IRS Sem Custo é um guia/apoio da DECO com várias perguntas e respostas e que está destinada a ajudar o contribuinte na validação das faturas de 2015 que vão ser utilizadas para o preenchimento automático da declaração de IRS de 2016. Este guia não tem qualquer tipo de custo para o contribuinte e pode ser acessado em qualquer tipo de dispositivo.
De forma a conseguir dar uma resposta mais personalizada a cada contribuinte (independentemente de ser ou não associado) foi também criada uma linha de apoio telefónico, com pessoas altamente especializada para ajudá-lo nestas questões.
Para ter acesso ao guia, basta realizar a sua inscrição na página https://www.irssemcusto.pt e colocar as seguintes informações:
- Nome;
- Email;
- Sexo;
- Telefone
Após este registo prévio, irá receber um email com o código de registo para utilizar se precisar de contactar a DECO para esclarecimentos (deve usar se não for associado DECO, se for associado deve indicar o seu número de sócio), através dos números 808 200 148 ou 218 418 743. As linhas de apoio estão abertas todos os dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h.
É importante salientar que tem apenas até dia 15 de fevereiro para validar todas as faturas que vão entrar para a declaração de IRS de 2016, pois após essa data já não e possível fazer esta validação.
Veja também: Como preencher o IRS passo a passo
Vantagens de utilizar o IRS Sem Custo da DECO
O guia de questões (perguntas e respostas) está bastante simples de compreender sendo por isso bastante útil (foi lançado hoje – dia 28/01/2016 e conta já com mais de 1800 inscritos).
Outra vantagem (talvez a principal) é o fato de poder solicitar ajuda a pessoas altamente especializadas de forma completamente gratuita, maximizando assim o reembolso (caso tenha de receber algum valor) ou diminuindo o valor a pagar.
Uma correta análise das suas faturas no portal e-fatura é bastante importante, pois uma grande parte das despesas de supermercado, por exemplo, necessita de ser validada para que sejam posteriormente imputadas automaticamente à sua declaração de IRS 2016.
A não validação das mesmas não incorre de qualquer coima, no entanto, pode fazer com que perca bastante dinheiro.
Aproveite para poupar no IRS 2016
Tendo em conta a conjuntura económica portuguesa, a ordem do dia continua a ser poupança e com a utilização deste guia/apoio consegue poupar uma vez que não precisa de recorrer a um contabilista ou qualquer tipo de especialista pago.
E é possível poupar com a validação das faturas, desde que se “dê ao trabalho” de perder um pouco de tempo a verificar o CAE (Código de Atividade Económica) e se o mesmo está aplicado ao tipo de despesa correspondente.
É importante que tenha em conta os novos prazos de entrega do IRS de forma a não ser apanhado desprevenido com as alterações que foram implementadas em 2016.
Pode também aproveitar mais dicas de poupança no nosso site.
Veja a nossa sugestão
Bom dia, No e- facturas não está registada uma despesa do sindicato como posso fazer , ou seja para que campo registo . Outra dúvida , aparece faturas pendentes , para dizer se tem receita , relativamente ao iva ser 23 por cento , o facto é que clico que sim e registo o valor . Entretanto vou verificar e está registada na saúde , mas continua nas despesas gerais e não consigo eliminar . Também pago renda , tenho que registar isso ou é a efetuar o O IRS em Março … Obrigada