2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea

As cartas de apresentação espontânea são essenciais para dar a conhecer o candidato num contacto inicial com uma empresa. Juntamente com o curriculum vitae, permitem que as empresas tenham a primeira perceção do perfil do candidato.

Ao contrário do que é prática comum em Portugal, as cartas de apresentação devem ser concisas e simples. Resista à tentação de preencher a carta com demasiados floreados linguísticos e centre o foco em transmitir a mensagem que pretende passar.

Regras das Cartas de Apresentação Espontânea

A redação de uma boa carta de apresentação requer que siga algumas regras. Saber a que pessoa se está a dirigir, ou começar a carta da forma certa, são duas das regras mais importantes para redigir documentos capazes de captar o interesse do leitor. Enunciamos em seguida as principais regras:

  • Dirija-se à pessoa certa;
  • Comece com uma boa introdução. Tente ser original.
  • Explique porque se está a candidatar. Procure demonstrar um interesse genuíno e uma boa dose de entusiasmo.
  • Não seja demasiado descritivo. Uma carta de apresentação não serve para fazer um resumo da sua vida. Procure ser objetivo.
  • Refira as suas capacidades de aprendizagem e o gosto que sente em obter novos conhecimentos. Desta forma, está a demonstrar humildade e interesse em evoluir de forma continuada;
  • Finalize de forma original. Nunca caía na tentação de utilizar clichés.

Exemplos de Cartas de Apresentação Espontânea

Exemplo 1

Manuel Silva

Rua Principal, 50

2500-100 Lisboa

Exmº Sr. Diretor do

Departamento de Recursos Humanos

Empresa X

Parque Industrial M

2600-900 Lisboa

Lisboa, 20 de Outubro de 2015

O meu nome é Manuel Silva e licenciei-me recentemente em Engenharia Informática, no Instituto Superior Técnico. Estou a contactá-lo porque considero que a vossa empresa é o palco certo para cimentar a minha evolução profissional.

É com grande interesse e entusiasmo que tenho acompanhado a evolução e os extraordinários resultados que a vossa empresa vem obtendo e por essa razão, sinto uma grande vontade em iniciar a minha carreira profissional ao vosso serviço.

Sinto que a vossa empresa é um espaço no qual posso desenvolver e aprofundar a minha formação, motivo pelo qual me estou a candidatar a uma possível vaga.

Estou à disposição de V. Ex.ª para prestar mais esclarecimento, seja por entrevista pessoal, ou em quaisquer outras provas que de V. Exas. considerem ser necessárias.

Junto envio o meu curriculum vitae para vossa análise.

Agradeço a atenção que me dispensou e despeço-me reiterando o meu entusiasmo perante a eventualidade de poder vir a ocupar uma vaga na vossa empresa.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Silva

Exemplo 2

Manuel Silva

Rua Principal, 50

2500-100 Lisboa

Exmº Sr. Diretor do

Departamento de Recursos Humanos

Empresa X

Parque Industrial M

2600-900 Lisboa

Lisboa, 20 de Outubro de 2015

O meu nome é Manuel Silva, sou licenciado em Engenharia Informático e tenho 10 anos de experiência nesta área profissional. Cessei recentemente a minha ligação profissional e estou a contactar V. Exª. com o objetivo de prosseguir a minha carreira profissional e de colocar todas as minhas aptidões e conhecimentos ao serviço de uma empresa tão reputada como a vossa.

Sabendo que a vossa empresa é conhecida pela excelência do serviço e pelo elevado nível de qualidade do capital humano, é com muito entusiasmo e motivação que proponho a minha integração nos vossos quadros.

Acredito sinceramente que os meus conhecimentos e a minha experiência profissional possam contribuir para engrandecer ainda mais a vossa empresa.

Juntamente com esta carta de apresentação envio o meu curriculum vitae, no qual V. Exª. poderá atestar todo o meu percurso profissional.

Estou totalmente ao dispor para agendar uma entrevista pessoal com V. Exª. no sentido de prestar esclarecimentos adicionais.

Grato pela vossa atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

Manuel Silva

Veja A Nossa Sugestão

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt

1 comentário em “2 Exemplos de cartas de apresentação espontânea

Deixe um comentário

  1. Bom dia ,

    Espero que este Email o emcontre bem de saude.

    Gostava de saber como escrever uma carta a imformar ao meu chefe que nao estou comfortada n area que mi foi colocadao no trabalho nao intendo nada da materia quero mudar se sector tendo em conta que realmente nao e a minha area

    Cumprimentos

    Responder