Como ganhar dinheiro extra? 30 ideias para aumentar o seu rendimento

Como ganhar dinheiro extra? 30 ideias para aumentar o seu rendimento

By | 2018-09-12T19:31:29+00:00 12/09/2018|Categories: Empreendedorismo|
Aumentar o rendimento extra

São poucas as pessoas que não têm mais “mês no final do ordenado” do que “ordenado no final do mês”. E por isso ganhar dinheiro extra é algo que muitos gostariam.

No entanto, a verdade é que muitos julgam que é uma tarefa complicada e que vão necessitar de abdicar de todo o seu tempo livre.

Saiba desde já que isso não precisa de ser verdade.

Financiamento para empresas

Contudo, poderá inicialmente ter de dedicar algum tempo extra a algumas tarefas de forma a que as mesmas se tornem rentáveis, ajudando-o a ganhar dinheiro mais facilmente.

Como o queremos ajudar a perceber como ganhar dinheiro extra em pouco tempo, deixamos-lhe algumas sugestões que podem ajudá-lo.

Descubra como ganhar dinheiro extra em Portugal?

São muitos os jovens e adultos que diariamente pensam “o que posso fazer para ganhar dinheiro extra?”.

Na maior parte das vezes esse dinheiro tem como principal intuito fazer uma viagem, comprar um carro novo ou mesmo comprar um smartphone de última geração.

Mas por vezes irá também servir para complementar o ordenado e ajudar a gerir o orçamento familiar.

Independentemente do objetivo, é o mesmo que leva a que diariamente milhares de pessoas tentem ganhar dinheiro extra, principalmente através da internet.

De seguida veja algumas sugestões que o vão ajudar a perceber como ganhar dinheiro extra rápido.

Veja também: 10 Negócios Rentáveis em Portugal

1 – Ser cozinheiro ao domicílio

Quem gosta e tem um talento inato para cozinhar pode aproveitar a atual moda “culinária” que invadiu o país.

Com uma boa promoção nas redes sociais e com a força das recomendações de amigos e conhecidos é possível conseguir bons rendimentos com esta atividade.

2 – Alugar quartos

Muitas pessoas têm casas grandes demais para as suas necessidades e têm um ou mais quartos que não utilizam.

Se não se importa de partilhar a sua casa com estranhos, pode avançar para o arrendamento de quartos.

O melhor aspeto do arrendamento de quartos é que não implica qualquer investimento em termos de tempo.

3 – Artesanato

Se gosta de produzir coisas novas já se deve ter perguntado “como ganhar dinheiro extra com artesanato”.

Apostar na produção de bijuteria ou pequenas obras de arte é uma tendência já com diversos anos. Contudo, apesar da elevada concorrência, continua a existir espaço para produtos inovadores, divertidos e de qualidade.

Além da imaginação é necessário ter algum talento para a realização de tarefas manuais.

4 – Vender produtos usados

Já olhou com atenção para as suas gavetas e armários? Certamente guarda uma enormidade de coisas que não usa.

Estas peças decorativas, livros, roupas e jogos não só estão a ocupar espaço, como podem ter interesse para outras pessoas.

Pode tentar vender os seus produtos usados em feiras ou mercados apropriados ou ainda na Internet, em sites especializados ou até nas redes sociais.

5 – Fazer figuração

Quem vive perto de estúdios de televisão, ou de cenários em que são realizadas filmagens frequentes pode aproveitar para fazer figuração.

Novelas, filmes, programas televisivos, as opções são diversas. Fazer figuração pode consistir em passar algumas horas sentado num estúdio, ou dar vida a cenários.

Se tem queda para a televisão e se não se importa de “emprestar” a sua imagem, esta é uma boa forma de ganhar dinheiro. E quem sabe, se não é o ponto de partida para uma carreira.

6 – Dar explicações

Se tem formação e se pensa que tem vocação para ensinar, pode aproveitar para dar explicações e ganhar algum dinheiro a fazê-lo.

Existe sempre uma grande procura por explicação em áreas como matemática, física, química e línguas. Pode dar explicações individuais ou em grupo.

7 – Publicidade online

Se tem um site ou um blog com um volume considerável de tráfego, pode aproveitar para ganhar dinheiro com publicidade online.

Programas de publicidade como o Google Adsense são uma boa solução para rentabilizar um site. Mas antes de aderir a qualquer programa de publicidade online deve ler com atenção as condições, já que os sites de determinadas áreas não são aceites.

8 – Responder a questionários e inquéritos

Existem diversas empresas especializadas na realização de sondagens de mercado, que pagam por cada questionário respondido.

É certo que não ficará rico com esta atividade, mas é possível ganhar algum dinheiro extra.

9 – Fazer traduções

A Internet veio dinamizar o mercado das traduções. Quem domina diversos idiomas pode encontrar facilmente clientes interessados em traduzir documentos, artigos ou até sites completos.

Quem consegue manter um padrão de qualidade elevado pode fazer desta área um bom part-time.

10 – Ser cliente mistério

Ser cliente mistério consiste em visitar lojas e fazer avaliações. É uma boa forma de as empresas avaliarem o nível do seu atendimento.

É frequente encontrarem-se ofertas de trabalhos como cliente mistério.

11 – Ter um blog

Se é expert num determinado tema e se adora escrever nos seus tempos livres, porque não pensar em criar um blog?

Claro está que esta não é de todo uma forma de ganhar dinheiro rapidamente, contudo, a longo prazo poderá obter ganhos consideráveis (com programas de publicidade, parcerias ou afiliados).

12 – Ter um canal no Youtube

A verdade é que qualquer pessoa consegue ter um canal no Youtube. O investimento em material pode ser ou não de grande qualidade, contudo para inicial não precisa fazer um grande investimento.

À parte disso pode criar um canal que fale sobre determinados temas ou mesmo que sirva de entretenimento.

13 – Assistente virtual

Tem algum tempo livre e quer ajudar outras pessoas enquanto ganha dinheiro extra com isso? Se a resposta for positiva, pode experimentar trabalhar como assistente virtual.

Este trabalho começa cada vez mais a ter mais adeptos em Portugal. Se não sabe ao certo o que uma assistente virtual faz, damos-lhe uma dica: vai ajudar em tudo quanto sejam tarefas administrativas e rotineiras.

14 – Babysitter

Se tem jeito para crianças e se tem tempo disponível durante o dia ou durante a noite, tomar conta de crianças por curtos períodos de tempo pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro extra ao longo do mês.

Contudo, é importante ter em mente que este é um trabalho que implica da sua parte uma grande responsabilidade, assim como gosto pelos mais pequenos.

15 – Petsitting

Adora animais? Todos os dias vai a casa à hora de almoço passear o seu melhor amigo? Pois bem, porque não transformar isso em ideias para ganhar dinheiro extra?

Sim, contrariamente ao que pensa são muitos os donos que não conseguem vir a casa almoçar e levar os seus amigos de quatro patas à rua, fazendo com que os animais estejam imenso tempo fechados e sozinhos.

Torne esse amor que tem pelos patudos num rendimento extra.

16 – Pet hotel

Se tem uma casa grande com um terreno considerável, e se adora animais, porque não aproveitar para ter uma espécie de alojamento familiar para animais?

Cada vez mais os donos preocupam-se com o bem estar dos seus patudos e preferem deixar os mesmos num ambiente familiar em detrimento de os colocarem num canil.

Assim sendo, esta pode ser uma excelente forma para ganhar dinheiro extra.

17 – Ser agente imobiliário

Para quem procura um trabalho a part time ou algo que possa fazer nas horas vagas, ser agente imobiliário pode ser uma excelente opção.

Além de receber à comissão, pode ajustar as visitas para dias e horários que sejam mais simples para si.

Se procura ideias de como ganhar dinheiro rapidamente, esta pode ser uma boa opção.

18 – Passar a ferro

Outra das tarefas que pode fazer para ganhar dinheiro extra é passar a ferro.

Cada vez mais a azáfama do dia a dia leva a que milhares de pessoas tenham tulhas de roupa enorme à espera de um momento milagroso em que lhes dê vontade de as passar a ferro.

Assim sendo, se tem tempo livre e esta atividade não lhe causa muito desconforto, aproveite, pode ganhar um bom dinheiro.

19 – Organização de eventos

É aquele tipo de pessoa que está sempre pronto para ajudar a criar o ambiente perfeito para uma festa de sonho?

Tem bons contactos na área e conhece pessoas que precisam constantemente de apoio na organização de eventos?

Junte-se a elas e aproveite para ganhar dinheiro extra enquanto se diverte. O melhor deste tipo de trabalho é que irá conhecer centenas de pessoas diferentes, por isso, não sabe o que pode o futuro oferecer-lhe-

20 – Ajude outras pessoas

A maior parte das pessoas tem um trabalho das 09h às 18h, perde pelo menos entre 30m a 1h entre deslocações e quando chega a casa não tem tempo nem vontade para nada.

Se quer ajudar outras pessoas e ainda assim ganhar dinheiro extra, uma boa opção é ajudá-las nas tarefas que elas não conseguem fazer.

Algumas opções passam por: levar o carro à oficina, cozinhar, arrumar a casa, ir buscar as crianças ao colégio…

21 – Venda fotografias

Existem imensos bancos de imagens que aceitam fotografias de boa qualidade e que lhe pagam determinado montante pela mesma.

Se adora fotografar e se lhe faltam ideias de como ganhar dinheiro online, esta pode ser a solução que estava à procura.

22 – Descubra bugs informáticos e de segurança

Já lhe passou pela cabeça que muitas empresas contratam hackers para perceberem se a sua rede interna é segura?

Pois bem, se percebe verdadeiramente de informática, e se gosta de testar segurança, porque não tentar hakear algumas empresas? Se conseguir só precisa entrar em contacto com as mesmas a dizer que descobriu falhas graves na sua segurança.

23 – Jogos online podem ser um bom complemento

Se quer saber como ganhar dinheiro extra, saiba que jogar online pode ser uma excelente fonte de rendimento.

Se for por exemplo muito bom num determinado jogo, pode inscrever-se por exemplo na twitch e fazer dinheiro com diretos enquanto joga.

Além disso, é também possível juntar-se a equipas e começar a competir. Um trabalho de sonho para milhares de pessoas.

24 – Faça turismo com turistas

A verdade é que ninguém conhece melhor Portugal do que os portugueses. Assim sendo, para quem tem tempo livre, gosta de passear e sabe falar algumas línguas fazer turismo com turistas pode ser muito rentável.

Só precisa conhecer alguns grupos de estrangeiros que estejam sozinhos e oferecer-se como guia para lhes mostrar os pontos mais interessantes da cidade e que não estão mencionados em nenhum guia.

25 – Seja motorista

Cada vez mais a Uber e a Cabify procuram motoristas a part time. Se quer complementar o seu ordenado com algum dinheiro extra, esta pode ser uma boa opção.

É apenas importante ter em conta que o carro que irá conduzir precisa ter determinadas especificações, por isso, tenha essa questão em consideração.

26 – Bartender

Se adora estar rodeado de pessoas e a música faz parte da sua vida, porque não ter um part time no bar da cidade?

Temos a certeza absoluta que pelo menos uma ou duas vezes por semana o dono não tem mãos a medir, por isso está aí a sua oportunidade de ganhar algum extra enquanto ajuda um empresário em apuros.

27 – Dj ou animador de casamentos

Hoje em dia quase todos os casamentos ou outro tipo de eventos têm um animador ou um dj (muitas vezes até têm ambos).

Assim sendo, nada melhor do que colocar os seus dotes em prática e ganhar algum dinheiro a mais.

Claro está que a maior parte destes grandes eventos ocorrem no verão, contudo, no inverno podem haver oportunidades escondidas. Descubra-as e perceba como ganhar dinheiro extra.

28 – Entregue comida

Se mora em Lisboa porque não juntar-se a uma comunidade cada vez maior de motociclistas que entrega comida ao domicilio?

O Uber Eats chegou para ficar e são cada vez mais as pessoas que não têm mãos a medir com a quantidade de encomendas que entregam diariamente.

29 – Edição de vídeos

Se domina programas específicos para a edição de imagens e vídeos, saiba que pode ser uma mais valia para empresas de comunicação e marketing.

Existem imensas empresas a precisar de freelancers nesta área, por isso, esteja atento a plataformas específicas para trabalhos nesta área.

30 – Desenvolvimento de apps

Há quem tenha uma ideia brilhante para uma aplicação mobile, mas não o conhecimento técnico para a materializar. Por isso, quem ajuda remotamente as empresas neste processo consegue ganhar um bom dinheiro extra.

Como vê são vários os tipos de trabalho que pode fazer para conseguir complementar o seu ordenado com estas ações simples.

Claro está que existem mais opções, contudo, temos a certeza que para começar, as 30 ideias que lhe deixamos são mais do que suficientes.

Veja também:

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-09-12T19:31:29+00:00 12/09/2018|Categories: Empreendedorismo|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é consultor financeiro independente e presta serviços de consultoria financeira em crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt