Início / Artigos / Impostos e Legislação / IRS solidário 2021: C.E.C.D. Mira Sintra

IRS solidário 2021: C.E.C.D. Mira Sintra

IRS solidário 2021: C.E.C.D. Mira Sintra

A pandemia apanhou-nos a todos de surpresa e as consequências foram devastadoras. Por isso, o ato de solidariedade para com o próximo ganha ainda mais significado e importância. Pode ser feito de uma maneira muito fácil, através do IRS solidário 2021.

Com os rendimentos cortados, estabelecimentos fechados e o desemprego a aumentar, muitas famílias portuguesas ficaram desamparadas. Simples compras como comida e bens essenciais tornaram-se mais difíceis.

Contudo, sabia que pode ajudar a combater estas dificuldades através do seu IRS? Não sabe como? Nós explicamos-lhe tudo de seguida!

IRS solidário 2021: Como pode contribuir com este ato de solidariedade

A entrega da declaração de IRS é uma obrigação fiscal que a maior parte dos portugueses tem de cumprir anualmente. Mas, sabia que desde 2001 os contribuintes podem destinar parte do seu imposto para apoiar entidades sociais, culturais ou ambientais?

Isto é possível através da consignação do IRS, que possibilita aos contribuintes a doação de 0,5% do IRS liquidado a uma entidade que tenha autorização do Estado. É importante destacar que o seu reembolso não é afetado por proceder à consignação do IRS.

Estas entidades constam numa lista já divulgada pela Autoridade Tributária, da qual o C.E.C.D (Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, CRL) faz parte.

Este é um gesto nobre, especialmente nos dias de hoje. Isto porque pode destinar parte do imposto que seria do Estado para uma entidade que ajuda quem mais precisa.

O cálculo do IRS solidário 2021 é bastante simples, como pode perceber no exemplo:

Partimos do pressuposto que o seu IRS liquidado é de 10.000. Se optar pela consignação de 0,5% a uma entidade, esta receberá 50 euros (10.000 euros x 0,5%).

Ao Estado, fica a diferença entre o IRS liquidado (10.000 euros) e a consignação de 0,5% do IRS (50 euros), ficando assim com 9.950 euros.

Como fazer a consignação do IRS solidário 2021?

É possível fazer a consignação antes mesmo de entregar a declaração anual de rendimentos. Para isso, deve aceder o Portal das Finanças e proceder de acordo com os passos que lhe indicamos de seguida.

1 – Aceder ao Portal das Finanças e selecionar a opção “Comunicação do agregado familiar/entidade a consignar”

2 – De seguida, clicar em “Entidade a Consignar”

3 – Selecionar a entidade que deseja consignar (pode pesquisar o NIF da entidade ao clicar na lupa existente no campo “NIF”)

4 – Pesquisar as entidades ao utilizar o filtro localizado no canto superior direito. Depois basta clicar na entidade escolhida

5 – Submeter o pedido (certifique-se de que os dados da entidade escolhida estão corretos)

6 – Obtenha o comprovativo

Pode sempre consultar a entidade a qual destinou o seu IRS solidário 2021 acedendo a esta área no Portal das Finanças. Pode, inclusive, solicitar o comprovativo da entrega da consignação.

Veja neste video como fazer a consignação do IRS em 2021

O NIF da instituição é: 500 797 080

C.E.C.D Mira Sintra

São milhares as entidades registadas para as quais pode contribuir com a consignação do seu IRS. E é claro que todas têm um trabalho social muito importante e relevante para aqueles que precisam.

Contudo, uma entidade que certamente merece destaque é o C.E.C.D Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência.

Atua desde 1976 e é uma cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos. Visa o desenvolvimento de projetos de inclusão para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Todos os anos, são atendidas em média 2.200 crianças, jovens e adultos que precisam de apoios especializados em diversos âmbitos, nomeadamente:

  • Educação
  • Formação
  • Emprego
  • Atividades ocupacionais
  • Saúde
  • Residências
  • Apoio domiciliário

A sociedade tem evoluído e percebe cada vez mais a importância da inclusão da pessoa com deficiência.

O C.E.C.D luta há muitos anos por esta conquista. Faz a diferença na vida de pessoas que, infelizmente, ainda sofrem com o preconceito e marginalização devido à sua deficiência.

Fortaleça esta corrente de solidariedade e juntos vamos dar mais espaço e voz àqueles que precisam de apoios especializados.

Ajude ao optar pelo IRS Solidário 2021!

Basta assinalar com um ‘X’ o campo referente a “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública” no Quadro 11 do Modelo 3.

O NIF da instituição é: 500 797 080

É um pequeno ato solidário que irá representar uma grande melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas! Aproveite o IRS Solidário 2021 e faça a diferença.

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais: