2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea

As cartas de apresentação espontânea são essenciais para dar a conhecer o candidato num contacto inicial com uma empresa. Juntamente com o curriculum vitae, permitem que as empresas tenham a primeira perceção do perfil do candidato.

Ao contrário do que é prática comum em Portugal, as cartas de apresentação devem ser concisas e simples. Resista à tentação de preencher a carta com demasiados floreados linguísticos e centre o foco em transmitir a mensagem que pretende passar.

Regras das Cartas de Apresentação Espontânea

A redação de uma boa carta de apresentação requer que siga algumas regras. Saber a que pessoa se está a dirigir, ou começar a carta da forma certa, são duas das regras mais importantes para redigir documentos capazes de captar o interesse do leitor. Enunciamos em seguida as principais regras:

  • Dirija-se à pessoa certa;
  • Comece com uma boa introdução. Tente ser original.
  • Explique porque se está a candidatar. Procure demonstrar um interesse genuíno e uma boa dose de entusiasmo.
  • Não seja demasiado descritivo. Uma carta de apresentação não serve para fazer um resumo da sua vida. Procure ser objetivo.
  • Refira as suas capacidades de aprendizagem e o gosto que sente em obter novos conhecimentos. Desta forma, está a demonstrar humildade e interesse em evoluir de forma continuada;
  • Finalize de forma original. Nunca caía na tentação de utilizar clichés.

Exemplos de Cartas de Apresentação Espontânea

Exemplo 1

Manuel Silva

Rua Principal, 50

2500-100 Lisboa

Exmº Sr. Diretor do

Departamento de Recursos Humanos

Empresa X

Parque Industrial M

2600-900 Lisboa

Lisboa, 20 de Outubro de 2015

O meu nome é Manuel Silva e licenciei-me recentemente em Engenharia Informática, no Instituto Superior Técnico. Estou a contactá-lo porque considero que a vossa empresa é o palco certo para cimentar a minha evolução profissional.

É com grande interesse e entusiasmo que tenho acompanhado a evolução e os extraordinários resultados que a vossa empresa vem obtendo e por essa razão, sinto uma grande vontade em iniciar a minha carreira profissional ao vosso serviço.

Sinto que a vossa empresa é um espaço no qual posso desenvolver e aprofundar a minha formação, motivo pelo qual me estou a candidatar a uma possível vaga.

Estou à disposição de V. Ex.ª para prestar mais esclarecimento, seja por entrevista pessoal, ou em quaisquer outras provas que de V. Exas. considerem ser necessárias.

Junto envio o meu curriculum vitae para vossa análise.

Agradeço a atenção que me dispensou e despeço-me reiterando o meu entusiasmo perante a eventualidade de poder vir a ocupar uma vaga na vossa empresa.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Silva

Exemplo 2

Manuel Silva

Rua Principal, 50

2500-100 Lisboa

Exmº Sr. Diretor do

Departamento de Recursos Humanos

Empresa X

Parque Industrial M

2600-900 Lisboa

Lisboa, 20 de Outubro de 2015

O meu nome é Manuel Silva, sou licenciado em Engenharia Informático e tenho 10 anos de experiência nesta área profissional. Cessei recentemente a minha ligação profissional e estou a contactar V. Exª. com o objetivo de prosseguir a minha carreira profissional e de colocar todas as minhas aptidões e conhecimentos ao serviço de uma empresa tão reputada como a vossa.

Sabendo que a vossa empresa é conhecida pela excelência do serviço e pelo elevado nível de qualidade do capital humano, é com muito entusiasmo e motivação que proponho a minha integração nos vossos quadros.

Acredito sinceramente que os meus conhecimentos e a minha experiência profissional possam contribuir para engrandecer ainda mais a vossa empresa.

Juntamente com esta carta de apresentação envio o meu curriculum vitae, no qual V. Exª. poderá atestar todo o meu percurso profissional.

Estou totalmente ao dispor para agendar uma entrevista pessoal com V. Exª. no sentido de prestar esclarecimentos adicionais.

Grato pela vossa atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

Manuel Silva

Veja A Nossa Sugestão

1 comentário em “2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea”

  1. Bom dia ,

    Espero que este Email o emcontre bem de saude.

    Gostava de saber como escrever uma carta a imformar ao meu chefe que nao estou comfortada n area que mi foi colocadao no trabalho nao intendo nada da materia quero mudar se sector tendo em conta que realmente nao e a minha area

    Cumprimentos

Deixe um comentário