O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida utilizada para comparar os países segundo o seu grau de desenvolvimento humano.
O IDH classifica os países em três escalões:
- Desenvolvidos – São países que apresentam um desenvolvimento humano muito elevado;
- Em Desenvolvimento – São países com um desenvolvimento humano entre o médio e o elevado;
- Subdesenvolvidos – São países que apresentam um desenvolvimento humano baixo.
Para determinar o Índice de Desenvolvimento Humano são usados diversos indicadores como a expectativa de vida ao nascer, PIB per capita e educação, referentes a cada país.
O IDH classifica anualmente todos os países que são membros da ONU, utilizando estes indicadores. Organizações locais e empresas também utilizam o IDH para quantificar o desenvolvimento de regiões, cidades ou de outras localidades.
O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado por um economista paquistanês e por um economista indiano, respetivamente Mahbub ul Haq e Amartya Sen, em 1990, com o objetivo de ser utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no âmbito dos seus relatórios anuais.
O Principal Objetivo do Índice de Desenvolvimento Humano
Segundo Mahbub ul Haq, o principal mentor do IDH, a criação deste índice teve como principal objetivo retirar o ênfase do desenvolvimento económico e centrar atenções nas políticas orientadas para as pessoas.
Esta ideia foi depois desenvolvida por Amartya Sen, que criou o quadro subjacente ao IDH.
Simplificando, o Índice de Desenvolvimento Humano foi criado com o intuito de alertar os políticos, os economistas, os estudiosos e a opinião pública relativamente à necessidade de centrar os seus esforços na melhoria das condições de vida da população.
Os Atuais Critérios de Avaliação
Este índice tem sofrido diversas alterações ao longo dos anos. A última alteração decorreu em 2010, data a partir do qual o IDH passou a focar-se em três parâmetros:
- Expetativa de Vida ao Nascer;
- Duração dos Estudos e Anos Expectáveis de Escolaridade;
- Um padrão de vida aceitável: PIB per capita.
A Realidade Portuguesa
Em 2014, Portugal manteve o 41º lugar (entre 187 países) no Índice de Desenvolvimento Humano, classificação que já havia alcançado no ano anterior. Desde 2008, o país registou uma subida de três lugares.
Contudo, no seu relatório a Organização das Nações Unidas (ONU) revela preocupação relativamente à realidade atual de Portugal. A ONU teme que cortes acentuados que o Governo português tem aplicado em setores como a saúde e educação possam resultar num retrocesso no processo evolutivo do país.
Portugal continua a inserir-se entre os países que contam com um nível de desenvolvimento “muito elevado”. Abaixo deste ranking existem ainda os níveis “elevado”, “médio” e “baixo”.
Os resultados obtidos por Portugal no Índice de Desenvolvimento Humano devem-se sobretudo à elevada esperança média de vida (atualmente nos 79,9 anos), à diminuição da mortalidade infantil, às taxas de literacia e ao programa de vacinação.
Pela negativa, destacam-se fatores como a elevada taxa de desemprego, os problemas laborais e o desinvestimento público em áreas com a educação e a saúde.
Extremos do IDH
A lista do IDH é liderada pela Noruega, seguindo-se a Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos. No top 10 encontramos um total de 5 países europeus, surgindo além dos países já citados, a Alemanha em 6º e a Dinamarca em 10º.
No extremo oposto da lista do IDH encontram-se sobretudo países africanos, um o Níger a ocupar a última posição, acompanhado de perto por países como o Congo, República Centro-Africana, Chade e Serra Leoa.
Os países lusófonos surgem espalhados um pouco por toda a lista: Brasil em 79º (Nível de Desenvolvimento Elevado); Cabo Verde em 123º, Timor Leste em 128º e São Tomé e Príncipe em 144º (Nível de Desenvolvimento Médio), Angola em 149º, Guiné Bissau em 177º e Moçambique em 178º (Nível de Desenvolvimento Baixo).
acima de 0,900 0,850–0,899 0,800–0,849 0,750–0,799 0,700–0,749 | 0,650–0,699 0,600–0,649 0,550–0,599 0,500–0,549 0,450–0,499 | 0,400–0,449 0,350–0,399 0,300–0,349 abaixo de 0,300 Sem dados |