Erros na declaração de IRS – O que fazer?

Muita água tem corrido desde que começaram as entregas da declaração de IRS em abril de 2016. Este ano, em que a entrega da declaração de IRS deveria ser mais simplificada, foi o ano em que mais erros na declaração de IRS ocorreram.

Desde o início de maio que muitos contribuintes começaram a receber o reembolso do IRS, no entanto, muitos tiveram uma surpresa bastante desagradável quando viram que o valor que auferiram de reembolso era muito inferior ao que havia sido validado através de simulação.

Mas então o que é que aconteceu? Bem, vamos explicar-lhe.

Quais os erros na declaração de IRS e o que fazer?

Algumas pessoas vão receber mais dinheiro outras vão ter de devolver, no entanto este erro que tanto se fala na comunicação social apenas é válido para quem tenha entregue a declaração de IRS até às 15h de dia 1 e o tenha feito em conjunto.

O erro foi prontamente detetado e corrigido com a maior brevidade possível, no entanto estima-se que mais de 5 mil contribuintes tenham sido afetados, pois o simulador das finanças calculou o reembolso do IRS de forma incorreta (independentemente de ser para cima ou para baixo).

Quem submeteu a declaração de IRS com erros devido a essa anomalia até às 15 horas, poderá submeter até ao final de maio uma nova declaração sem qualquer penalização. Todos os outros que mesmo com erros queiram submeter a declaração (pois os valores não foram os mesmos que apresentados em simulação), poderão fazê-lo, no entanto o valor da coima é de 25€.

Muitos contribuintes ficaram revoltados com esta questão, pois existem centenas de pessoas que ao realizar a simulação antes das 15 horas mas só a submeteram depois, que vêm um corte superior a 500€ no valor a receber.

Esperamos que para o ano, todas estas questões estejam resolvidas, e que entregar a declaração de IRS seja realmente algo simples e sem tantas dores de cabeça como a entrega deste ano se está a revelar.

E você recebeu tudo certo, ou está a ver-se a par deste erro?

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt