5 Exemplos de cartas de despedimento em word e pdf

Se chegou ao momento de colocar termo à sua relação profissional, é importante que aprenda como escrever a carta de despedimento.

Informar a sua entidade profissional sobre a sua intenção de se despedir é algo deve ser feito de forma formal.

Se procurava exemplos de cartas de despedimento, chegou ao sítio certo.

Veja aqui: O novo comparador de crédito NValores.pt

Exemplos de Cartas de Despedimento

Apresentamos-lhe em seguida 5 exemplos de cartas de despedimento que o vão ajudar a formalizar a sua rescisão de contrato.

Download dos exemplos

Exemplo 1

Nome da Entidade Patronal

a/c Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Local, __ (dia) de __ (mês) de __ (ano)

Exms. Srs.:

Com base no disposto no artigo ____ do Decreto-lei ____, venho desta forma comunicar-vos que rescindo o contrato de trabalho que mantenho com esta empresa. Esta rescisão do contrato irá vigorar por completo a partir do dia ____. A partir desta data deixarei de desempenhar funções laborais na empresa.

Solicito a V. Exas., que realizem o apuramento dos vencimentos a que tenho direito até à data da minha rescisão. Noto que até à data da rescisão apenas tive x dias de férias.

Termino com a manifestação da satisfação que tive ao trabalhar com a empresa. Deixo votos de sucesso à empresa e a todos os seus funcionários.

Com os meus melhores cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Exemplos de rescisão de contrato pela entidade patronal

Exemplo 2

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exms. Srs.,

Venho, através desta carta, comunicar-vos a rescisão do meu contato de trabalho com a vossa empresa. A minha rescisão terá efeito a partir do dia ___ de ___ de ___, cumprindo assim a obrigação legal de vos informar com o mínimo de sessenta dias de antecedência.

Pretendo usufruir até à data referida do período de férias a que tenho legalmente direito (em datas a acordar). Sublinho que no final do contrato deverá ser-me pago os valores relativos aos subsídios de férias e de Natal, proporcionalmente aos dias que trabalhei no presente ano.

Sem mais de momento, apresento os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: 4 Exemplos de cartas de motivação

Exemplo 3

Local e Data

Assunto: Denúncia de Contrato de Trabalho

(O Seu Nome), residente em (morada conforme a que está incluída no seu contrato de trabalho), portador/a Cartão do Cidadão nr. (número do CI), ao abrigo de um contrato de trabalho a termo certo – a termo incerto – sem termo (remover o que não se aplica), vem, nos termos e para os efeitos do nr. 1 do Artº. 400 e do Artº. 401, ambos da Lei 7/2009 de 12 Fevereiro (Código do Trabalho), e sem justa causa, informar que, por motivos particulares, denuncia o contrato de trabalho, cumprindo a obrigação legal de vos informar com (número de dias) de antecedência.

Desta forma, a rescisão do contrato de trabalho entrará em vigor em (data).

Sem qualquer outro assunto, despeço-me agradecendo a vossa a atenção.

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: 2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea

Exemplo 4

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exs. Srs.,

Venho, por meio desta carta, informar relativamente à intenção de rescindir a ligação contratual que me liga à vossa empresa. A rescisão do meu contrato tornar-se-á- efetiva a partir do dia ___ de ___ de ___, o que significa que estou a cumprir com a obrigação legal de vos informar relativamente à minha rescisão de contrato com uma antecedência mínima de sessenta dias.

Noto que pretende ter o direito ao período de férias ao qual tenho direito até à data de rescisão de contrato e disponibilizo-me para chegar a acordo relativamente às datas em que irei usufruir das referias férias.

Relembro também que os valores relativos aos subsídios de Natal e de férias devem ser-me ressarcidos no final do contrato, na proporção relativa aos dias em que trabalhei.

Sem qualquer outro assunto, deixo os meus cumprimentos.

Sem mais de momento, apresento os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Como escrever uma carta de motivação

Exemplo 5

Nome da Empresa

Ao Cuidado do Departamento de Recursos Humanos

Morada

Código Postal

Exs. Srs.,

Venho por este meio informar V. Exas relativamente à rescisão do contrato de trabalho que liga à Empresa Y.

A rescisão do meu contrato produz efeitos a parir do próximo dia (escrever a data completo por extenso). A partir desta data cessarei todas as minhas laborais que desempenho na empresa, cumprindo desta forma com o período de pré-aviso legalmente imposto.

Solicito que seja apurado os vencimentos que sejam devidos até à data de término do meu contrato e sublinho que até ao fim do meu contrato, beneficiei de apenas X dias de férias, pelo que deverá ser feito o respetivo acerto.

Durante o período em que trabalhei na Empresa Y tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa altamente profissional, o que me proporcionou uma boa evolução profissional. Por essa razão, agradeço a oportunidade que me foi dada.

Despeço-me com votos de maior sucesso para a Empresa Y.

Sem qualquer outro assunto, deixo os meus cumprimentos,

(A sua assinatura)

(O seu nome)

Veja também: Como escrever uma carta de recomendação

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes