Homebanking: Serviços – Segurança – Logins

Com a rotina cada vez mais acelerada, dirigir-se às agências bancárias para fazer pagamentos ou consultar transações torna-se uma tarefa difícil.

Felizmente para nós a grande maioria dos bancos, acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos, desenvolveram a possibilidade de ter acesso à grande maioria dos serviços bancários de forma virtual, através do homebanking.

O que é o homebanking?

Advertisement

O homebanking consiste em ferramentas virtuais, que podem ser acedidas tanto através da app do banco, como do próprio website do banco.

Através das mesmas é possível realizar transações e análises bancárias. As mais comuns são pagamentos, transferências, consultas de saldo e consulta de extrato de conta.

Mas será que é seguro utilizar os serviços de homebanking? Será que todas as operações estão disponíveis neste sistema?

Se está à procura de mais informações sobre o tema, chegou ao sítio certo. Por sabermos que se trata de algo complicado (principalmente para quem não está habituado) o NValores resolveu esclarecer as dúvidas que possa ter sobre este assunto.

Operações disponíveis no serviço de Homebanking

A era digital trouxe, juntamente com diversas outras comodidades, a possibilidade de organizar e controlar a vida financeira sem precisar sair de casa.

Assim, o serviço de homebanking possibilita aos clientes da grande maioria dos bancos, o acesso a operações bancárias essenciais através de uma ferramenta digital.

E quais são os tipos de transações bancárias que é possível realizar através do homebanking?

Na verdade, são inúmeras. Mas, apresentamos-lhe de seguida as principais.

1 – Consultas

Ao aceder ao serviço de homebanking poderá acompanhar de perto as suas movimentações bancárias através do serviço de consultas.

Verifique o extrato mensal, o saldo disponível na sua conta, e os débitos futuros.

Além disso, é possível consultar dados referentes ao cartão de crédito, como limite e saldo das faturas. Claro que para o poder fazer, o seu cartão de crédito tem de estar associado à mesma entidade bancária.

2 – Pagamentos

Também é possível pagar as suas contas e serviços através do homebanking, de forma simples e rápida.

Dessa forma não é mais necessário sair de casa para pagar os serviços de água, luz, internet ou telefone. Uma vez que tudo pode ser feito de forma virtual, a sua vida fica muito mais facilitada.

3 – Transferências

O serviço de homebanking também permite a realização de transferências para contas de qualquer banco.

4 – Outros serviços

Há uma infinidade de opções disponíveis no homebanking.

Algumas dessas opções são:

Ao aceder ao serviço de homebanking é interessante explorar todas as possibilidades que esta ferramenta disponibiliza. Sendo que atualmente todos os grandes bancos já trabalham com essa função. Se ainda não tem os seus códigos de acesso está na hora de os solicitar.

Isso é importante, pois, o homebanking do Santander pode ter funcionalidades diferentes do homebanking do Unibanco, por exemplo. Apesar dos serviços básicos serem quase sempre os mesmos, é importante estar informado também sobre os serviços exclusivos.

segurança online

É seguro realizar transações através do homebanking?

Este é um assunto polémico, e a principal razão para muitas pessoas ainda não terem aderido ao serviço de homebanking tem essencialmente a ver com a questão da segurança.

É natural que alguns se sintam incomodados com a possibilidade de verem os seus dados bancários disponibilizados na internet.

Porém é importante ressaltar que os bancos trabalham sempre de forma a aprimorar os sistemas de segurança. Só assim é possível evitar o acesso e roubo de dados dos seus clientes.

Mesmo com estes mecanismos de segurança, é importante estar atento a algumas informações para que não seja vítima de pessoas mal-intencionadas.

Cuidado com e-mails e mensagens SMS

Se receber e-mails ou mensagens SMS em nome do seu banco, é de extrema importância confirmar se estes são autênticos. Acredite que esta é a forma mais comum de roubo de informação.

Não aceda a qualquer link suspeito e em hipótese alguma forneça os seus dados pessoais antes de se certificar que as mensagens são idóneas.

Outra medida de segurança que os clientes devem tomar é em relação ao local de acesso ao homebanking.

Evite aceder à sua conta bancária num computador compartilhado, e utilizando a rede de internet pública. Existem hackers que são capazes de rastrear os seus dados e utilizá-los de forma fraudulenta.

Aceda somente ao seu serviço num computador pessoal e numa rede privada.

O nosso conselho é que no caso de suspeita de fraude ou roubo informe imediatamente o seu banco.

Mesmo com todas as medidas de segurança, sabemos que infelizmente é possível ser vítima de alguma fraude ou roubo.

Ao suspeitar de alguma movimentação estranha na sua conta, ou utilização dos seus dados, é importante informar imediatamente o banco para que a instituição possa investigar e impedir que algo pior aconteça.

O homebanking é uma ferramenta que permite praticidade e rapidez para resolver assuntos bancários. Mas, é preciso cautela para utilizar este serviço de forma segura.

Esteja sempre atento às medidas de segurança publicadas pelos bancos nos seus websites para evitar que seja vítima de alguma fraude, e desfrute do homebanking com segurança.

homebanking logins

Lista links de acesso ao homebanking dos bancos em Portugal

  1. Login Abanca
  2. Login Banco CTT
  3. Login Bankinter 
  4. Login BPI
  5. Login CGD
  6. Login Cofidis
  7. Credibom
  8. Crédito Agrícola
  9. Cetelem
  10. EuroBIC
  11. Millennium bcp
  12. Montepio
  13. Novo Banco
  14. Oney
  15. Puzzle
  16. Santander Totta
  17. Unibanco
  18. Universo
  19. Wizink
  20. Younited Credit
Advertisement

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt