4 Exemplos de cartas de recomendação

Quando é necessário enfrentar o competitivo mercado laboral em busca do tão desejado emprego, deve-se usar todas as “armas” que estão ao nosso dispor. Quem se limita a enviar o currículo fica em pé de igualdade com dezenas ou centenas de outros candidatos. Recorrer a documentos adicionais, como cartas de recomendação é uma ótima forma de marcar a diferença.

Neste artigo, preparámos dois exemplos de cartas de recomendação que tornarão mais fácil a conquista de atenção por parte do responsável pela contratação.

4 Exemplos de cartas de recomendação

O primeiro exemplo é o que geralmente resulta melhor: uma recomendação por parte de uma chefia direta. Como vamos ver depois, nem todas as recomendações têm que ser escritas por chefes ou superiores hierárquicos, mas este tipo de demonstração de apreço é a que causa mais impacto junto dos recrutadores.

Exemplo 1

Exmo. Sr.

Escrevo-lhe para lhe dar conta do meu apreço pelas qualidades profissionais do Sr. X. Nos últimos 5 anos, tive o prazer de supervisionar o trabalho do Sr. X enquanto jornalista. Durante este período de tempo, observei um profissional abnegado, competente e profissional, em qualquer tarefa para a qual fosse incumbido.

As principais funções do Sr. X na nossa empresa consistiam em realizar a pesquisa, confirmar as fontes e escrever o conteúdo final a publicar. Todos os trabalhos por ele publicados denotaram qualidade e um talento inato para a escrita, algo imprescindível para o cumprimento das suas funções.

Não posso deixar também de destacar o empenho revelado por este profissional na execução atempada dos prazos. Por mais impossível que parecesse um prazo, o Sr. X conseguiu sempre surpreender-nos entregar-nos o conteúdo dentro do prazo estipulado.

A sua capacidade de recolher e confirmar informações e de posteriormente verificar a exatidão das mesmas, desde cedo nos deixou impressionados, o que o fez ascender rapidamente à posição jornalista principal.

Como profissional consciente e talentoso, tenho a certeza que o Sr. X seria uma excelente adição na vossa empresa.

Exemplo 2

Este segundo exemplo é uma carta de recomendação de um colega de trabalho. Apesar de não ser uma recomendação tão forte, é uma boa adição a qualquer candidatura.

Exmo. Sr.

Durante os últimos 6 meses trabalhei diretamente com o Sr X. na empresa Talentos Inatos. Tendo colaborado com o Sr. X em diversos projetos tive a oportunidade de constatar o seu profissionalismo e espírito de equipa, duas caraterísticas que foram fundamentais para a concretização dos objetivos que nos foram propostos.

Desde o início, o Sr. X mostrou ter a capacidade para assumir o papel de líder e para impulsionar toda a equipa na direção certa. O seu dinamismo e otimismo contagiaram toda a equipa e ajudaram-nos a superar todos os objetivos que foram surgindo.

Posso afirmar que estou amplamente satisfeito por ter tido a oportunidade de colaborar com o Sr. X durante estes seis meses, uma vez que este contacto contribuiu para o meu crescimento profissional.

Recomendo vivamente a contratação do Sr. X, principalmente devido ao seu grande profissionalismo, bom relacionamento interpessoal e dinamismo.

Exemplo 3

Caro Sr. (Nome do Novo Empregador)

O Sr. (nome do funcionário) trabalhou na nossa empresa durante o período compreendido entre (colocar a data de início de trabalho) até (colocar a data de saída), na função de (colocar o cargo em que o profissional atuou). Durante toda a sua estadia na nossa empresa, o Sr. (nome do funcionário) desempenhou sempre as suas tarefas de forma eficiente, demonstrando uma elevada competência profissional.

O Sr. (nome do funcionário) foi sempre um exemplo de vontade de aprender, nunca se coibindo de adquirir novos conhecimentos, que posteriormente fazia questão de transmitir aos colegas, evidenciando também um excelente espírito de equipa.

A nossa empresa atravessa uma fase de reestruturação ao abrigo da qual foi necessário extinguir alguns departamentos, incluindo aquele em que o Sr. (nome do funcionário) exercia funções. Esse foi o único motivo que ditou o fim da ligação profissional entre o Sr. (nome do funcionário) e a nossa empresa.

Em suma, consideramos que o Sr. (nome do funcionário) sempre foi um excelente profissional, demonstrando atributos como honestidade, competência e profissionalismo, pelo que recomendamos a sua contratação.

Exemplo 4

Caro Sr. (Nome do Novo Empregador)

Declaramos que o funcionário acima identificado desempenhou funções na nossa empresa no período compreendido entre (colocar a data de início de trabalho) até (colocar a data de saída), na função de (colocar o cargo em que o profissional atuou).

Durante todo o período de tempo em que desempenhou funções na nossa empresa, o funcionário atuou sempre de forma correta e profissional, desempenhando as suas funções como esperado.

Não existindo nada que nos leve a criticar a conduta profissional e moral do funcionário, recomendamos a sua contratação.

Uma carta de recomendação pode fazer a diferença

Estes dois exemplos de cartas de recomendação servem como base, para que perceba qual deve ser o tom de uma carta deste tipo. Assim, quer deseje pedir a alguém que escreva uma recomendação, ou quer tenha que escrever um documento deste tipo, já sabe como deve proceder.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes