fechar a conta do BES

Fechar a conta do BES

By | 2017-05-19T01:32:58+01:00 13/08/2014|Categories: Banca|

A reviravolta que o Banco Espírito Santo viveu no mês de Agosto fez com que muitas pessoas se interroguem sobre a possibilidade de fechar a conta no BES.

A confiança que os clientes tinham nesta instituição bancária foi quebrada de uma forma brusca e agora é normal que as pessoas que tinham contas no BES procurem alternativas com que se sintam mais confiantes e confortáveis.

Todas as pessoas que tinham depósitos à ordem ou a prazo e créditos no BES viram as suas contas serem automaticamente transferidas para o “Novo Banco”, com a garantia de que se mantêm todas as condições anteriormente contratadas.

Já os clientes que possuíam investimentos de capital de risco, nomeadamente ações, perderam os seus investimentos, ficando no “Banco Mau”. Prevê-se que quando este banco entrar no processo de liquidação possa ocorrer uma divisão de capitais entre os acionistas atuais, pelo ainda existem esperanças relativamente à recuperação de pelo menos uma parte do dinheiro investido.

Mais de 200 milhões de Euros já foram retirados do Novo Banco

A corrida ao Novo Banco, antigo BES, no dia seguinte à comunicação do plano de ação que criou o Novo Banco e o Banco Mau foi relevante, embora não tenha assumido a dimensão que alguns especialistas vaticinavam.

Muitas das pessoas que se dirigiram pessoalmente aos balcões do Novo Banco procuravam apenas esclarecer as suas dúvidas, mas também houve muitas outras que optaram por encerrar as suas contas e retirar todo o dinheiro que tinham no Novo Banco.

No dia 4 de Agosto, a segunda-Feira a seguir à grande comunicação à imprensa, ocorreu o levantamento de mais de 200 milhões de Euros. Muitas destas pessoas agiram como se estivessem a fechar conta no BES, não percebendo na plenitude que uma nova instituição financeira havia sido criada.

Os clientes que optaram por levantar os seus depósitos viram-se obrigados a selecionar outra instituição bancária para fazer os seus depósitos.
A Caixa Geral de Depósitos foi a instituição bancária que mais beneficiou com o problema no BES, sendo que viu o seu número de contas e valor de depósitos aumentar substancialmente.

Como a Caixa Geral de Depósitos é a instituição bancária do Estado Português, é normal que as pessoas o vejam como um banco seguro e estável.

O que fazer em relação aos depósitos e créditos que estão no Novo Banco

Neste momento, o número de levantamento e de encerramentos de contas já está a estabilizar. Os clientes já não estão a agir de uma forma impulsiva e estão a pensar antes de agir.

Sempre que qualquer instituição bancária atravessa um período de turbulência os seus clientes procuram proteger os seus capitais, através da retirada do dinheiro dessa instituição bancária, mas na verdade isso só faz com que o banco fique numa situação ainda mais instável. É um ciclo vicioso.

Os depósitos são fáceis de levantar e depositar noutro banco, já os créditos implicam um processo mais demorado e com custos para o cliente. De uma forma geral, podemos supor que desde que o Banco de Portugal agiu e criou os Novo Banco, os capitais aqui depositados estão mais seguros do que quando estavam depositados no antigo BES, por isso não há razões para fechar todas as contas de uma forma impulsiva.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:58+01:00 13/08/2014|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

2 Comments

  1. Cristina 16/09/2016 at 15:34 - Reply

    Boa tarde!vivo em Italia e gostaria de saber Como encerrar a minha conta ,nao podendo ir a Portugal.posso fazer on-line?e Como fazer?obrigado.

  2. Andreia Menezes 08/04/2016 at 18:27 - Reply

    Boa tarde, gostaria de saber como encerrar a minha conta bancária do BES (Novo Banco), é preciso algum documento especifico ou ter de pagar para encerrar?
    Aguardo resposta.

    Atentamente,
    Andreia Menezes

Leave A Comment