Como obter estabilidade financeira e viver tranquilamente

Um dos principais objetivos de muitas famílias é alcançar a estabilidade financeira e viver de forma tranquila. Afinal, mais importante do que sonhar com riquezas imensas e com bens supérfluos é desejar conseguir encarar o presente e o futuro com maior otimismo.

Para que consiga alcançar a estabilidade financeira deve cimentar bons hábitos financeiros. O caminho para a tranquilidade é construído com base no alicerce da educação financeira.

Os três aspetos fundamentais, que deve começar a trabalhar desde já, são: eliminar todas as suas dívidas, ou pelo reduzi-las ao mínimo possível; aumentar a sua capacidade de poupança e aumentar a segurança financeira de toda a família.

Neste artigo vamos partilhar 5 hábitos que devem ser trabalhados por forma a melhorar a sua estabilidade financeira.

Faça um Fundo De Emergência

Porque nunca sabemos quando vão surgir obstáculos, a sua prioridade deve passar por criar um fundo de emergência. Este fundo deve contar, pelo menos seis vezes o valor das suas despesas mensais.

Imaginando que a média mensal das suas despesas é de 800 euros, então o seu fundo de emergência deve ter, pelo menos 4800 euros. Se puder tornar o fundo um pouco maior, ainda melhor.

Este dinheiro nunca deve ser equacionado para o pagamento de despesas correntes. É um fundo sagrado, que deve ficar guardado para qualquer emergência.

Para garantir que consegue que o seu fundo alcance a meta desejada pode até utilizar o homebanking e definir uma transferência mensal certa para a conta onde tem o seu fundo.

Não Faça Compras Por Impulso

Um dos grandes problemas para a maioria da população da nossa era é a dificuldade em controlar as compras por impulso. Vivemos numa sociedade altamente orientada para o consumismo, e pode ser muito difícil evitar fazer certas compras.

O consumo por impulso abrange comer fora, fazer compras em centros comerciais, ou até fazer compras online. Enquanto não conseguir controlar o seu desejo de gastar dinheiro desta forma, não conseguirá alcançar a estabilidade financeira que tanto ambiciona.

Aprenda a Analisar Os Seus Gastos

Um dos hábitos que mais pode contribuir para alcançar uma maior tranquilidade financeira é a análise constante dos seus gastos. Se nunca o fez, então é mais do que altura de começar.

Durante um mês, tenha o cuidado de apontar num caderno todos os seus gastos. Mas atenção, quando referimos “todos”, queremos dizer mesmo todos! Até aquela aposta de 2 euros no euromilhões, ou aquele euro que gastou num gelado devem ser anotados.

Depois, deve analisar cuidadosamente o resumo dos seus gastos, por forma a determinar onde pode fazer cortes ou reduções. Tudo o que é supérfluo deve ser eliminado.

Poderá ter uma surpresa e compreender que pode facilmente dar um grande fôlego ao seu orçamento familiar.

Comece a Pensar no Futuro

Existem diversas ferramentas de poupança que podem ajudar a garantir um futuro mais tranquilo e nunca é demais para começar a pensar no dia de amanhã. Analise as diferentes opções e escolha uma ferramenta de poupança que se adapte ao seu perfil e que lhe permita ter uma maior tranquilidade durante a sua velhice.

Ao cuidar da sua estabilidade financeira no presente, estará também a garantir dias mais risonhos no futuro.

Evite o Endividamento

Se já tem dívidas associadas a empréstimos, cartões de créditos ou financiamentos, comece por tratar de as eliminar. Tudo o que implica o pagamento de juros deve ser pago o mais rapidamente possível.

Se ainda está a pagar algum tipo de empréstimo, procure amortizar os pagamentos e liquidar a dívida assim que tenha essa possibilidade.

E no futuro, procure evitar contrair novas dívidas. Evitar o endividamento é um dos melhores passos que pode dar rumo à estabilidade financeira.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt