10 Exemplos de cartas de despedimento em word e pdf

O encerramento do vínculo de trabalho é uma situação que com toda a certeza vai acontecer pelo menos uma vez na vida de todos nós. Fique a par das informações que devem constar nas cartas de despedimento.

Seja por não estar satisfeito com o ambiente de trabalho, por ter recebido uma oportunidade mais vantajosa ou por querer ter o seu negócio, muitas pessoas optam por se despedir.

Quando isso acontece é preciso formalizar o pedido de demissão, e o primeiro passo é elaborar uma carta de despedimento.

Como sabemos que não é fácil para a maior parte das pessoas, hoje resolvemos dar-lhe uma ajuda.

Deixamos-lhe aqui algumas minutas de cartas de despedimento para que pode usar como referência para elaborar a sua.

Cartas de despedimento: O que deve ter em conta

Mesmo quando existe uma relação de proximidade com a entidade empregadora, e mesmo que esta saiba que é intuito do trabalhador vir a despedir-se, é sempre obrigatório apresentar uma carta de despedimento.

Tenha em conta que o seu tom de escrita, deve ser sempre o mais cordial possível no momento de se dirigir à entidade empregadora.

Elaborar uma carta de despedimento é relativamente simples. Entretanto existem algumas informações que devem obrigatoriamente constar neste documento.

Dados como:

  • Nome da empresa
  • Departamento
  • Cargo da pessoa a quem é dirigido o documento
  • Morada da empresa
  • Local
  • Data

Todos estes pontos devem obrigatoriamente constar nas cartas de despedimento.

Além disso, esclareça de forma simples e objetiva as razões que o levaram a pedir demissão da empresa. E, deve fazê-lo mantendo sempre a cordialidade.

Veja agora os exemplos de cartas de despedimento que vão ajudar a redigir a sua própria carta.

Homem a escrever uma carta de despedimento

Exemplos de Cartas de Despedimento

Apresentamos-lhe em seguida 10 exemplos de cartas de despedimento que o vão ajudar a formalizar a sua rescisão de contrato.

Download dos exemplos

Exemplo 1

Nome da Entidade Patronal

a/c Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Local, __ (dia) de __ (mês) de __ (ano)

Exms. Srs.:

Com base no disposto no artigo ____ do Decreto-lei ____, venho desta forma comunicar-vos que rescindo o contrato de trabalho que mantenho com esta empresa. Esta rescisão do contrato irá vigorar por completo a partir do dia ____. A partir desta data deixarei de desempenhar funções laborais na empresa.

Solicito a V. Exas., que realizem o apuramento dos vencimentos a que tenho direito até à data da minha rescisão. Noto que até à data da rescisão apenas tive x dias de férias.

Termino com a manifestação da satisfação que tive ao trabalhar com a empresa. Deixo votos de sucesso à empresa e a todos os seus funcionários.

Com os meus melhores cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Exemplos de rescisão de contrato pela entidade patronal

Exemplo 2

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exms. Srs.,

Venho, através desta carta, comunicar-vos a rescisão do meu contato de trabalho com a vossa empresa. A minha rescisão terá efeito a partir do dia ___ de ___ de ___, cumprindo assim a obrigação legal de vos informar com o mínimo de sessenta dias de antecedência.

Pretendo usufruir até à data referida do período de férias a que tenho legalmente direito (em datas a acordar). Sublinho que no final do contrato deverá ser-me pago os valores relativos aos subsídios de férias e de Natal, proporcionalmente aos dias que trabalhei no presente ano.

Sem mais de momento, apresento os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: 4 Exemplos de cartas de motivação

Exemplo 3

Local e Data

Assunto: Denúncia de Contrato de Trabalho

(O Seu Nome), residente em (morada conforme a que está incluída no seu contrato de trabalho), portador/a Cartão do Cidadão nr. (número do CI), ao abrigo de um contrato de trabalho a termo certo – a termo incerto – sem termo (remover o que não se aplica), vem, nos termos e para os efeitos do nr. 1 do Artº. 400 e do Artº. 401, ambos da Lei 7/2009 de 12 Fevereiro (Código do Trabalho), e sem justa causa, informar que, por motivos particulares, denuncia o contrato de trabalho, cumprindo a obrigação legal de vos informar com (número de dias) de antecedência.

Desta forma, a rescisão do contrato de trabalho entrará em vigor em (data).

Sem qualquer outro assunto, despeço-me agradecendo a vossa a atenção.

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: 2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea

Exemplo 4

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exs. Srs.,

Venho, por meio desta carta, informar relativamente à intenção de rescindir a ligação contratual que me liga à vossa empresa. A rescisão do meu contrato tornar-se-á- efetiva a partir do dia ___ de ___ de ___, o que significa que estou a cumprir com a obrigação legal de vos informar relativamente à minha rescisão de contrato com uma antecedência mínima de sessenta dias.

Noto que pretende ter o direito ao período de férias ao qual tenho direito até à data de rescisão de contrato e disponibilizo-me para chegar a acordo relativamente às datas em que irei usufruir das referias férias.

Relembro também que os valores relativos aos subsídios de Natal e de férias devem ser-me ressarcidos no final do contrato, na proporção relativa aos dias em que trabalhei.

Sem qualquer outro assunto, deixo os meus cumprimentos.

Sem mais de momento, apresento os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Como escrever uma carta de motivação

Exemplo 5

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exs. Srs.,

Venho por este meio informar V. Exas relativamente à rescisão do contrato de trabalho que liga à Empresa Y.

A rescisão do meu contrato produz efeitos a parir do próximo dia (escrever a data completo por extenso). A partir desta data cessarei todas as minhas laborais que desempenho na empresa, cumprindo desta forma com o período de pré-aviso legalmente imposto.

Solicito que seja apurado os vencimentos que sejam devidos até à data de término do meu contrato e sublinho que até ao fim do meu contrato, beneficiei de apenas X dias de férias, pelo que deverá ser feito o respetivo acerto.

Durante o período em que trabalhei na Empresa Y tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa altamente profissional, o que me proporcionou uma boa evolução profissional. Por essa razão, agradeço a oportunidade que me foi dada.

Despeço-me com votos de maior sucesso para a Empresa Y.

Sem qualquer outro assunto, deixo os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Como escrever uma carta de recomendação

Exemplo 6

À (nome da empresa)

Morada

Código Postal

Prezado(s) Senhor(es),

Por motivos pessoais (ou profissionais), comunico formalmente, através desta carta, o meu pedido de demissão, e consequente do cargo de __________ nesta empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei. O mesmo irá ocorrer no período entre __/__ /_____ (data de início) e __ /__ /____ (data fim).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

Assinatura ou nome por extenso

Exemplo 7

À (nome da empresa)

Morada

Código Postal

Prezado(s) Senhor(es),

Venho, através desta carta, apresentar o meu pedido de demissão, dando assim como terminada a minha estadia no cargo ______ que ocupo nesta empresa desde __/__/__ (data de admissão).

Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho por diversos motivos, nomeadamente _______, _______ e ______.

Agradeço pela oportunidade, consideração e confiança que me foi proporcionada pela empresa, durante todo o período em que aqui laborei.

Esclareço que os motivos que me levaram ao pedido de desligamento são estritamente profissionais (ou pessoais), nada tendo a ver com a forma como fui tratado no decorrer do meu contrato.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

Assinatura ou nome por extenso

Exemplo 8 

À (nome da empresa)

Morada

Código Postal

Prezado(s) Senhor(es),

Aceite esta carta como uma notificação formal do meu pedido de demissão que vai acontecer a partir de __/__/__.

Recebi uma proposta de trabalho que me vai proporcionar um enorme desafio e crescimento e pensei muito antes de aceitar, porque estou muito satisfeito em ter trabalhado com toda a equipa da (preencher com o nome da empresa), que sempre foi bastante profissional.

Aprendi muito com a variedade de projetos em que estive envolvido e os enormes desafios proporcionados.

Cumprirei os __ dias de aviso prévio a partir de __/__/__.

Todos os projetos que estão sob a minha responsabilidade estarão concluídos antes do meu último dia de trabalho.

Mais uma vez agradeço a toda equipa.

Atenciosamente

Assinatura ou nome por extenso

Exemplo 9

À (nome da empresa)

Morada

Código Postal

Prezado(s) Senhor(es),

É com pesar que venho apresentar o meu pedido de demissão e rescisão do cargo que ocupo nesta empresa, por motivos estritamente pessoais.

Agradeço pela consideração e aprendizagem que me proporcionaram durante todo o período em que trabalhei na empresa, e espero que o meu trabalho tenha contribuído para o crescimento da mesma.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, de acordo com a lei de ___ dias a iniciar em __/__/____.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

Assinatura ou nome por extenso

Exemplo 10

À (nome da empresa)

Morada

Código Postal

Prezado(s) Senhor(es),

Por favor, aceite esta carta como sendo o meu pedido de demissão formal do meu cargo como ______. O meu último dia na empresa será em __/__/__, cumprindo assim o aviso prévio de ___ dias.

De modo a facilitar a transição estarei disponível até a data da minha saída, para treinar e orientar o novo funcionário com as funções que irá exercer.

Deixarei ainda todas as instruções necessárias, de forma clara e completa por escrito para a minha substituição.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade também para agradecer por todo o conhecimento e experiência que adquiri durante o tempo que aqui trabalhei.

Mais uma vez agradeço a toda equipa.

Atenciosamente

Assinatura ou nome por extenso

Redigir uma carta de despedimento não é difícil, basta ter atenção a alguns detalhes. E claro deve sempre escrever e dirigir-se ao responsável de forma educada e cordial.

Um último ponto que podemos indicar, é que no caso de trabalhar numa empresa pequena, antes mesmo de enviar a carta de despedimento (e no caso de ser uma decisão tomada com algum tempo de antecipação) informe diretamente a pessoa responsável.

No meu caso em específico, quando me despedi da empresa onde trabalhava tinha de dar somente 30 dias de aviso prévio. Optei por fazê-lo com 60 dias de modo a poder garantir que o meu posto era ocupado atempadamente e que poderia ajudar na evolução do novo colaborador.

O mais importante é acima de tudo sair de cabeça levantada e garantindo que deixa uma porta aberta para futuras oportunidade. Afinal, não sabemos o que a vida nos reserva.

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt