Erros que podem arruinar um bom negócio

Erros que podem arruinar um bom negócio

By | 2017-05-19T01:32:54+01:00 19/12/2014|Categories: Empreendedorismo|

Iniciar um novo projeto é sempre um momento de esperança e de sonho, mas o empreendedorismo apresenta muitas armadilhas que podem muito rapidamente fazer esfumar todas as ambições. Neste artigo vamos focar os principais erros que podem arruinar um negócio.

Todos os negócios possuem um certo grau de risco, mas quando falamos de uma empresa recém-criada e principalmente de empreendedores sem grande experiência, então torna-se ainda mais importante saber que erros deve evitar.

Um número muito significativo das novas empresas encerra portas em menos de dois anos. Esta realidade negra acontece sobretudo devido aos erros que vamos enunciar. Se quer realmente que o seu negócio prospere, evite cometer os erros que listamos em seguida.

Evite Erros Para Ter Sucesso

  1. Não ter um bom plano de negócios e não fazer um estudo de mercado

Pode parecer um cliché, ou até uma ideia demasiado óbvia, mas a verdade é que os números comprovam que a maioria das novas empresas que não consegue obter sucesso encerra devido à ausência de bom plano de negócios e de um estudo de mercado.

É verdade que qualquer ideia pode materializar-se numa empresa capaz de gerar lucro, mas é necessário analisar com rigor qual é o seu potencial real. Para que um negócio possa alcançar o sucesso desejado deve ir de encontro às necessidades de um número substancial de clientes.

Assim, é absolutamente vital conhecer as reais necessidades do mercado e definir um plano para as satisfazer da melhor forma possível. Um bom plano de negócios deve prever desde logo quais os pontos fortes e fracos do negócio e deve ter em conta todos os fatores que podem ameaçar ou condicionar a empresa. Desenvolver bons conhecimentos de marketing é essencial.

  1. Reunir uma equipa sólida

Uma boa empresa é feita de bons trabalhadores. Conseguir reunir uma equipa sólida é uma grande parte do seu caminho para o sucesso. Além da competência técnica, é necessário procurar profissionais com bons valores éticos e morais.

Rodear-se de pessoa capazes de defender a empresa em todos os momentos é fundamental. Cabe ao empreendedor definir, estruturar e sobretudo transmitir os valores que pretende que sejam a imagem de marca da sua empresa.

  1. Incorporar a equipa no processo de decisão

Os seus colaboradores apenas se sentirão realmente ligados ao projeto se forem incorporados no processo de decisão. As suas ideias e a sua visão devem ser ouvidas e analisadas.

Esquecer os interesses da equipa é um dos erros que podem arruinar um negócio. Um empreendedor não deve pensar apenas naquilo que é importante para si. Os colaboradores devem sentir-se recompensados e valorizados. Só assim é possível construir uma equipa sólida.

  1. Contar com poucos fornecedores

Depender de um número reduzido de fornecedores é outro dos erros que podem arruinar um negócio. Depender de um fornecedor é sempre uma decisão arriscada, que pode prejudicar a imagem e a capacidade de resposta de uma empresa.

É importante conseguir diversificar o número de fornecedores, principalmente no que diz respeito aos produtos mais importantes da empresa.

Adicionalmente, deve procurar estabelecer uma boa relação com os diversos fornecedores. Estabelecer uma relação de confiança e uma parceria duradoura é a chave para uma relação profícua.

  1. Não aumentar a base de clientes

Quando uma empresa depende de um número reduzido de clientes, está exposta a um grande grau de risco. É claro que é importante contar com bons clientes, mas uma empresa deve procurar sempre expandir o seu número de clientes, por forma a estar mais apta para resistir a qualquer contrariedade.

Estes são os principais erros que podem arruinar um negócio e que já contribuíram para que milhares de empresas fechassem as suas portas. Não deixe que isto lhe aconteça e atue em conformidade.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:54+01:00 19/12/2014|Categories: Empreendedorismo|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment