Franchising: modelo de negócios promissor

Quem procura iniciar um negócio, mas não quer correr o risco de lançar um modelo de negócio ainda não testado, pode optar pelos negócios em franchising. Este modelo de negócio é uma excelente alternativa para quem se quer tornar empreendedor, exatamente porque possibilita começar um negócio com um modelo sólido e com algo apoio.

Abrir um negócio próprio é algo sempre complicado, uma vez que obriga, muitas vezes, a que sejam dados passos incertos. Sem um modelo negócio já desenvolvido e sem experiência anterior numa determinada área pode ser muito difícil obter o sucesso desejado.

Veja também: 22 Ideias de negócio em Portugal

O Que é Um Negócio Em Franchising?

Um franchise consiste na aquisição de autorização para explorar determinados serviços comerciais numa área geográfica limitada. O modelo de negócio original pertence a um grupo empresarial, que por sua vez opta por expandir o nome da sua marca através de uma rede de franchisados.

Muitos dos negócios mais populares da atualidade em Portugal são negócios deste género. Entre muitos outros, podemos destacar: McDonald’s, Pizz Hut, Decisões & Soluções, Spar, Multiópticas, Subway, etc.

Praticamente em todas as áreas empresariais é possível encontrar franchises que obtiveram sucesso, não apenas em termos nacionais, como também mundialmente. Este é um dos aspetos mais atrativos deste modelo de negócio.

Principais Vantagens de Optar Por Um Franchising

A principal vantagem de optar por um franchising, em vez de iniciar um novo negócio do zero, é a segurança de estar a investir num modelo de negócio já testado e consolidado. Adicionalmente, a maioria das oportunidades de franchising são negócios com nome estabelecido e credibilidade, o que facilita o início.

Como por certo saberá, os primeiros tempos de um negócio são sempre os mais complicados, já que é preciso criar um nome e estabelecer uma relação de confiança com os clientes. Ao optar por um franchise, esta tarefa fica desde logo facilitada.

Adicionalmente, é necessário frisar que existem negócios em franchise para todos os bolsos. Os chamados franchising low cost são mais populares do que nunca e permitem abrir um negócio com um investimento extremamente reduzido.

Temos também que referir a importância do apoio que é prestado pela marca. Quando abre um negócio do zero, dificilmente terá apoio especializado, mas ao optar por um franchising terá um suporte que abrange áreas como a logística, contratação, marketing, etc.

Como Encontrar Um Bom Franchise?

Para que possa encontrar um franchise que corresponda aquilo que deseja e que ofereça as melhores condições possíveis, deve fazer uma pesquisa extensa de mercado. Simule, compare e sobretudo questione. É muito importante que faça todas as perguntas antes de assinar qualquer documento.

Também é muito útil tentar falar com outras pessoas que já possuem um franchise da marca na qual está interessado. É muito melhor conhecer a realidade no terreno, do que confiar a 100% na palavra da empresa.

Garanta Que Tem o Capital Necessário

Para que os primeiros tempos de negócio corram de forma positiva, é fundamental garantir que tem acesso ao capital necessário para cobrir todas as despesas. Além das taxas de abertura cobradas pela empresa, vão surgir inevitavelmente outros despesas e dessa forma, deve ter algum capital disponível para fazer face a todas as eventualidades.

Cuidados A Ter

Tal como em qualquer outro tipo de negócio é necessário ter alguns cuidados antes de avançar com o franchising.

Por norma este tipo de contratos implicam um pagamento inicial para ter o direito de exploração da marca em cauda numa determinada área geográfica e um valor mensal (uma percentagem das vendas ou uma valor fixo) para manter esse direito de exploração da marca.

Desta forma é vital que o contrato de franchising seja devidamente analisado que se compreenda todas as cláusulas nele contido. É aconselhável a contratação de um advogado empresarial para dar apoio na avaliação do contrato.

Caso não concorde com alguma cláusula do contrato deve tentar negociar esse ponto com os responsáveis pelo franchising por forma a avaliar qual o nível de flexibilidade deles. Não se esqueça que o funcionamento do seu futuro negócio está dependente desse contrato e do seu entendimento com os responsáveis.

O franchising é um excelente modelo de negócio, mas é necessário que dê todos os passos de forma consciente e informada. Não aceite os dados que lhe são mostrados sem questionar e sem pesquisar.

Veja A Nossa Sugestão

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt