Estágios profissionais no estrangeiro

Hoje em dia, tendo em conta a conjuntura económica do país, muitas pessoas optam por realizar estágios profissionais fora do país. Embora a nível nacional os estágios sejam apoiados pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), quando se fala de estágios fora do país já não é esta a entidade que os promove.

No entanto existem diversas entidades que promovem estágios profissionais no estrangeiro. Vamos dar-lhe a conhecer essas entidades, para o caso de estar a pensar aventurar-se fora de Portugal.

Entidades que promovem estágios profissionais no estrangeiro

A realização de um estágio fora de Portugal, pode permitir acesso a uma experiência bastante enriquecedora a nível profissional e pessoas, ajudando assim na desenvoltura de competências técnicas, organizacionais e sociais, levando também a um enriquecimento cultural e pessoal bastante elevado.

Para além disso os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de atividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade.

As seguintes entidades promovem programas de estágio internacionais:

1. Assembleia das Regiões Europeias

A Eurodisseia é um programa de intercâmbio promovido pela Assembleia das Regiões da Europa (ARE) e tem estágios de 3 a 7 meses no estrangeiro para jovens entre os 18 e os 30 anos que se encontrem à procura de emprego.

2. Banco Mundial

Para os recém- formados e sem qualquer experiência de trabalho, o Banco Mundial promove a possibilidade de estágio num dos seus escritórios em qualquer parte do mundo (vai depender das vagas disponíveis na altura).

3. Estágios Erasmus +

Um estágio de Erasmus é constituído por um período numa empresa ou organização de qualquer país participante e tem como principal objetivo ajudar as pessoas a adaptar-se ao mercado de trabalho Europeu.

4. Erasmus Empreendedores

O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa que dá aos novos empreendedores, ou a quem pretende sê-lo, a oportunidade de adquirirem conhecimentos para gerirem pequenos negócios, junto de empreendedores experientes fora de Portugal.

5. Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional promove candidaturas a estágios profissionais na área de Macroeconomia, sendo estes renumerados e com a duração entre 2 a 3 meses.

6. Inov Contacto

O programa Inov Contacto é um projeto que tem como intuito apoiar a formação de jovens com qualificação superior, num contexto internacional. Permite também que se partilhe informações entre diversos participantes do programa através de uma rede informar de conhecimentos e de contactos – networkcontacto.

7. NATO

O programa de estágios da NATO tem como objetivo proporcionar a um reduzido número de estudantes, a oportunidade de estagiar com o Pessoal internacional no quartel geral da NATO em Bruxelas.

8. Unicef

A Unicef promove estágios profissionais a estudantes qualificados numa área que seja do seu interesse. O estágio é realizado nos seus escritórios um pouco por todo o mundo e sob a supervisão de trabalhadores experientes, de modo a promover a integração no mundo do trabalho.

9. Vulcanus

O programa de estágios Vulcanus é uma parceria entre a Comissão Europeia e o Ministério Japonês da Economia, Comércio e Indústria e proporciona estágios para estudantes universitários da União Europeia em empresas Japonesas.

Se está a pensar realizar um estágio internacional, é uma boa opção para si verificar quais os estágios que estão em aberto numa destas instituições. Esperamos que este artigo o ajude nesse sentido.

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt