Início / Artigos / Emprego e Formação / 9 Exemplos de cartas de recomendação

9 Exemplos de cartas de recomendação

9 Exemplos de cartas de recomendação

Quando é necessário enfrentar o competitivo mercado laboral em busca do tão desejado emprego, deve-se usar todas as “armas” que estão ao nosso dispor. Quem se limita a enviar o currículo fica em pé de igualdade com dezenas ou centenas de outros candidatos.

Recorrer a documentos adicionais, como cartas de recomendação é uma ótima forma de marcar a diferença.

Neste artigo, preparámos 9 exemplos de cartas de recomendação que tornarão mais fácil a conquista de atenção por parte do responsável pela contratação.

Exemplos de cartas de recomendação

O primeiro exemplo é o que geralmente resulta melhor: uma recomendação por parte de uma chefia direta. Como vamos ver depois, nem todas as recomendações têm que ser escritas por chefes ou superiores hierárquicos, mas este tipo de demonstração de apreço é a que causa mais impacto junto dos recrutadores.

Exemplo 1

Caro Sr. (Nome do Novo Empregador)

O Sr. (Nome do Funcionário), é alguém com quem tenho a sorte de poder lidar diariamente, profissional da área de (área de atuação), tendo trabalhado para esta empresa no período de (colocar data de início no trabalho) a (colocar data de saída do trabalho). E, durante este período realizou as tarefas delegadas de forma exímia e sob minha supervisão direta.

Durante todo este tempo manteve sempre uma conduta pessoal e profissional irrepreensível, agindo sempre de forma correta, competente, responsável e pontual.

Tendo em vista a atuação exemplar do (Nome do funcionário) pelo período em que trabalhou nesta empresa, venho por meio desta carta, recomendar os seus serviços e sua contratação junto da vossa empresa.

Atenciosamente,

(Nome do Remetente)

Cargo de Gestão

Exemplo 2

De: Antigo empregador

Para: Nova entidade patronal

REF.: Referências profissionais

Prezado Senhor

O Sr. (Nome do funcionário) trabalhou na nossa empresa no período compreendido entre (data de início) e (data de saída) desempenhando a função de (área de atuação). Durante todo este período desempenhou todas as suas atividades de maneira eficiente e profissional.

Sempre demonstrou a sua competência profissional, bem como facilidade na apresentação de novas atividades e ideias e na transmissão dos seus conhecimentos à sua equipa.

O motivo pelo qual deixou de fazer parte da empresa foi devido a uma reestruturação financeira pela qual passou o nosso quadro de funcionários, que precisou ser reduzido, havendo a extinção de diversos postos de trabalho.

Portanto, venho por meio desta carta de recomendação reafirmar o nosso entendimento de que algumas das suas maiores qualidades são: competência, honestidade, capacidade e idoneidade, pelo que entendemos ser a nossa obrigação recomendá-lo como uma ótima contratação para a sua empresa, na qual certamente terá muito a acrescentar.

Sem mais me despeço,
Nome do Remetente – Cargo de Gestão

Exemplo 3

Caro Sr.

É com prazer que recomendo (nome do funcionário) para o (cargo) na (nome da empresa).

Tive o previlégio de acompanhar de perto o desempenho do (nome do funcionário) na nossa empresa por (período de tempo), uma vez que ele trabalhava diretamente sob a minha coordenação.

Durante o nosso tempo de convivência descobri que é uma pessoa muito valiosa para qualquer equipa, sendo honesto, seguro e incrivelmente dedicado.

Além disso, sempre me impressionou pelas atitudes proativas, que se mostravam essenciais para a conclusão bem sucedida dos nossos projetos.

O seu conhecimento sobre (assunto específico) e experiência em (assunto específico) foi uma grande vantagem para toda a nossa equipa.

O (Nome do funcionário) aplicou esse conjunto de habilidades em prol do crescimento da empresa. Com o seu talento inegável, sempre foi muito interessante e criativo trabalhar com ele.

Além da competência, sabe verdadeiramente trabalhar em equipa e sempre fomenta discussões positivas e traz o melhor de cada um dos seus colegas de equipa.

Sem dúvida alguma, eu recomendo o (nome do funcionário) para a sua equipa. Dedicado e com elevados conhecimentos sobre essa função, é também uma grande pessoa e asseguro-lhe que será uma contratação positiva para a sua empresa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail (endereço) ou telefone (incluir número) se quiser conversar sobre as competências profissionais indicadas ao longo desta carta de recomendação.

Ficarei feliz em ampliar a minha recomendação.

Atenciosamente,

Nome e Cargo de Gestão

Exemplo 4

Exmo. Sr. / Sra.

Venho por meio desta carta recomendar o colaborador (nome do funcionário) para o (informar cargo) na sua empresa.

O (nome do funcionário) demonstrou durante o tempo em que fui o seu coordenador, muitas qualidades profissionais. No período (informar inicio e fim) trabalhei como seu responsável imediato, supervisionando o seu trabalho enquanto desempenhava as funções de (cargo).

Tive a possibilidade de constatar durante todo este período o quanto ele é um profissional competente e esforçado.

Todas as tarefas atribuídas foram executadas dentro do prazo e com muita habilidade. Reitero ainda que foi um profissional que sempre demonstrou prazer no que faz e respeito com todos os membros da sua equipa.

Entre as suas qualidades, destacaria (informar as qualidades) como principais atributos que fizeram a diferença no seu trabalho.

Tenho certeza de que a excelente atuação do (nome do funcionário) será de extrema importância para a sua empresa.

Deixo aqui os meus contatos para confirmação das informações relatadas por mim nesta carta.

Atenciosamente, (nome e cargo), (telefone e e-mail)

(local e data)

Exemplo 5

Exmo. Sr.

Escrevo-lhe para lhe dar conta do meu apreço pelas qualidades profissionais do Sr. X. Nos últimos 5 anos, tive o prazer de supervisionar o trabalho do Sr. X enquanto jornalista. Durante este período de tempo, observei um profissional abnegado, competente e profissional, em qualquer tarefa para a qual fosse incumbido.

As principais funções do Sr. X na nossa empresa consistiam em realizar a pesquisa, confirmar as fontes e escrever o conteúdo final a publicar. Todos os trabalhos por ele publicados denotaram qualidade e um talento inato para a escrita, algo imprescindível para o cumprimento das suas funções.

Não posso deixar também de destacar o empenho revelado por este profissional na execução atempada dos prazos. Por mais impossível que parecesse um prazo, o Sr. X conseguiu sempre surpreender-nos entregar-nos o conteúdo dentro do prazo estipulado.

A sua capacidade de recolher e confirmar informações e de posteriormente verificar a exatidão das mesmas, desde cedo nos deixou impressionados, o que o fez ascender rapidamente à posição jornalista principal.

Como profissional consciente e talentoso, tenho a certeza que o Sr. X seria uma excelente adição na vossa empresa.

Exemplo 6

Este segundo exemplo é uma carta de recomendação de um colega de trabalho. Apesar de não ser uma recomendação tão forte, é uma boa adição a qualquer candidatura.

Exmo. Sr.

Durante os últimos 6 meses trabalhei diretamente com o Sr X. na empresa Talentos Inatos. Tendo colaborado com o Sr. X em diversos projetos tive a oportunidade de constatar o seu profissionalismo e espírito de equipa, duas caraterísticas que foram fundamentais para a concretização dos objetivos que nos foram propostos.

Desde o início, o Sr. X mostrou ter a capacidade para assumir o papel de líder e para impulsionar toda a equipa na direção certa. O seu dinamismo e otimismo contagiaram toda a equipa e ajudaram-nos a superar todos os objetivos que foram surgindo.

Posso afirmar que estou amplamente satisfeito por ter tido a oportunidade de colaborar com o Sr. X durante estes seis meses, uma vez que este contacto contribuiu para o meu crescimento profissional.

Recomendo vivamente a contratação do Sr. X, principalmente devido ao seu grande profissionalismo, bom relacionamento interpessoal e dinamismo.

Exemplo 7

Caro Sr. (Nome do Novo Empregador)

O Sr. (nome do funcionário) trabalhou na nossa empresa durante o período compreendido entre (colocar a data de início de trabalho) até (colocar a data de saída), na função de (colocar o cargo em que o profissional atuou). Durante toda a sua estadia na nossa empresa, o Sr. (nome do funcionário) desempenhou sempre as suas tarefas de forma eficiente, demonstrando uma elevada competência profissional.

O Sr. (nome do funcionário) foi sempre um exemplo de vontade de aprender, nunca se coibindo de adquirir novos conhecimentos, que posteriormente fazia questão de transmitir aos colegas, evidenciando também um excelente espírito de equipa.

A nossa empresa atravessa uma fase de reestruturação ao abrigo da qual foi necessário extinguir alguns departamentos, incluindo aquele em que o Sr. (nome do funcionário) exercia funções. Esse foi o único motivo que ditou o fim da ligação profissional entre o Sr. (nome do funcionário) e a nossa empresa.

Em suma, consideramos que o Sr. (nome do funcionário) sempre foi um excelente profissional, demonstrando atributos como honestidade, competência e profissionalismo, pelo que recomendamos a sua contratação.

Exemplo 8

Caro Sr. (Nome do Novo Empregador)

Declaramos que o funcionário acima identificado desempenhou funções na nossa empresa no período compreendido entre (colocar a data de início de trabalho) até (colocar a data de saída), na função de (colocar o cargo em que o profissional atuou).

Durante todo o período de tempo em que desempenhou funções na nossa empresa, o funcionário atuou sempre de forma correta e profissional, desempenhando as suas funções como esperado.

Não existindo nada que nos leve a criticar a conduta profissional e moral do funcionário, recomendamos a sua contratação.

Exemplo 9

Remetente

Função ocupada – Empresa

Endereço

Contacto

Data

Assunto: Carta de Recomendação para o Arquiteto Manuel Silva

Exmo.(s) Sr.(s)

Escrevo-lhe para recomendar o Sr. Manuel Silva para a função de Arquiteto.

Durante os últimos anos tive a oportunidade de trabalhar diretamente com o Sr. Manuel Silva. Durante todo o período em que trabalhou como arquiteto na empresa X, demonstrou toda a sua competência e qualidade profissional. Uma vez que supervisionei o seu desempenho, sinto-me qualificado para recomendar as suas capacidades profissionais.

O Sr. Manuel Silva demonstrou uma grande capacidade técnica, bem como uma notável capacidade de adaptação a novos processos. A sua capacidade de transpor para o papel de forma fiel as ideias dos nossos clientes, tornando-as reais e melhorando-as quando necessário foi um excelente ativo para a nossa empresa.

Tenho também que mencionar a excelente capacidade de comunicação, que permite ao Sr. Carlos Silva estabelecer relações de proximidade com os clientes e colegas de trabalho.

Ao longo da sua estadia na nossa empresa, exibiu também um espírito de trabalho incansável, mostrando-se sempre disponível para fazer os projetos avançarem. Assim, tornou-se uma fonte de inspiração para toda a equipa.

Reconheço ao Sr. Manuel Silva capacidade, habilitações e qualidades que lhe permitem ser uma excelente adição para qualquer empresa e dessa forma recomendo-o vivamente para o cargo a que se candidata. Acredito que a vossa empresa ficará mais forte se avançar para a sua contratação. Estou disponível para prestar mais esclarecimentos.

Atentamente,

(assinatura)

Uma carta de recomendação pode fazer a diferença

Estes exemplos de cartas de recomendação servem como base, para que perceba qual deve ser o tom de uma carta deste tipo.

Assim, quer deseje pedir a alguém que escreva uma recomendação, ou quer tenha que escrever um documento deste tipo, já sabe como deve proceder.

Como já referimos, apresentar uma carta de recomendação ao abrigo de uma candidatura pode fazer toda a diferença, principalmente se conseguir apresentar uma carta realmente forte e válida, escrita por alguém com um cargo relevante numa empresa por onde tenha passado.

Encontrar a pessoa certa para escrever uma carta de recomendação é um passo firme na direção de um bom emprego.

Veja A Nossa Sugestão

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt