Estágios profissionais no estrangeiro

Hoje em dia, tendo em conta a conjuntura económica do país, muitas pessoas optam por realizar estágios profissionais fora do país. Embora a nível nacional os estágios sejam apoiados pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), quando se fala de estágios fora do país já não é esta a entidade que os promove.

No entanto existem diversas entidades que promovem estágios profissionais no estrangeiro. Vamos dar-lhe a conhecer essas entidades, para o caso de estar a pensar aventurar-se fora de Portugal.

Entidades que promovem estágios profissionais no estrangeiro

A realização de um estágio fora de Portugal, pode permitir acesso a uma experiência bastante enriquecedora a nível profissional e pessoas, ajudando assim na desenvoltura de competências técnicas, organizacionais e sociais, levando também a um enriquecimento cultural e pessoal bastante elevado.

Para além disso os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de atividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade.

As seguintes entidades promovem programas de estágio internacionais:

1. Assembleia das Regiões Europeias

A Eurodisseia é um programa de intercâmbio promovido pela Assembleia das Regiões da Europa (ARE) e tem estágios de 3 a 7 meses no estrangeiro para jovens entre os 18 e os 30 anos que se encontrem à procura de emprego.

2. Banco Mundial

Para os recém- formados e sem qualquer experiência de trabalho, o Banco Mundial promove a possibilidade de estágio num dos seus escritórios em qualquer parte do mundo (vai depender das vagas disponíveis na altura).

3. Estágios Erasmus +

Um estágio de Erasmus é constituído por um período numa empresa ou organização de qualquer país participante e tem como principal objetivo ajudar as pessoas a adaptar-se ao mercado de trabalho Europeu.

4. Erasmus Empreendedores

O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa que dá aos novos empreendedores, ou a quem pretende sê-lo, a oportunidade de adquirirem conhecimentos para gerirem pequenos negócios, junto de empreendedores experientes fora de Portugal.

5. Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional promove candidaturas a estágios profissionais na área de Macroeconomia, sendo estes renumerados e com a duração entre 2 a 3 meses.

6. Inov Contacto

O programa Inov Contacto é um projeto que tem como intuito apoiar a formação de jovens com qualificação superior, num contexto internacional. Permite também que se partilhe informações entre diversos participantes do programa através de uma rede informar de conhecimentos e de contactos – networkcontacto.

7. NATO

O programa de estágios da NATO tem como objetivo proporcionar a um reduzido número de estudantes, a oportunidade de estagiar com o Pessoal internacional no quartel geral da NATO em Bruxelas.

8. Unicef

A Unicef promove estágios profissionais a estudantes qualificados numa área que seja do seu interesse. O estágio é realizado nos seus escritórios um pouco por todo o mundo e sob a supervisão de trabalhadores experientes, de modo a promover a integração no mundo do trabalho.

9. Vulcanus

O programa de estágios Vulcanus é uma parceria entre a Comissão Europeia e o Ministério Japonês da Economia, Comércio e Indústria e proporciona estágios para estudantes universitários da União Europeia em empresas Japonesas.

Se está a pensar realizar um estágio internacional, é uma boa opção para si verificar quais os estágios que estão em aberto numa destas instituições. Esperamos que este artigo o ajude nesse sentido.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes