%).

Ao Estado, fica a diferença entre o IRS liquidado (10.000 euros) e a consignação de 0,5% do IRS (50 euros), ficando assim com 9.950 euros.

Como fazer a consignação do IRS solidário 2021?

É possível fazer a consignação antes mesmo de entregar a declaração anual de rendimentos. Para isso, deve aceder o Portal das Finanças e proceder de acordo com os passos que lhe indicamos de seguida.

1 – Aceder ao Portal das Finanças e selecionar a opção “Comunicação do agregado familiar/entidade a consignar”

2 – De seguida, clicar em “Entidade a Consignar”

3 – Selecionar a entidade que deseja consignar (pode pesquisar o NIF da entidade ao clicar na lupa existente no campo “NIF”)

4 – Pesquisar as entidades ao utilizar o filtro localizado no canto superior direito. Depois basta clicar na entidade escolhida

5 – Submeter o pedido (certifique-se de que os dados da entidade escolhida estão corretos)

6 – Obtenha o comprovativo

Pode sempre consultar a entidade a qual destinou o seu IRS solidário 2021 acedendo a esta área no Portal das Finanças. Pode, inclusive, solicitar o comprovativo da entrega da consignação.

Veja neste video como fazer a consignação do IRS em 2021

O NIF da instituição é: 500 797 080

C.E.C.D Mira Sintra

São milhares as entidades registadas para as quais pode contribuir com a consignação do seu IRS. E é claro que todas têm um trabalho social muito importante e relevante para aqueles que precisam.

Contudo, uma entidade que certamente merece destaque é o C.E.C.D Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência.

Atua desde 1976 e é uma cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos. Visa o desenvolvimento de projetos de inclusão para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Todos os anos, são atendidas em média 2.200 crianças, jovens e adultos que precisam de apoios especializados em diversos âmbitos, nomeadamente:

  • Educação
  • Formação
  • Emprego
  • Atividades ocupacionais
  • Saúde
  • Residências
  • Apoio domiciliário

A sociedade tem evoluído e percebe cada vez mais a importância da inclusão da pessoa com deficiência.

O C.E.C.D luta há muitos anos por esta conquista. Faz a diferença na vida de pessoas que, infelizmente, ainda sofrem com o preconceito e marginalização devido à sua deficiência.

Fortaleça esta corrente de solidariedade e juntos vamos dar mais espaço e voz àqueles que precisam de apoios especializados.

Ajude ao optar pelo IRS Solidário 2021!

Basta assinalar com um ‘X’ o campo referente a “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública” no Quadro 11 do Modelo 3.

O NIF da instituição é: 500 797 080

É um pequeno ato solidário que irá representar uma grande melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas! Aproveite o IRS Solidário 2021 e faça a diferença.

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt